ViaMobilidade apresenta proposta de investimento extra de R$ 87 milhões nas linhas 8 e 9

Concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda entregou plano ao governo do estado e ao Ministério Público nesta segunda-feira, 17. Antecipação da recuperação da infraestrutura havia sido proposta na semana passada
Trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)

A ViaMobilidade informou ter apresentado uma proposta ao governo do estado e ao Ministério Público envolvendo a operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O plano envolve o investimento extra de R$ 87 milhões em cinco frentes, entre modernização e melhorias em algumas estações.

Entre os novos objetivos a que se propõe a concessionária estão modernizar a estação Antônio João (Linha 8), ampliar o mezanino da estação Barra Funda, implantar passarelas na estação Presidente Altino, instalar uma cobertura extra além de mais bloqueios em Primavera Interlagos (Linha 9) e disponbilizar um sistema com informações em tempo real sobre o movimento de partida e chegada dos trens.

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“Esta proposta de acordo é mais um movimento para recuperar rapidamente a infraestrutura central e acessória das duas linhas”, disse o presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas, que acrescentou ainda que “os trabalhos serão iniciados assim que tivermos a concordância do Palácio dos Bandeirantes e do Ministério Público para irmos adiante”.

A concessionária, que assumiu os dois ramais de trens metropolitanos da CPTM em janeiro de 2022, já havia apresentado um “Plano de Ação” que antecipa o investimento de R$ 519 milhões para acelerar a recuperação da infraestrutura das linhas 8 e 9. Em 13 de abril, a ViaMobilidade propôs ainda que investirá R$ 117 milhões na recuperação das vias permanentes das duas linhas, como parte do atendimento às recomendações do MP.

Trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Veja os detalhes do novo pacote de invesitmento:

  • Modernização da estação Antônio João (linha 8), envolvendo novas escadas rolantes, elevadores, um novo mezanino, novos sanitários e um bicicletário;
  • Ampliação do mezanino da estação Barra Funda e instalação de escadas rolantes;
  • Instalação de passarelas nas extremidades das plataformas da estação Presidente Altino, melhorando a integração do fluxo de passageiros das linhas 8 e 9;
  • Ampliação do número de bloqueios de acesso (catracas) e da cobertura externa da estação Primavera Interlagos;
  • Implantação de tecnologia ao longo das linhas para dar informações em tempo real aos clientes sobre os horários de chegada e partida das composições por meio da leitura de QR Code.

“Estivemos no Palácio dos Bandeirantes no último dia 13, juntamente com representantes do Ministério Público e, naquele encontro, pudemos definir novas iniciativas que melhorarão muito o cotidiano de nossos clientes”, disse Hannas. “Foi fundamental o entendimento conjunto com o Palácio e com o MP – ambos com participação ativa em todas as discussões – para que chegássemos à proposta agora apresentada”.

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6 comments
  1. Antonio João precisa ser totalmente reconstruída, fazer ali uma nova estação bem moderna e integrada ao entorno, como é que fala em instalar escadas rolantes e elevadores numa estação que mais parece uma parada precária de meio de mato? Tem que intervir também em General Miguel Costa, modernizar tudo lá e integrar a estação fisicamente com o terminal de ônibus ao lado, já era para a CPTM mesmo ter feito isso e agora a ViaMobilidade é que tem que fazer e nem sequer toca no assunto com relação a uma estação tão importante ali!
    Não vejo necessidade de mexer em Barra Funda, as intervenções têm que acontecer nas estações que mais precisam e Osasco que é a mais importante da região Oeste da Grande São Paulo e que está com uma plataforma inacabada em ruínas a ViaMobilidade não fala nada, essa concessionária é ruim demais!

    1. Pela descrição será construído um mezanino na estação, a gente sempre pensa na reconstrução em plataforma central mas não é sempre necessário isso, ampliando um pouco as plataformas e criando um mezanino em pelo menos metade da estação já resolveria todos os gargalos da estação, enfim algo de bom vindo dessa maldita concessão

  2. Antônio João vai sair se a prefeitura de Barueri permitir. Já teve uns 3 projetos de reforma que a prefeitura de lá barrou. A CPTM tentou reformar ela no passado, mas a prefeitura simplesmente não quis, dizendo que ia fazer uma reforma ”melhor” e isso não aconteceu ate hoje.

  3. 87 milhões é dinheiro de pinga. isso se realmente for usado esse valor.

    considerando que a tarifa contratual é de 3,64 R$ e que há garantia mínima contratual de recebimento de 1,1 milhões de passageiros por dia, esse valor de 87 é a arrecadação de 21 dias.

    além disso, conforme edital, uma das obrigações da companhia é a reforma e ampliação da estação Antônio João, além de outras 6 mais a construção de ambuitá.

    isso tudo é para inglês ver. como sempre, tudo nesse país acaba em pizza.

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