ViaMobilidade adiantará entrega de novos trens da Alstom, aponta relatório

Mais composições deverão ser entregues em 2023. Concessionária fará investimento em oficina de manutenção e revisão geral de truques ferroviários em Presidente Altino
Investimentos estão em curso nas linhas 8 e 9 (Jean Carlos)
Investimentos estão em curso nas linhas 8 e 9 (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está realizando uma série de investimentos previstos no contrato de concessão. Entre eles está o adiantamento do contrato de novos trens junto à Alstom.

O relatório de informações trimestrais do Grupo CCR revelou novas informações de investimentos que estão em curso. São melhorias na área de material rodante, sinalização, energia, estações e também no Pátio Presidente Altino.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Sistema de sinalização deverá ser aprimorado (Jean Carlos)
Sistema de sinalização deverá ser aprimorado (Jean Carlos)

No que se refere à material rodante, a Viamobilidade pediu adiantamento do contrato com a Alstom para a aquisição de 36 novos trens, sendo que o primeiro deles já entrou em operação e outros dois já estão em testes.

Segundo o documento, a empresa quer receber 31 trens em 2023 e mais 5 trens em 2024. O prazo é desafiador tendo em vista o histórico de entregas que passou a ser de uma composição ao mês a partir de junho.

Primeiro Série 8900 entra em operação (Jean Carlos)

Outra série de investimentos importantes está na modernização do sistema de sinalização com a adoção do sistema microprocessado da Siemens na Linha 8-Diamante e compatibilização com o novo CCO.

A repotencialização do sistema de energia prevê a construção de novas subestações, cabines seccionadoras e modernização de equipamentos. Tal investimento possibilitará aumento na oferta e redução dos intervalos.

Sistema de energia será modernizado (Jean Carlos)
Sistema de energia será modernizado (Jean Carlos)

Novos cabos estão sendo adquiridos para a revitalização dos cubículos, quadros e painéis elétricos das estações Antônio João, Comandante Sampaio, Imperatriz Leopoldina, Sagrado Coração, Santa Terezinha e bloco do CCO.

Por fim, a ViaMobilidade pretende implantar uma oficina para manutenção e revisão geral dos truques dos trens no pátio de Presidente Altino. Está em processo de viabilização a contratação de empresa especializada para análise de equipamentos, direcionamento para compra de sobressalentes e maquinário especial para a atuação na revisão desses importantes equipamentos.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments

Comments are closed.

Previous Post
Obras da estação Engenheiro Manoel Feio (Pedro Moro)

CPTM divulga novas imagens das obras da estação Eng. Manoel Feio da Linha 12-Safira

Next Post

Linha 2-Verde, Linha 9-Esmeralda, VLT e Trens Intercidades estão contemplados em novo PAC

Related Posts