O Metrô divulgou nesta sexta-feira (18) os detalhes da licitação de avaliação macro dos imóveis passíveis de desapropriação para implantação da Linha 20-Rosa.
Trata-se do segundo edital do tipo já que o primeiro abordava apenas 14 das 24 estações previstas e um pátio na região da Lapa. Esse escopo já teve o contrato assinado em junho e agora é a vez do trecho na Zona Sul de São Paulo e nos municípios de São Bernardo do Campo e Santo André.
Além disso, a nova licitação também incluirá os poços de ventilação e de saída de emergência ao longo de todo o trajeto e o principal pátio de manutenção do ramal, a ser implantado em um terreno em Santo André que já abrigou instalações da empresa Rhodia, às margens da via por onde trafegam os trens da Linha 10-Turquesa.
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O trecho já licitado é considerado prioritário pela companhia, por conta da maior demanda de passageiros e o movimento mais equilibrado, portanto, com maior potencial de receita. A segunda etapa, que leva a Linha 20 até o ABC, possui menos estações (apenas nove) e com grande distância entre a maior parte delas.
É esperado por um fluxo pendular de usuários, que se deslocarão para a capital pela manhã e retornarão no fim do dia. Ou seja, um perfil semelhante ao da Linha 3-Vermelha, e que ocupa de maneira irregular os trens já que o pico ocorre em um curto período, restando oferta em outros horários.
Ainda não está claro como o governo do estado pretende implantar a Linha 20-Rosa, apenas que ela deverá ser uma concessão à iniciativa privada. Por enquanto, o Metrô segue com os estudos para cravar locais de estações, saídas de emergência e pátios além de definir detalhes técnicos sobre a operação.
A seguir mostramos a localização aproximada nas nove estações previstas no novo edital:
Estação Cursino
A estação será a próxima depois de Abraão de Morais, que fechou a lista da primeira licitação. As duas estações estão separadas por cerca de 1,7 km em linha, o que já demonstra como o segundo trecho tem paradas espaçadas. A quadra apontada pelo Metrô fica entre a Avenida do Cursino e a Rua dos Operários.
Estação Arlindo Vieira
Localizada na Avenida Padre Arlindo Vieira, a futura estação ocupará a Praça Jardim Clímax, caso os estudos do Metrô considerem o local apropriado. É uma região predominantemente residencial que pode se beneficiar da facilidade de acesso a São Paulo para se desenvolver.
Estação Liviero
Última estação da Linha 20 na capital paulista, Liviero é mais uma parada em região bastante carente, em meio a galpões, conjuntos habitacionais e residências. O terreno, ao lado da Avenida Arnaldo João Semeraro, apontado no mapa, encontrava-se desocupado.
Estação Taboão-Paulicéia
É uma das duas únicas estações dentro de São Bernardo, cidade que perdeu a Linha 18-Bronze após um lobby do transporte sobre ônibus. Ficará na esquina entre as avenidas Taboão e Presidente João Goulart, área de grande movimento e próximo de onde ficava a fábrica da Ford. A região deverá passar por grandes transformações nos próximos anos, com a mudança do perfil econômico.
Estação Rudge Ramos
Localizada no centro do distrito de São Bernardo, Rudge Ramos deve potencializar o comércio e serviços em seu entorno.
Estação Alfonsina
Já no município de Santo André, Alfonsina foi originalmente a estação terminal da Linha 20-Rosa quando a Linha 18-Bronze estava contratada. A ideia era criar ali um grande ponto de transferência entre os dois ramais metroviários. Com a substituição do monotrilho pelo corredor de ônibus da Metra/Next, o Metrô decidiu levar o ramal até outra linha ferroviária, a 10-Turquesa.
Estação Princípe de Gales
Beneficiada pela Linha 10-Turquesa há várias décadas, Santo André será o município do ABC Paulista mais bem atendido pelo transporte sobre trilhos. A estação Princípe de Gales, na avenida de menos nome, ficará próxima Fundação Santo André, equipamento importante na região.
Estação Portugal
O trajeto da Linha 20 no ABC será longo e tortuoso. De Princípe de Gales, o futuro túnel fará uma curva à esquerda para chegar à estação Portugal, que deverá ser construída em frente ao Hospital Beneficiência Portuguesa de Santo André.
Estação Santo André
Enquanto os moradores de São Bernardo conviverão com centenas de ônibus circulando no caóitico centro da cidade, em Santo André a região onde está hoje a estação da Linha 10-Turquesa ganhará a companhia da “irmã” da Linha 20-Rosa, a ser implantada em um centro comercial ao seu lado. O local promete se transformar num grande hub de mobilidade de qualidade já que é lá também que a CPTM prevê levar a Linha 14-Ônix, que ligará o município a Guarulhos.
Como citado, Afonsina seria o terminal e faria integração com a linha 18-Bronze. Da pra ver que dali pra frente parece que o projeto foi feito nas coxas, com uma distância enorme entre uma estação e outra. E ainda tirou da rota a estação que ficaria na Palmares, que é uma região muito carente.
Parabéns ao ABC que sabe eleger seu governador 👏🏼👏🏼👏🏼
Esta Linha 20-Rosa está sendo usada em mais um estelionato publicitário eleitoreiro como uma pretensa compensação para o cancelamento da Linha 18-Bronze e a reunificação do Serviço-710 que faz atualmente um trajeto em paralelo, desta forma sua situação real ficou clara neste ano quando o Metrô lançou a licitação do projeto funcional e de arquitetura. Tratava-se de um passo ainda inicial para determinar onde serão as estações, poços de ventilação e pátio, além de métodos de construção e outras características técnicas. Só então seria possível lançar outra licitação, a de projeto básico, que dará subsídios para um edital de concessão, a forma escolhida por Doria para viabilizá-la.
Apesar disso, os estudos do ramal foram alterados radicalmente, e embora as previsões iniciais levando a Linha 20 até a estação Santo André numa ponta, e Santa Marina na outra. Sorrateiramente, uma Manifestação de Interesse Privado apresentada em dezembro de 2020 na qual ao governo propôs a concessão da Linha Rosa em conjunto com a Linha 2-Verde. A empresa sugeriu assumir a operação deste ramal enquanto construiria a Linha 20, mas somente no trecho Santa Marina São Judas, foi considerado prioritário por ela, ao contrário da extensão até o ABC Paulista, tida como opcional foi mutilada e descartada, e mais uma vez a população do ABC foi ludibriada e o cambalacho confirmado, pois com a reunificação da Linha Integradora-710 que agora querem extinguir, esta linha perdeu a razão de ser, pois estas já possuem as Estações de Santo André e Lapa no seu trajeto.
se realmente quisessem trazer o metro para o ABC essa linha rosa teria que começar de santo.andre e não dá lapa para o ABC ,ou seja nunca vai chegar na região do ABC
A máfia da Next Mobilidade não vai deixar essa linha chegar no ABC Paulista, depois aparecem os acionistas da CCR e amantes da privatização pra defender essa corja
Quando teremos informações sobre a 14-Ônix ? quando começarão a construir?
O governador quer começar a construi-lá após a implantação do TIC Eixo Norte, mas como ela é enorme e vai ser subterrânea, acredito q vão ser varios anos em obras, é um trabalho bem complexo
Eu acho que corredor de onibus seria a melhor ideia… igual ao Trolebus… corredor travado só anda ônibus… e nem precisa ser elétrico… so dele andar no corredor sem carro algum ja adianta muuuito
tudo isso se deve a isso projeto.auxilioeducacional tire as suas conclusões!
o abc merece uma linha do metrô faz tempo.Porque o ABC e Rico.E tem uma população maior que muito países.