As obras de ampliação da Estação São Joaquim da Linha 1-Azul envolvem complexas técnicas de engenharia e planejamento. Durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, o Metrô trouxe novas informações sobre o empreendimento.
A antiga estação da Linha 1-Azul chegou a carregar 52 mil passageiros por dia. Com a chegada da Linha 6-Laranja essa demanda deverá crescer para 203 mil passageiros por dia, exigindo obras de ampliação para permitir a transferência de pelo menos 35 mil passageiros no pico.
A proposta do Metrô é de ampliar a área útil da estação para 9,6 mil m², dotar a estação de 15 escadas rolantes e seis novos elevadores.
Dentro das fases de obra, foi realizada a divisão em oito etapas distintas, sendo elas em ordem:
- Implantação de Edifício Técnico e Galeria de Cabos (etapa atual)
- Ampliação do mezanino central e alargamento da plataforma da via 2, mezanino de integração L1-L6
- Alargamento da plataforma das via 2
- Alargamento da plataforma da via 2 e ampliação do acesso leste
- Ampliação do mezanino central e alargamento da plataforma da via 1
- Mezanino de integração L1-L6
- Acesso rua Pirapitingui
- Acesso Oeste de São Joaquim L1
Dentre as estruturas de maior destaque está o novo prédio técnico operacional que deverá alocar os equipamentos de grande porte da estação principalmente os relacionados a parte elétrica e operacional contando com salas de reuniões e vestiários.
A ampliação das plataformas ocorrerá com a estação em operação. O sistema viário existente será interditado para as obras de escavação. O local estará a até dois metros das edificações lindeiras. A contenção da terra será realizada por paredes diafragma.
Após a execução das escavações será realizado o isolamento parcial de parte das plataformas para a demolição de estruturas, o que possibilitará o acesso dos passageiros a nova área que terá ligação com o mezanino de transferências na parte sul da estação.
O procedimento será bastante semelhante àquele realizado na Estação Santa Cruz que também passou por processo de ampliação.
O mezanino será ampliado na direção sul, em direção à estação da Linha 6-Laranja. Essa ampliação estará entre os túneis de via existentes e o sistema viário.
Para permitir a realização das obras de forma segura o Metrô adotou uma “estação total robotizada”. Essa estrutura deverá realizar o levantamento topográfico da estação ao longo das obras para monitorar eventuais deslocamentos da estrutura durante a implantação da ampliação de São Joaquim.
Os desvios de tráfego serão bastante significativos ao longo da fase de obras dada a complexidade das ações. Apesar do transtorno para os motoristas, todas as ações foram tomadas junto à CET para minimizar os efeitos da supressão das faixas.
De forma geral, as obras de ampliação deverão aumentar consideravelmente a área útil da estação, não somente para proporcionar uma transferência confortável aos passageiros, mas para preparar a estação para uma nova fase, onde tornar-se-á um dos principais pontos de conexão da rede metroferroviária.