A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, está desenvolvendo o projeto de licenciamento ambiental da expansão metroviária entre Capão Redondo e Jardim Ângela.
Nesta matéria destacamos as informações preliminares da Estação Comendador Sant’Anna que estão disponíveis do Relatório Ambiental Prévio.
Localização
A futura Estação Comendador Sant’Anna está localizada na Avenida Comendador Sant’Anna entre as ruas Feres Bechara, Matheus Espinosa Salmeron e José Freire de Carvalho.
No futuro haverá a extensão da Avenida Carlos Caldeira Filho que deverá passar a oeste da futura estação.
Características
A estação será construída em elevado, com padrão semelhante ao das estações existentes no trecho Capão Redondo Giovanni Gronchi. Os acessos se darão ao nível da rua com elevação de 1,2 metros em relação ao terreno existente, evitando efeitos de eventuais enchentes.
As plataformas laterais estarão dispostas a 10 metros de altura e deverão ser acessadas por um conjunto de escadas fixas, rolantes e elevadores. Elas deverão ter largura de 5,5 metros com comprimento total de 136 metros.
A estrutura das plataformas estará conjugada com as vias por meio de mãos francesas metálicas. Esta mesma estrutura deverá suportar a estrutura metálica da estação em forma de semicírculo.
A Estação Comendador Sant’Anna ainda deverá ter dois prédios operacionais. Um para o acesso dos passageiros com linhas de bloqueios e SSO. Um segundo prédio deverá alocar os equipamentos técnicos e salas operacionais.
Construção e demanda
A estação está distante cerca de 1,3 km de Capão Redondo, atual terminal da Linha 5-Lilás. O estudo estima que a estação começará a ser construída em março de 2025 com o início de operações no segundo semestre de 2028.
A demanda prevista para a Estação Comendador Sant’Anna será de 21,6 mil em período inicial, atingindo o seu auge em 2044 com uma demanda de 32,2 mil passageiros por dia.
O nome da avenida é Carlos Caldeira Filho. Legal dar uma revisada na informação. Abraços.
Corrigido! Obrigado pelo aviso
já comentei antes e volto a comentar: o Município de Itapecerica da Serra deveria fazer um consórcio com o Estado para metrô da linha 5 lilás se estender até o Jacira de Itapecerica da Serra, assim como fez Taboão da Serra com o metrô linha 4 amarela.
São situações completamente diferentes, Taboão é conurbada com são paulo, entre todo o distrito de capão redondo e Itapecerica tem um grande nada, que já afasta a demanda necessária pra uma obra tão cara quanto metrô
quero ver e a estação jd.Angela pq essa sim é a principal, comendador Santana faz parte do trajeto mas não é a prioridade, a prioridade é a estação jd.Angela que liga a estrada do m.boi Mirim a vários barrioos no extremo sul, até mesmo itapecirica .
Enquanto isso, quase todas as estações da parte suprimida da linha 16 tem demanda maior que Comendador Sant’Anna. Não quer dizer muita coisa, mas… prioridades né
É isso mesmo nove anos de obras?fora as paradas né então vamos calcular uns 20anos de caus pois é isso que vai acontecer
Se a obra é prevista para iniciar em 2025 e terminar em 2028, me parece que o tempo da obra é um pouco menos que nove anos.