A Linha 13-Jade é o primeiro ramal projetado, construído e operado pela CPTM. A linha, no entanto, é um tanto controversa, dada sua demanda incipiente, que beira os 15 mil passageiros por dia. Entretanto, o projeto de expansão para Guarulhos deverá mudar o cenário para o futuro.
A extensão da Linha 13-Jade no sentido leste já está no radar da companhia. Deverão ser construídas quatro novas estações distribuídas em 10 quilômetros de novas vias. Atualmente o anteprojeto de engenharia está em finalização.
O site teve acesso, mediante informações públicas de órgãos oficiais, à possível localização das novas estações a serem construídas no trecho. As regiões demarcadas não são definitivas e estão sujeitas a realocação conforme amadurecimento dos estudos técnicos.
Estação Jardim dos Eucaliptos
A estação Jardim dos Eucaliptos está localizada no bairro de Taboão em Guarulhos, próxima ao bairro Invernada. Os principais pontos de interesse são duas escolas municipais: a EE Jardim Santa Lídia e a EPG Rachel de Queiroz.
A localização estimada da estação está na quadra delimitada pelas ruas Lídia Galloni Mercúrio, rua Sebastião Antunes, rua João Paulo Piassentini e rua José Nilson Ferretti.
A presença de terrenos vazios na região são fatores de influência para a alocação da estação. Os estudos deverão avaliar a posição definitiva para minimizar os impactos de implantação.
Estação São João
A estação São João está localizada no bairro de mesmo nome. Próximo à parada encontram-se equipamentos de transporte como o Terminal Urbano São João que poderá alimentar a estação com passageiros de regiões mais distantes.
A localização da estação foi demarcada pela Avenida Marcial Lourenço Seródio. Segundo o projeto funcional da extensão da Linha 13-Jade, datado de 2015, esta seria a primeira estação subterrânea do trecho devido à declividade acentuada da região.
A melhor alocação da estação indica que as quadras ao sul são as mais favoráveis, devido à proximidade com o terminal. A presença de terrenos vazios, como a Praça Marcial Lourenço Seródio, pode ser avaliada como opção.
Estação Jardim Presidente Dutra
A estação Jardim Presidente Dutra está localizada na divisa entre os bairros de Bonsucesso e Presidente Dutra. O principal equipamento na região é o CEU Jardim Presidente Dutra. Equipamentos industriais e logísticos estão presentes na região.
A estação deverá ser implantada na avenida Marginal do Rio Baquirivu. Na região não existem grandes edificações, o que poderia facilitar sua implantação nesta região.
Porém, a presença de uma comunidade, possivelmente irregular, poderia necessitar tratativas específicas como a realização de melhorias na condição de acesso ao local.
Estação Bonsucesso
A estação Bonsucesso está localizada no bairro de mesmo nome em Guarulhos e que também fica próximo ao bairro Água Chata. A região possui a presença de equipamentos industriais e logísticos, bem como áreas residenciais.
O principal terminal de ônibus da região, o Terminal Pimentas, está localizado a dois quilômetros da estação. O local proposto para implantação da Estação Bonsucesso é a avenida Francisco Xavier Correa.
No futuro a estação Bonsucesso deverá receber conexão com a Linha 14-Ônix. Esta nova linha, também em estudos pela CPTM, deverá realizar a ligação com outros bairros da região leste da cidade, como o bairro dos Pimentas, carente de transporte de massa.
Estudos e levantamentos
No ano de 2021, a CPTM realizou com sucesso o levantamento aerofotogramétrico da região, que consiste na coleta de dados aéreos dos locais por onde a Linha 13-Jade poderá passar.
Segundo artigo publicado por Fernando Boselli e Rodrigo Neres neste ano, por ocasião da 29º Semana de Tecnologia Metroferroviária, é possível notar que o traçado do levantamento aerofotogramétrico possui uma variante, indicando possíveis alternativas de traçado.
Esta alternativa, porém, parece não afetar diretamente a localização das estações. Somente a estação Jardim dos Eucaliptos aparenta estar localizada mais ao sul, próximo a uma avenida de grande movimento.
Demanda futura
Segundo informações reveladas por Alberto Epifani durante a palestra Inovação e expansão da rede de transportes públicos da STM, a demanda projetada para estas novas estações será de 159 mil passageiros por dia. Dados mais otimistas indicam potencial para que a Linha 13-Jade possa atingir os 300 mil passageiros por dia em toda sua extensão.
Construção e previsão
Não existe previsão para a implantação das novas estações da Linha 13-Jade em Guarulhos. O governo do estado, porém, trabalha com a possibilidade de realizar a construção mediante a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade para a iniciativa privada.
Neste caso, a construção seria delegada para uma nova concessionária. Estudos e modelagem estão em curso para definir como e quando tais investimentos serão concretizados. Apesar disso, os estudos e aprofundamento desta extensão estão a cargo da CPTM.
Enquanto os gestores trocando os atuais BRT por People Mover que é o mesmo que trocar seis por meia dúzia e não aumentara em nada a demanda ao invés de se expandir a Linha 13-Jade rumo em direção a Bonsucesso, levando o trem até os bairros mais populosos de Guarulhos através de no mínimo quatro estações beneficiando o Alto Tietê como já foi anunciado neste site, e não será a simples troca dos atuais ônibus circulares na GRU Airport por People Mover, ou agravar ainda mais o gargalo e levar para Barra Funda interferindo em outras linhas ou quaisquer outros que irá aumentar a baixa demanda desta linha!
Para isso o planejamento deveria focar na conclusão de dois anteprojetos que já estão bastante adiantados, e economicamente muito viáveis e rápidos de se executar e concluir com relação a novas linhas embrionárias. O primeiro é a finalização do anteprojeto de infraestrutura, enquanto o segundo tem maior ênfase nas edificações.
Porém os planejadores governamentais continuam iludindo a população com o ano de 2029, mas a realidade é para o final da década de 40 para colocar em operação o ramal de 17,6 km de extensão e 15 estações da Linha 19-Celeste, é uma meta inexequível, cuja demanda esperada para a Linha-19 é de ~650 mil passageiros por dia útil, comprovadamente é mais conveniente se expandir a Linha 13-Jade rumo a Bonsucesso que hoje possui demanda de ~15 mil passageiros por dia útil em ambos extremos, ou seja mais de ~43 vezes menor!
Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. GRU não tem BRT, tem umas linhas de ônibus até mesmo confusas e demoradas, que não escapam do trânsito dos automóveis e dificulta muito a vida dos usuários do aeroporto. O people mover por lá é muito bem-vindo e em nada impede a expansão da linha 13.
Dadas as localizações das estações, parecem bem mais simples de se construir do que as expansões da rede atual. Resta saber se o GESP e a futura concessionária da linha terão a boa vontade de agilizar essa extensão logo.
Fácil o povo paulista paga e os amigos do Rei lucram.
Isso já está nos rascunhos discutidos com os governos estadual e municipal a mais de 15 anos. O que falta, como tudo neste país é planejamento estratégico, pois só perceberam que essa linha ligava nada a lugar nenhum, quando se observou o erro da calização da última estação atual, um erro grotesco e um atestado de incompetência.
Se já vão estender a linha até Bonsucesso, deveriam estender até Arujá, perto do Rodoanel, pra atender Arujá e Santa Isabel, que também fazem parte da Região Metropolitana de SP e tem como única alternativa pra chegar à capital enfrentar o trânsito da Dutra/Ayrton Senna.
Acho que num momento futuro esse é o passo ideal, mas antes precisa-se fazer essa extensão e testar como essa demanda se comporta, pra se decidir se a L13 segue indo pra barra funda no expresso ou se segue pra são carlos pra não saturar o eixo Tatuapé-Barra Funda
O ideal é segui pro Centro/Barra Funda, mas precisa ser feito da forma certa, separando o tráfego das Linhas 11 – Coral e 12 – Safira. A extensão pra São Carlos não faz muito sentido, visto que a Linha 2 – Verde fará quase o mesmo trajeto e também por não existir conexões com as Linhas 3 – Vermelha e 11 – Coral, mesmo ela cruzando as mesmas.
Enquanto isso, nada de segregação dessa linha que segue atrapalhando a vida dos usuários das Linhas 11 e 12…
Em meados de 2018 o custo estimado dessa extensão da Linha 13 era de R$ 1,6 bilhão. Mesmo com um reajuste para um valor atual, não é um valor proibitivo. O problema é que todo projeto da CPTM é engavetado para que o estado privilegie o metrô.
A própria Linha 13 só saiu do papel por conta do financiamento da Agência de Desenvolvimento da França. Sem esse financiamento, teria ficado no papel.
Linha 13 deveria ir até Santa Isabel, dava para construir mais 3 estações depois de Bonsucesso: Sadokim (Jd. Alamo) em Guarulhos, Arujá e Santa Isabel… esse trecho provavelmente seria feito por túneis, pois nessas áreas já estão bem habitadas ou são de proteção ambiental…. Arujá e Santa Isabel são ficam muito isoladas e dependentes dos ônibus com viagens demoradas e cansativas, uma linha ferroviária facilitaria demais a vida da população trabalhadora dessas cidades.
Não há demanda para transporte sobre trilhos em Arujá ou Santa Isabel.
Arujá tem um corredor da EMTU cm projeto pronto e que servirá melhor a cidade.
Esse projeto da EMTU prevê integração com o sistema de trilhos?
Concessão deveria ser feita o mais rápido possível, mas este GESP é lento…