Se existisse hoje, o Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas custaria cerca de 50% a mais que um bilhete de ônibus, mas economizaria ao menos 25 minutos de tempo (em caso de não existir trânsito no trajeto, o que é pouco provável).
Segundo documentos a que o site teve acesso, o governo do estado estima que a tarifa do serviço expresso entre a capital paulista e Campinas custaria a valores atuais R$ 63,11. A viagem, entre a antiga estação central da cidade do interior e o terminal multimodal da Barra Funda terá tempo estimado em 64 minutos, com apenas uma parada, em Jundiaí.
Veja também:
Atualmente, uma passagem de ônibus entre as duas cidades pode custar entre R$ 38 e R$ 41, segundo levantamento do site Quero Passagem. Ou seja, o futuro usuário do TIC arcaria com um custo mais alto para chegar antes ao seu destino. A vantagem é realizar uma viagem mais previsível e um pouco mais veloz, mesmo com a parada no caminho.
Enquanto os ônibus enfrentam possíveis congestionamentos para chegar ao Terminal Rodoviário do Tietê, o trem regional fará sua parada final em Barra Funda, onde o passageiro poderá seguir viagem pela rede metroferroviária, tendo como opções as linhas 11-Coral, 8-Diamante, 13-Jade e 3-Vermelha. Na época em que o TIC estiver operando, haverá também a Linha 6-Laranja a uma estação do local.
Além da viagem no trecho total do Trem Intercidades, a concessionária também oferecerá a ligação expressa entre São Paulo e Jundiaí e Campinas-Jundiaí. O preço estimado da tarifa será de R$ 35,37 no primeiro caso e de R$ 27,75 no segundo. Imagina-se que o tempo de viagem será bastante curto, em cerca de 30 minutos em ambos os trajetos.
A viagem por ônibus entre Jundiaí e Campinas custa hoje R$ 16,90, ou 40% meno que a tarifa projetada para o TIC, mas o tempo de viagem é mais que o dobro, o que mostra que o trem regional pode encontrar uma demanda bastante grande.
Já a ligação rodoviária entre Jundiaí e a capital paulista sai por cerca de R$ 20, com tempo mínimo de viagem de 50 minutos para Barra Funda. Novamente, o serviço expresso ganha na velocidade, mas perde no preço.
Os valores citados aqui servirão como referência no edital de concessão e poderão ser alterados pela futura operadora, que terá autonomia para defini-los, desde que obedecendo um teto a ser estabelecido no contrato.
A opção entre ônibus e trem, no entanto, só deverá estar disponível na melhor das hipóteses em 2030, prazo imaginado para que o Trem Intercidades comece a operar.
Salgado o preço. Uma possibilidade mínima desse projeto concretizar. Além disso, um benefício enorme para a “iniciativa” privada. A população ficará com o prejuízo se isso não funcionar. O pessoal escolherá o mais barato. Então é mais vantajoso o transporte rodoviário. Essa volta de trens intercidades é uma grande furada. Sequer conseguem investir no transporte urbano por ferrovias.
Eu escolheria o transporte sobre trilhos mesmo pagando mais caro, muito mais confortável e sem trânsito.
Você não é a maioria. Os custos, principalmente diarios pesam muito.
No Japão, andar d e trem sai mais barato que de onibus e ainda rivaliza com o avião.
Nem você é a maioria e aqui não é o Japão. Duvido que tão pouca gente assim pegaria. Falavam a mesma coisa quando fizeram o metrô em SP, que ia ser elefante branco e blablabla… agora vemos o resultado.
Bem razoável. Pela rapidez de viagem que o trem vai proporcionar, e a previsibilidade de horário de chegada, vai valer a pena.
Esse projeto é sensacional, vai demorar bastante, mas o que importa é que ande, uma hora fica pronto.
SONHA!!! PSDB é só engana trouxa
Vai ser engavetado igual o trem bala entre São Paulo e Rio de Janeiro… fim!
Acho que agora não tem mais interesse político em boicotar como teve com o trem bala SP-RJ
Pessoal vc querem colocar trem bala subir a serra das araras e 30 vezes mais inclinação maior que o pico do Jaraguá
Ninguém tá falando de implantar trem bala, isso foi planejado pelo governo federal e acabou não dando certo.
Não deu certo por puro boicote da oposição. Lembro que o José Serra falou em entrevista que fez questão de mudar o projeto só pra que ficasse inviável.
Prevejo trem vazio e ônibus lotado
Prevejo Joselito errado e se contorcendo de inveja.
Prevejo Andre ferrofã solitário no trem.
Expresso aeroporto 8,80 manda lembranças….
Expresso aeroporto, que tinha pouquíssimos horários e deixa longe do aeroporto, tendo que pegar busão? Parece que fizeram com a clara intenção de afugentar passageiros!
Moro na Itália, onde a malha ferroviária é capilar. Aqui o ônibus também é mais barato, porém demora mais. É normal que o serviço de trens seja mais caro, porém é muito mais fiável e confortável. Isso não significa que os trens ou os ônibus estejam vazios, mas sim que existe um maior conforto para o usuário na hora de escolher conforme as suas necesidades ou possibilidades. Assim, acho que mais uma opção de transporte no Brasil só pode vir para bem.
Não dá para comparar a Itália com o Brasil. A questão é salário!
O custo é muito alto, principalmente quando você tem família.
Infelizmente existe muitas pessoas que só pensam em si mesmas, por serem solteiras e acham que isso vai dar certo.
Eu também torço pra dar certo, acho o preço até justo pelo que oferece, só que a população brasileira não tem condições para usufruir deste tipo de serviço, justamente por causa do salário que recebe.
Veja, 20% ou 30% mais caro que o ônibus, já faz você deixar de comprar alguma alimento na estação ou Rodoviária.
Talvez fica viável para quem é solteiro, pra quem tem família, fica difícil.
No Brasil ao salário é menor do que na Itália.
Para mim, que moro no ABC, não é viável, pois, teria que pegar o trem,que está sempre lotado até às portas, num trajeto de 45 minutos até a Barra Funda. Nisso vai mais R$ 6,00.
Saindo de ônibus da Rodoviária de Santo André até Campinas sai por R$ 45,00. Chego um pouco mais tarde, mais inteiro e com mais economia no bolso.
As pessoas usam o que for mais barato. Lembro quando aumentaram o valor da passagem do metrô Rio para 6 reais e as pessoas estavam passando a usar o ônibus. Isso aí não será bom. A demanda poderá ser baixíssima. O que já acontece com a linha 13 jade.
Seu ponto é extremamente burro por doi motivos, não existe integração gratuita entre metrô, trem e ônibus no rio, diferente de são paulo q sim existe integração, e segundo que no caso de sp-campinas é uma viagem mto maior, que muitas vantagens pro trem, rapidez, previsibilidade e segurança, o preço é só adequado ao ganho, você está completamente errado nesse devaneio de que seria vazio
Não sei porque tanta discussão. Esse tic não sai. Com esses moldes ele não sai.