A Linha 9-Esmeralda operada pela concessionária ViaMobilidade registrou recorde de passageiros transportados desde o período da pandemia. Segundo dados da empresa, foram mais de 131,9 milhões de pessoas beneficiadas pelos serviços ferroviários em 2024.
Os dados mostram um aumento de 18,5% em relação a 2022, período em que a concessionária iniciou suas operações. Isso representa um aumento de 24,4 milhões de passageiros.

A Linha 9-Esmeralda também teve avanços no transporte diário de passageiros. O recorde registrado foi de 514,7 mil pessoas em um único dia.
As principais estações do ramal, Pinheiros e Santo Amaro, tiveram grande índice de utilização. Pinheiros, que faz integração com a Linha 4-Amarela, teve demanda de 115,3 mil passageiros, enquanto Santo Amaro, que se integra com a Linha 5-Lilás, deve demanda de 95,5 mil passageiros.

Pré-Pandemia
Apesar dos indicadores crescentes da Linha 9-Esmeralda, ainda há muito espaço para que se possa atingir os níveis pré-pandemia.
Durante o mês de novembro de 2019 a demanda média da Linha 9-Esmeralda entre Osasco e Grajaú era de 628 mil passageiros nos dias uteis.

Na escala anual, o fluxo de passageiros também era superior. Em 2019 foram transportados 172,1 milhões de passageiros.

Investimentos
A concessionária afirma que já investiu mais de R$ 4 bilhões na modernização das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos. Na prática observa-se a aquisição de novos trens e reformas em algumas estações.
Nos bastidores a concessionária realizou a construção de um novo CCO e de uma grande oficina de reparo de truques ferroviários. Segue em curso investimentos em energia de tração e futuramente a implantação do sistema de sinalização ETCS, que possibilitará a redução dos intervalos.