Uma das últimas estruturas que fazem parte do projeto da expansão da Linha 5-Lilás começou a tomar forma nas últimas semanas. O prometido viaduto da avenida Santo Amaro que passará por cima da Roberto Marinho já está sendo construído pelo mesmo consórcio que finaliza a estação Campo Belo.
Imagens feitas pelo colaborador do site Fernando Galfo do alto de um prédio ao lado do local mostram que o viaduto deve começar a ser visto pelos passantes muito em breve. Parte das colunas, por exemplo, já estão concretadas do lado sul do viaduto. No outro lado a estrutura ficará sobre a estação da Linha 5 e que deve ser finalizada ainda em 2018. Por essa razão é provável que a passagem elevada fique pronta no último trimestre deste ano assim que for possível erguer algumas estruturas que estarão apoiadas nas colunas da própria estação.
O viaduto duplo tem previsão de receber uma parada de ônibus que levará os passageiros direto para dentro da estação. Também está no projeto a criação de um bicicletário na parte inferior da construção que deve desafogar o trânsito na região, hoje afetado não só pelo cruzamento como também pelas obras que incluem ainda outra estação homônima da Linha 17 do monotrilho.
Do céu ao subsolo
Nas fotos publicadas nesta página também revelamos o longo caminho que os passageiros farão entre as duas linhas de metrô. O usuário que descer na estação elevada do monotrilho, por exemplo, atravessará uma passarela superior até um prédio à direita da foto. De lá descerá alguns lances de escada até atingir o subsolo por onde percorrerá um túnel que o levará a um andar intermediário da estação Campo Belo da Linha 5.
Essa conexão, que deve ser uma das mais movimentadas da rede metroferroviária no futuro (será uma das formas de seguir viagem até o Aeroporto de Congonhas), será administrada pela concessionária Via Mobilidade, empresa privada que venceu o edital de operação das linhas 5 e 17. O governo acredita que o contrato será assinado até abril, o que nos leva a crer que a Via Mobilidade assumirá a operação no segundo semestre deste ano. Até lá, o viaduto deverá estar próximo de ser concluído.
Imagens: Fernando Galfo
Veja também: Estação Morumbi do monotrilho começa a ser construída
Outra excelente notícia que vemos primeiro aqui no MetrôCPTM!!!! Parabéns Meier!!!
Ótimo artigo, sou leitor do seu blog e estou sentindo falta de artigos relacionados à expansão da linha 9 esmeralda. Por enquanto não há algo importante para ser informado sobre essa expansão?
Alguém tem uma foto desse projeto do viaduto+estação+corredor??? Nao achei em nenhum lugar…
Ricardo,
Ouvi uma informação de que as estações Santa Cruz e Chacara Klabin não serão entregues esse ano, procede??
Acho bem pouco provável, Jackson, ainda mais num ano eleitoral. Imagine postergar algo tão esperado para 2019? Meu palpite é que abre em operação assistida entre maio e junho e comece a operar para valer no segundo semestre já nas mãos da Via Mobilidade, a concessionária que deve assumir a linha nos próximos meses.