Veja onde ficará localizada a estação Cerro Corá, das linhas 2-Verde e 20-Rosa

Futura ligação entre os dois ramais teve a licitação de projeto básico de engenharia e arquitetura lançada pelo Metrô
Perspectiva da estação Cerro Corá com as plataformas da Linha 2 e 20
Perspectiva da estação Cerro Corá com as plataformas da Linha 2 e 20 (CMSP)

Enquanto amplia a Linha 2-Verde em direção à Penha, o Metrô de São Paulo dá sequência a outra extensão, no extremo oposto do ramal. A implantação da futura estação Cerro Corá, após Vila Madalena, teve o edital de desenvolvimento do projeto básico de engenharia e arquitetura publicado pela companhia, que espera receber propostas no dia 28 de novembro.

Levar a Linha 2-Verde até Cerro Corá é parte do plano de conectá-la com a Linha 20-Rosa, que no momento está prevista entre as estações Santa Marina (região da Lapa) e Santo André, no ABC Paulista. A intenção do Metrô era conhecida há bastante tempo, mas finalmente ficou mais claro entender o que pretende a área de projetos da empresa.

Atualmente, a Linha 2 termina no poço de ventilação Juatuba, que fica localizado a 484 metros da estação Vila Madalena. Nele, os trens realizam manobras no AMV localizado no trecho. É daí que a extensão terá início, com 1.438 metros de túneis.

O trajeto da Linha 2 até Cerro Corá (CMSP)

As escavações em NATM seguirão pelo eixo da Avenida Heitor Penteado até perto da esquina com a Rua Cerro Corá, quando haverá uma curva para a esquerda. A linha então passará pelo subsolo da Praça Amadeu Decome até chegar ao futuro local da estação Cerro Corá na confluência com as ruas Antônio Borba, Pedro de Souza Campos Filho e Sebastião Caleiro. Haverá ainda uma extensão operacional até a Rua Aecri, que contará com uma área de manobra e estacionamento de trens.

Galeria comercial

Ponto bastante interessante do projeto diretriz é o fato de que a estação Cerro Corá será projetada já prevendo as plataformas da Linha 20-Rosa, numa profundidade maior que a da Linha 2-Verde. Na perspectiva disponibilizada pelo Metrô, a enorme estação consistirá de um poço principal de acesso, que terá dois túneis de ligação, o primeiro para as plataformas da Linha Verde e um mais profundo, para a Linha Rosa.

A demanda estimada para ambas é elevada: enquanto a Cerro Corá da Linha 20 poderá receber diariamente cerca de 72,5 mil passageiros, a parada da Linha 2-Verde terá um volume um pouco maior, de 73,4 mil usuários/dia.

O terreno previsto para receber a estação possui um relevo acidentado, com desnível de cerca de 10 metros, o que pode permitir que o Metrô instale bloqueios para acesso pela parte traseira do acesso principal. A companhia também sugere criar uma galeria comercial em vários níveis.

O contrato de execução do projeto básico tem prazo de 18 meses a contar da data da emissão da ordem de serviço. Com ele e o levantamento de áreas a serem desapropriadas, com contrato já encaminhado, o Metrô terá documentação suficiente para decidir como implantar o novo trecho. Nesse meio tempo, espera-se que os estudos da Linha 20-Rosa avancem a ponto de a próxima gestão estadual reunir condições de licitar a obra.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. Não seria mais barato fazer a linha 20 se ligar à linha 2 na Vila Madalena e só a linha 20 seguir pra Cerro Corá?

    1. Ou pelo menos até à estação Leopoldina, iria atender demanda da região da Lapa bem como aproximar o metrô de acessar a CEAGESP…

  2. Uma sugestão: Uma matéria dos prós e contra do impacto e consequência na região. Valorização ou não…. Se muda a zona de construção, dá uma bela pauta!

Comments are closed.

Previous Post

Empréstimo de R$ 2,9 bilhões para a Linha 2-Verde é assinado nesta quinta-feira

Next Post

Mudanças da Linha 12 em Calmon Viana incluíram preservação do “castelinho”

Related Posts