ViaMobilidade terá área de manobra para trens na Estação Barra Funda

Terceira via permitirá estacionamento de trem para o “looping interno” da Linha 8-Diamante até Barueri. Serviço deve operar no horário de pico reduzindo intervalos
Novo aparelho de manobra em Barra Funda (Jean Carlos)
Novo aparelho de manobra em Barra Funda (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, deverá entregar nos próximos meses uma nova área de manobra na Estação Barra Funda. A nova via implantada pretende otimizar a operação na estação.

A entrega do “Y de Barra Funda” deve ocorrer entre março e abril, segundo o UOL. As obras foram possíveis graças a uma remodelação completa da via permanente e rede aérea que ocorreu no local meses atrás.

Via central possibilitará novo serviço partindo de Barra Funda (Jean Carlos)
Via central possibilitará novo serviço partindo de Barra Funda (Jean Carlos)

As obras tiveram como objetivo principal a implantação de uma terceira via central entre Barra Funda e Júlio Prestes. Este trecho será utilizado como ponto de manobra para os trens da Linha 8-Diamtente no looping Barueri-Barra Funda nos horários de pico.

Além da nova área de manobra, a ViaMobilidade realizou a desconexão das vias operacionais da plataforma 4 que será cedida para a TIC Trens, atendendo ao serviço da Linha 7-Rubi.

Via da plataforma 4 foi desconectada pela ViaMobilidade (Jean Carlos)
Via da plataforma 4 foi desconectada pela ViaMobilidade (Jean Carlos)

A nova área de manobra possibilitará agilidade nas estratégias de operação com o aumento da oferta de lugares no trecho crítico da Linha 8-Diamante, aliviando a superlotação.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estação Santa Marina em março de 2025 (iTechdrones)

Megapassarela de acesso à estação Santa Marina está quase pronta

Related Posts