Viagem ‘não prioritária’ do Trem Intercidades levará 1 hora e 15 minutos entre SP e Campinas

Opção por trajeto com trechos em via singela em vez de duplas fará trens demorarem 11 minutos a mais em um dos sentidos
Trem intercidades deverá ter viagens mais longas em um dos sentidos (Kgbo)
Trem intercidades deverá ter viagens mais longas em um dos sentidos (Kgbo)

O projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas deverá ser licitado dentro de alguns dias e guarda uma má notícia aos futuros usuários.

O serviço de trens de média velocidade entre as duas regiões metropolitanas deverá ter tempos de viagens diferentes nos dois sentidos.

Enquanto no trecho prioritário o tempo de viagem será de 64 minutos, no trecho “não prioritário” a viagem será de 75 minutos, ou seja, 11 minutos mais longa.

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Isso se deve às características do projeto. O governo de São Paulo optou por lançar o projeto com via singela e alguns desvios ao longo do trajeto.

O desenho das vias impede que os trens possam circular livres em ambos os sentidos já que haverá trechos em que uma composição deverá “esperar” pela passagem de outra no sentido oposto, aumentando o tempo de viagem.

É uma concepção diferente antigo projeto de Trens Regionais, mais robusto, que previa viagens com trens em vias duplas, segregadas e com velocidade máxima de 160 km/h – o tempo previsto de viagem seria de 52 minutos em ambos os sentidos.

Características do serviço Expresso do TIC (SPI)
Características do serviço Expresso do TIC (SPI)

Segundo os documentos do projeto, o TIC Eixo Norte deverá ter 101 quilômetros de extensão e três estações: Barra Funda, Jundiaí e Campinas. Os trens deverão manter uma  velocidade média de 95 km/h no serviço expresso.

 

Vias auxiliares deverão permitir o trafego em dois sentidos (SPI)
Vias auxiliares deverão permitir o trafego em dois sentidos (SPI)

A ideia é de que no horário de pico sejam oferecidos trens a cada 15 minutos. A capacidade de cada composição será de 860 passageiros que deverão pagar uma tarifa de no máximo R$ 64,00 para o serviço convencional.  As tarifas parciais serão de R$ 35,90 entre Barra Funda e Jundiaí e de R$ 28,10 entre Jundiaí e Campinas.

Segundo o governo, a tarifa média do serviço expresso deverá se manter em no máximo R$ 50,00,  ou seja, em algumas ocasiões poderá ser cobrada uma tarifa menor do que o teto estabelecido.

O tempo mais longo de viagem e o custo da passagem têm sido apontados como potenciais problemas para que o TIC Eixo Norte possa oferecer uma opção mais atraente que os ônibus e os automóveis.

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29 comments
  1. Sério, é melhor cancelar essa m*rda toda e esperar um futuro com governos estaduais e federais melhores ou pelo menos não tão ruins e que levem a sério transporte em trilhos.

    Tá tão ridículo todas essas mudanças que vão gastar bilhões e ninguém vai usar direito. Vai ser uma Linha 13 – Jade gigante, porém sem um Aeromovel para atrair novos usuários no futuro.

    Eram pra ser trens a 200KM por hora em via dupla, no mínimo.

    Nem mais terá estação pro Aeroporto de Viracopos.

    E porque só parada na Barra Funda em São Paulo? Por que d*abos as novas estações Água Branca e Lapa da CPTM não terão plataforma pra esse trem?

    Tá tudo errado nesse projeto.

    1. O custo para um projeto de trens de alta velocidade para esse trecho está estimado em quase R$ 30 bilhões.

      Nem Sp nem o governo federal possuem recursos para bancar esse projeto.

        1. Na década de 80, com os velhos trens da Fepasa, o trecho SP – Campinas era feito em 01:45, já com a parada em Jundiaí.

          Como somos um país rico, destruímos tudo, para agora implantar um projeto meia boca, gastando uma fortuna.

          Parabéns para nossos governantes.

      1. Seja honesto, Ivo! De onde tirou esses 30 bilõhes?
        O custo para construção de linhas trens de alta velocidade é entre 20 e 30 milhões de dólares por KM
        Considerando a distância de 109 km entre SP e campinas, e o dólar a 5 reais, temos o valor de 16,35 bilhões de reais para a construção de uma linha de trem de alta velocidade.
        O projeto atual é um puxadinho de média velocidade, em via singela, que vai custar no mínimo 13 bilhões.

        1. O TAV entre San Francisco e Los Angeles foi estimado em 40 bi de dolares. Ja chegou em 108 e ainda e previsto mais investimento. Diferenca entre estimativa e realidade. Se la foi assim, imagina no Brasil do PAC.

    2. sei la esse projeto do governo estadual sim o projeto é do. estado é mal feito se é pra fazer que se faça bem feito se nao vira uma linha 17 gigante que por sinal nao anda de jeito nenhum

  2. Se o destino dos usuários do TIC ficar na Barra Funda eles terão vantagem qualitativa.
    No mais, querer que uma PPP faça toda a infraestrutura do TIC? Sente e espere.

    1. É pior que isso, 13 bilhões pra entregar quase de graça pra iniciativa privada, garantir 90% das receitas e ainda entregar a linha 7. É um crime. Ainda não vi os famosos apoiadores de concessões virem defender essa aberração hoje.

  3. via singela pra um serviço que precisa de agilidade e rapidez é idéia de jerico, se for pra ser assim esse projeto já nasce obsoleto, tinha que ser no brasil mesmo, toralmente sem noção.

    1. Qualquer problema na única via, para a operação toda. Será mais confiável encarar o engarrafamento da rodovia dos Bandeirantes.

      A concessionária nem vai precisar se importar com isso, porque terá 90% da demanda garantida.

  4. Eh o que já alertávamos antes. O projeto está mal feito, superfaturado e pior, está muito vulnerável ao aumento de demanda. Esse projeto é uma desculpa pra privatizar a Linha-7… apenas!

  5. Cada dia esse trem chegará em Campinas numa duração de tempo diferente KKKKKKKK. Deviam era repensar no projeto desse trambolho que só vai atrapalhar o caminho da L7 rubi

  6. Atrapalhar não vai porque o TIC vai ter uma linha exclusiva pra ele e as construções vão ser realizadas nos finais de semana, em horários de baixo uso, de madrugada e nos feriados.

  7. Para os atuais gestores querem impor um TIC até Campinas com 1 hora e 15 minutos velocidade média de 95 km/h e máxima de 140 km/h, uma vez que o traçado atual não permite velocidades maiores, completamente ultrapassado goela abaixo dos usuários, e querem impor um TIC utilizando as mesmas linhas saturadas e sinuosas em relação aos Trens Metropolitanos que ainda possuem cargueiros cujo Ferroanel prometido não teve prosseguimento, para isto se utilizam de mais uma falácia que a demanda da Linha-10 é muito menor que a Linha-7, quando na realidade é próxima e podendo ultrapassar após a chegada da Linha 2-Verde na Penha, ao invés de se expandir novas linhas utilizando neste caso o canteiro central da rodovia dos Bandeirantes sem consultar os usuários em detrimento do “Serviço-710” que beneficia TODAS as linhas inclusive as da Viamobilidade e conta com total aprovação dos usuários, lembrando que as demandas para o TIC até Campinas superestimadas foram para somente após 2040 e não após sua implantação em 2024, com 49 mil /dia /ano/12 milhões de passageiros ou ainda mais longe 2050 com 59 mil /dia /ano ou 13 milhões de passageiros, desta forma tem-se a justificativa perfeita por conta de uma manipulação farsante por parte dos governantes de previsão comprovadamente superavaliada das demandas, ou seja; muito menor que ela realmente terá!

  8. Nas características apresentadas, este projeto já nasceu morto, tá na cara que não vai dar certo.
    Faz mais sentido apenas em se construir o trem metropolitano entre Jundiaí-Campinas.

  9. Em Portugal, esse será o tempo de percurso no novo trem entre Lisboa e o Porto, com o TRIPLO de distância em relação a São Paulo e Campinas, kkkk.

  10. Fala sério! quem vai pagar um valor absurdo desses para andar de trem?
    Se esses políticos realmente pensassem no povo a passagem até Campinas não passaria de R$ 15,00.

  11. O ruim disto é que o serviço 710 vai ser extinto. Os trens que vêm de Jundiaí e Francisco Morato irão só até a Barra Funda. Isto, provavelmente irá superlotar a linha 3 já que boa parte destas pessoas não têm como destino a Barra Funda.

  12. Esse tal projeto nunca vai sair do papel. Entreguem isso para os chineses fazerem por conta e risco deles.
    Aí sim pode ser que se realize.

  13. É sério isso? Podia cancelar logo, uma vergonha esse trem intercidades, antes dava para viajar normalmente para vários lugares, depois do fim da FEPASA tudo isso acabou. #Voltatremdesantos.

  14. já tá começando errado esse projeto. deveria ter trilhos independentes e uma velocidade maior do q 95km por hora.
    não deixarei de usar meu carro se esse projeto capenga for adiante. e acredito que muitos farão igual à mim.

  15. Com carro dividido entre amigos….o custo da gasolina é infinitamente menor.
    Quem vai pagar 75.00 para andar nesse trambolho? 1.500,00 por mês mais ou menos…ahhhh……só vai fazer esse percurso os ricos?Enfim algo destinado só a classe alta.

  16. Como pode um trem cobrar tarifas de viagem para São Paulo de 50 a 64 reais se os ônibus que são mais confortável
    custa menos que isso?

  17. Em um mês R$ 2.816,00 reais serão o gasto com transporte e isso não insetivará o trabalho na região de Campinas. E ainda pensam minúsculo 65 minutos com pontos de espera. Mais um projeto que nasce morto. No Japão este trajeto é realizdo em um período de menos de 25 minutos grande incentivo de deslocamento de mão de obra em massa.

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