Após uma dura campanha eleitoral, em que o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) acabou fora do 1º turno, os candidatos Fernando Haddad (PT) e Tarcísio Freitas (Republicanos) disputaram os votos no 2º turno da eleição estadual neste domingo, 30. A vitória, com 55,27% dos votos válidos, foi do ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, quebrando uma longa tradição de governadores tucanos no estado de São Paulo.
O site apresentou as propostas de Tarcísio Freitas logo no início da campanha, assim como dos demais candidatos. Agora, no entanto, é o momento de mostrar as promessas feitas pelo governador eleito até a semana passada, além de analisar a viabilidade de colocá-las em prática. Confira:
Linha 11-Coral na região de César de Sousa
Tarcísio revelou a intenção de estender a Linha 11 da CPTM até depois do distrito de César de Sousa, a partir de Estudantes, em Mogi das Cruzes.
Viabilidade: Possível. O trecho por onde circulam trens de carga não parece complicado do ponto de vista de infraestrutura, hoje sob responsabilidade da MRS. Resta saber se há demanda suficiente para justificar o investimento, incluindo aí reforço na frota de trens.
Linha 13-Jade até Pimentas
O governador eleito manifestou sua concordância com a ideia de levar a Linha 13-Jade até o Bairro dos Pimentas, projeto que está em execução atualmente.
Viabilidade: Possível. Se concluir os projetos nos próximos anos, o novo governo poderá licitar a construção do trecho, dependendo da obtenção de financiamento para isso. Importante ressaltar que a Linha 13 em Pimentas pressupõe que a outra ponta possa chegar até o centro com mais viagens para compensar a maior demanda.
Linhas 2-Verde e 19-Celeste em Guarulhos
Tarcísio de Freitas prometeu levar o Metrô até Guarulhos, algo que a gestão Doria/Garcia encaminhou, porém, não garantiu.
Viabilidade: relativamente possível. A chegada do Metrô no 2º município mais populoso do estado não será no próximo mandato, mas pode ser encaminhada para o final desta década. Para isso será preciso prosseguir com as desapropriações da Linha 2-Verde e obter recursos para dar sequência ao trecho entre Penha e Dutra. Os contratos de obras já existem e encontram-se suspensos.
Já a Linha 19, é um mistério. O governo atual pretendia conceder o ramal de 17 km, mas não está claro se o futuro governador seguirá o mesmo roteiro.
Trecho Lapa-Brás subterrâneo
Em visita à região, o então candidato do Partido Republicanos prometeu “enterrar” o trecho de vias usado pela CPTM, MRS e ViaMobilidade entre as estações Lapa e Brás.
Viabilidade: Muito difícil. Eis um tema que empolga, mas cuja execução é praticamente impossível. Transformar o trecho em vias subterrâneas significaria um enorme ganho para a cidade e para os passageiros, porém, envolve custos elevados, além de ter potencial de interferir na operação das linhas na região por muitos anos.
Metrô no ABC Paulista
Tarcísio ressaltou a necessidade de uma linha de metrô no ABC, sonho que foi destruído pelo ex-governador João Doria quando cancelou a Linha 18-Bronze e que poderia estar perto de ser entregue.
Viabilidade: difícil. Graças ao fim da Linha 18, a perspectiva de Santo André, São Bernardo e São Caetano fazerem parte da malha metroviária voltou à estaca zero. Os estudos da Linha 20-Rosa, embora promissores, são de longo prazo. Com esforço, o novo governador poderá licitar a obra ou sua concessão até 2026.
Rescindir concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
Em várias oportunidades, o governador eleito expressou sua vontade de rever o contrato de concessão das linhas 8 e 9 com a ViaMobilidade. Além de cobrar a execução do acordado com o governo estadual, Tarcísio admitiu até rescindir o contrato e relicitar os dois ramais herdados da CPTM.
Viabilidade: difícil. A despeito das inúmeras falhas e problemas nesses primeiros meses de concessão, cancelar um contrato que ainda tem previstas várias formas de cobrar a concessionária é insano. A verdade é a que a transição entre CPTM e ViaMobilidade foi subestimada pelo governo atual e pela concessionária, mas a tendência é que as dificuldades sejam superadas aos poucos.
Linha 4-Amarela até Cotia
Em setembro, Tarcísio citou a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra e depois até Cotia.
Viabilidade: difícil. Em um momento de aparente desconhecimento, o governador eleito foi além do projeto já em curso de implantar duas novas estações da Linha 4 até Taboão da Serra e incluiu uma nova fase até o município de Cotia. Um pouco de pesquisa seria suficiente para saber que o Metrô tem outro projeto até Cotia, a Linha 22-Marrom.
Linha 6-Laranja concluída
Tarcísio citou a conclusão da Linha 6, algo que exige pouco do governo estadual atualmente, além da contrapartida financeira.
Viabilidade: possível. O projeto da Linha 6-Laranja, com 15,3 km, está encaminhado e deve ser entregue no final de 2025 ou, no mais tardar, 2026, ano da próxima eleição governamental.
Monotrilhos da Linha 15 e 17 terminados
O governador eleito não tem sido muito claro sobre sua visão a respeito do monotrilho, mas prometeu terminar a Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes e também a Linha 17-Ouro, mas sem informar se pensa em todo o projeto ou apenas a fase inicial.
Viabilidade: possível. Embora imensamente atrasada, a Linha 17 pode ser aberta dentro dos próximos quatro anos de mandato. Resta saber se os dois trechos suspensos serão retomados. Já a Linha 15-Prata caminha para chegar a Jacú Pêssego e pode ter a etapa final até Cidade Tiradentes lançada até 2026.
Trem Intercidades até Americana, São José dos Campos, Sorocaba e Baixada Santista
O Trem Intercidades foi um projeto que todos os principais candidatos abraçaram durante a campanha, não sendo diferente com Tarcísio Freitas. O Republicano disse que viabilizará o TIC Eixo Norte (São Paulo-Campinas), mas incluiu o trecho até Americana, hoje suspenso. Ele também prometeu iniciar os estudos de serviços até São José dos Campos, Sorocaba e a Baixada Santista.
Viabilidade: possível. Finalizar o processo de licitação do TIC Eixo Norte é uma obrigação de primeira hora do ex-ministro já que atualmente esse projeto só não foi à frente por atrasos do governo federal do qual participou. Já os estudos de outras linhas precisam ser lançados o quanto antes, mas com horizonte muito distante ainda.
Ele quer é privatizar tudo e transformar em SuperVia. De resto, só “prometeu” obras que já estão em andamento e outras que não tem viabilidade alguma, como estender a linha 4 até Cotia, sendo que os planos dela são de ir até Taboão da Serra, completamente fora de mão pra depois chegar em Cotia. A linha 18 ele já descartou, vai seguir com o BRT do PSDB. Aliás, Tarcísio é isso, mera continuidade do PSDB, só que piorado.
Gabriel Você já foi na Vila Sônia tá somente a 10 km de Cotia e quanto em Taboão não se sabe nem o local da estação
Você viu que a linha 4 irá até Taboão? Já viu que entre Cotia e Taboão o terreno é todo irregular e há um enorme vazio e não atenderia ninguém nesse percurso? Já viu que tem planos da linha 22 ir até Cotia?
Fala Tiago, tudo bom
Eu já vi algumas informações sobre o prolongamento até aqui no Taboão, e já esta definido onde poderá ser as dua estações, se vai ser executado é uma outra conversa. No estudo em uma matéria do dia 30/09/22 do nosso amigo Ricardo Meier aqui mesmo, ele tratou desse assunto “Em cronograma, governo do estado prevê extensões das linhas 4 e 5 prontas em 2028”, eu me lembrei dessa reportagem devido o desenho mostrado na mesma indicar que vai ficar bem perto de onde eu moro. O que pesa contra essa proposta é o fato da estação Vila Sônia ainda estar no início e poderá desenvolver muito mais o movimento, segundo o Metrô-CPTM. hoje já na casa dos 39.000 passageiros dia. Gilberto JV-TS
Gilberto não dá mudaram o projeto das estações não vai ser mais na Chácara do Jockey mudaram para dumon vilares a 100 m do lago do Taboão , já dentro do Taboão , não tem local . Já para cotia depois da construção de Vila Sônia tem mais 30 prédios construído na raposo até cotia , alguns falarem que não tem casas na raposo t a vivendo na bolha , a L22 que o Rodrigo Garcia planejou e muito sem noção só passa paralelo raposo no km17 depois vira para USp
Ola Tiago, obrigado por trocar ideias, eu vinha estava pensando nisso algum tempo e estava pondo no papel o que eu achava desse projeto, ” Como morador antigo dessa região eu acompanhei quase tudo o que foi alterado em termos viários e vou dividir com vocês um pouco do que eu sei sobre esse trajeto. O túnel principal da linha Amarela parou na rua David Matarazzo onde está um poço de serviço e ventilação, a partir dali em direção ao Taboão tem algumas interferências, a primeira está logo na divisa do Parque do Jóquei com a av. Monsenhor Manfredo Leite onde tem um viaduto bem alto. No passado ali era um aterro com uma linha de tubos e um córrego que entupiu e criou uma represa no local alagando várias residências, seguindo até a esquina com a Dr. G. de Vilares o terreno é firme, eu acho que nesse cruzamento poderá ser a primeira parada dessa extensão, um pouco a frente das agências de carros é um aterro ate o início da subida da Igreja Sta Terezinha, antes tem uma bifurcação que vai para o Campo Limpo a esquerda e mais a pista que vem em sentido oposto, a direita está a pista que vai para o Taboão, nesse local é que o bicho pega, tem o piscinão no meio, já na divisa tem o riacho que vem do C. Limpo que foi rebaixado, o oleoduto da Petrobras passa ali e provavelmente exite um interceptor de esgotos de grande porte cruzando a área, mais a rede de altíssima tensão, e por último, ao cruzar esse riacho que citei, uma grande parte o túnel talvez seja necessário passar em área de domínio do DNER por ser mais reto, todos sabem, a burocracia federal é complexa e leva tempo, aqui no Taboão até hoje não saiu o segundo viaduto do Shopping. Há alguns anos tinha um projeto ou ideia de um viaduto nesse cebolão na entrada do Taboão” Tiago a única área disponível é o quarteirão onde está o Maxxi, Sorana e a Niasi, porém surgiu uma notícia de que a prefeitura de TS desapropriou a área da Niasi e isso complica tudo, depois quero comentar com você sobre aquele terminal que fizeram, abraços
o turista de freitas decorou aquele mapa de promessas que o PSDB faz em toda eleição e falou que vai fazer. daqui a 4 anos, não fez nem 10%. igual o dória prometeu. esses caras só são bons em vender nosso patrimônio
Correto entendimento Guile.
Com relação ao candidato eleito indicado pelo presidente derrotado que já está junto com Rodrigo Garcia não fez absolutamente nada de relevante por São Paulo enquanto foi Ministro dos Transportes, lembrando que São Paulo possui ~31% da arrecadação nacional, e será um PSDB maquiado com muitas promessas inexequíveis e poucas realizações inclusive com a revitalização e expansão das ferrovias paulistas de cargas e já falou que vai manter o projeto do BRT para a Linha 18-Bronze, mesmo em seu estado de origem que possui o número maior que São Paulo, enquanto isto lá já decidiram que substituíram tudo por VLT, de acordo com o plano da Prefeitura do Rio de Janeiro de expandir o sistema de VLT na cidade. Em agosto, o prefeito Eduardo Paes anunciou que pretende ligar, por meio de bondes, os bairros da Gávea a Botafogo, na Zona Sul, em parceria com a iniciativa privada. O outro plano é substituir o atual sistema BRT (Bus Rapid Transit), que opera principalmente nas zonas Oeste e Norte do Rio e que enfrenta uma série de problemas. Retirar a câmera dos policiais para igualar aos padrões carioca de abordagem sem testemunhas para dificultar o rastreamento. Privatizar a SABESP com padrão de qualidade CEDAE com aumento imediato de custo para os consumidores, e concessões da CPTM que passaram a ter o padrão SUPERVIA!
Só do estado nao ter caído em mãos petistas, já foi um alívio
Incrivel como alguns caem na lábia petista como no conto do flautista de Hamelin. Basta o PT tocar a flautinha que saem correndo atrás. O interior Paulista, rico e produtivo, jamais deixará o estado nas mãos desta cambada. Enquanto isto, o estado de São Paulo segue disparado como o de melhor estrutura metroferroviaria (ou de qualquer outro tipo) do país. Bozo ou Lula não fariam diferença para o estado, pois ambos se esqueceram de São Paulo enquanto presidentes. Contamos apenas com um (bom) governador.
Incrível como alguns caem na lábia da direita. O interior paulista é rico e produz pra quem? Pros inúmeros pobres e miseráveis do país, muitos inclusive moradores de SP, não produziu nada nem enriqueceu ninguém a não ser as mesmas famílias e oligarquias de sempre! SP faz o mínimo do mínimo do que poderia fazer de transporte, graças aos desmandos de décadas do PSDB. Agora vem o miliciano carioca, que nada fez por SP enquanto ministro da infraestrutura e vc ainda acredita que ele fará algo pelo Estado e que será um bom governador? Sonha!
Incrivel como alguns caem na lábia da esquerda e não percebem que as políticas praticadas em nosso estado o tornou o melhor e mais rico do país. Mais incrível ainda é defenderem políticas econômicas fracassadas que levaram à ruína países como Cuba, Venezuela, Argentina e tantos outros desastres de esquerda. O PSDB ficou décadas em SP porque deixou no chinelo políticas alopradas de esquerda. O ABC Paulista hoje elege e reelege prefeitos do PSDB no primeiro turno depois dos desastres petistas na região. O PT ficou 14 anos no poder e se esqueceu do estado. Os paulistas não se esqueceram e deram o troco. O PT não vai falir o estado como quase faliu o país em 2015. Vâ sonhando que paulistas vão votar nesta cambada. Siga a flautinha…kkk
SP é melhor e mais rico pra quem? A direita defende políticas econômicas e sociais como as da Somália, da Arábia Saudita e do Afeganistão, sempre com ausência de estado e teocracia. PSDB ficou décadas no Estado porque sempre atendeu aos interesses das classes mais dominantes, prova disso foi a construção pífia de nova malha metroferroviária nesses últimos 30 anos. A comunista China te manda lembranças de como se constrói uma malha metroferroviária digna e em tempo recorde. Você deveria ver quem foi que ganhou na Grande SP pra presidente e pra governador este ano. O interior de SP é que resolveu ferrar o Estado botando um miliciano forasteiro pra nos governar.
Direita não gosta de trabalhador, o foco deles é sempre a elite.
E trabalhador não gosta da esquerda, o foco deles é sempre o trabalho.
O foco do trabalhador é ter emprego e renda, coisas que a direita não quer conceder.
Caso consiga fazer partes do projetos já existentes já será de ótimo tamanho.
Tendo como: Linha 2 Verde sua expansão ao menos até a região de Tiquatira e se for possível até sua parada final em Guarulhos, Linha 4 até Taboão da Serra c/ parceria da empresa responsável, Linha 5 Lilás quanto ao Jd. Angela e Ipiranga c/ parceria da empresa responsável, além da expansões da 15 prata e 17 ouro e na CPTM viabilidade até o Tiquatira e Pimentas, criação da estação União de Vl. Nova e Lajeado já c/ portas automáticas.
As demais linhas 18, 19, 20 e 22 pararia no projeto básico.
Melhor fazer isso que é suficiente do que inventar e não entregar nada.
L2 até guarulhos e Tiquatira dentro do governo dele é impossível pelo cronograma de obras do tatuzão, seria possível apenas iniciar oq já meio q faz parte dos planos do metrô pela movimentação que está tendo acerca das desapropriações;
L4 até Taboão é possível boa parte da obra, mas completar eu acho difícil;
L5 até Jardim Ângela depende também da prefeitura de sp pelo plano de requalificação da área, portanto não depende só da concessionária e acordos;
L13 até pimentas também é impossível dentro da gestão dele, requer estudos mais avançados e com sorte começariam as obras no final do mandato;
L15 até tiradentes é impossível devido aos estudos recentes do metrô sobre a L16;
L17 não dá pra afirmar sabendo do histórico de judicialização da obra e todas as problemáticas envolvendo suas duas extensões;
L19, L20 e L22 assim como L2 em guarulhos não cabe dentro da janela de governo dele, portanto impossível;
já L18 sabemos q ele n tem nenhuma intenção de reviver uma vez q compactua com os acordos do PSDB e não voltaria atrás na decisão, só o haddad tinha essa intenção.
Pena que a linha 18 – Bronze não foi citada e ao que parece, o Tarcísio não vai retomá-la ou pelo menos revisitar o tal BRT para ver se é viável ou se é melhor retomar com o monotrilho até o ABC.
Com relação a Linha 18-Bronze, foi julgado recentemente o repasse sem licitação do aditivo assinado pelo ex-presidente da EMTU e novo secretário dos Transportes Metropolitanos Marco Antonio Assalve e a Metra, no contrato do Corredor ABD teve vultosos acréscimos irregulares sem licitação e ainda estão sendo investigadas pelo TCU-Tribunal de Contas do Estado e MPE-Ministério Público Estadual, e recentemente forão anuladas, Dória, Garcia, Baldy e Morando tem ligações com estas concessões perniciosas.
Trecho Lapa-Brás subterrâneo; o governador eleito prometeu tornar subterrâneo o trecho de vias usado pela CPTM, MRS e ViaMobilidade entre as estações Lapa e Brás.
Aqui mais um grande equívoco e desconhecimento, em cuja execução é praticamente impossível principalmente em se tratando da CPTM, pois transformar o trecho em vias subterrâneas não significa um ganho para a cidade e para os passageiros, pois além de não aumentar a capacidade de demanda das saturadas linhas existentes principalmente das provenientes do Alto Tietê, ainda envolve custos elevadíssimos, e de ter potencial de interferir na operação das linhas na região por muitos anos.
Neste caso vale lembrar que os esforços deveriam ser para remover os cargueiros da MRS deste trecho e focar na expansão das Linhas-2 e13 até Guarulhos o mesmo ocorrendo com a periférica Linha-14 Onix com melhor utilização racional da Linha Integradora-710 para redistribuir o fluxo desta região.
710 é outra que corre o risco de ser desativada. Se o TIC continuar, adeus.
Melhor de tudo foi se livrar do Haddad, que não iria fazer coisa alguma. Tarcísio já deixou claro em entrevistas que prosseguirá com os projetos já previstos pelo metrô. São Paulo continuará com a expansão de sua malha metroviiária. Espera-se certamente investimentos nas linhas celeste e rosa.
PT na prefeitura sempre fez muito mais pela cidade no transporte público do que os políticos do PSDB ou outros de direita, então com certeza o Haddad faria muito mais pelo transporte público como governador. Até porque a expansão promovida pelo PSDB sempre foi pífia e o Tarcísio parece querer seguir esses mesmos passos lentos.
Tanto fez que Haddad é conhecido como o pior prefeito da história da cidade de São Paulo.
Haddad derrotou Tarcísio na cidade de SP nos dois turnos este ano.
E daí, depois de 28 anos no poder do estado? Há. Há, há. O PT não ficou nem 1.
Muito bom! Sugestão: o que o novo PRESIDENTE da República prometeu fazer pelos transportes?
Quando o Bolsonaro foi eleito você não fez esse questionamento.
Será que não é porque no governo petista houve uma enxurrada de corrupção?
Orçamento secreto, rachadinhas, propina na compra de vacinas, 51 imóveis em dinheiro vivo, laranjal, cheques da primeira-dama, barras de ouro no MEC e etc te mandam lembranças. Detalhe: nada foi feito pelo transporte público nem em nenhuma outra área nesse governo derrotado.
Quem disse que sou bolsonarista? Você que é militante desta esquerda oportunista, que em nada difere dos bozonaristas em discurso e atitudes.
Nossa Gabriel, vc é vidente? Sabe de coisas da minha vida? Cara, vá se tratar. Vc só vem aqui pra defender teu político de estimação. Só vejo vc defendendo o Lule. Nunca vejo ngm falando do bozo. DESCANSA, MILITONTO!
Já começou mal só em não ressuscitar a linha 18, coisa que nem o Malddad faria.
O Haddad nem conhece o sistema metroviario Paulista. O Tarcísio que não é paulista sabe mais do que ele.
kkkkk, o Tarcísio não sabe nem nome de bairro de SP! Vc deveria se mudar pro RJ, tá babando muito ovo de carioca hein?
Defendo meu estado, que estaria falido nas mãos do PT, tal qual o partido fez com o país em 2015.
Triste. Vão enfiar o BRT…digo, corredor de ônibus goela abaixo.
Gabriel P. e Ed, peço a gentileza de focarem no transporte, expondo sua opinião sem desmerecer quem pensa diferente, por favor. Obrigado
Meu discurso, Ricardo, sempre foi em relação às obras de infraestrutura em mobilidade. Conheço vários sistemas de transporte pelo mundo e minha análise é por comparação e valorização da estrutura que temos. Já vi em noticiários internacionais a menção ao sistema metroviário paulistano como exemplo de expansão e investimento, considerando que nosso sistema difere de outros pelo mundo por não receber investimento direto federal. É difícil ler textos que agem apenas para desinformação.
Esqueceu de comentar que o Tarcísio prometeu reativar o funicular de Paranapiacaba para trens de passageiros. Falou isso durante o último debate …