ViaMobilidade bate recorde de passageiros transportados na Linha 9-Esmeralda

Durante o ano de 2024 mais de 131 milhões de passageiros utilizaram o ramal. No dia mais movimentado cerca de 514 mil pessoas utilizaram os trens entre Osasco e Mendes-Vila Natal
Estação Pinheiros (Jean Carlos)
Estação Pinheiros (Jean Carlos)

A Linha 9-Esmeralda operada pela concessionária ViaMobilidade registrou recorde de passageiros transportados desde o período da pandemia. Segundo dados da empresa, foram mais de 131,9 milhões de pessoas beneficiadas pelos serviços ferroviários em 2024.

Os dados mostram um aumento de 18,5% em relação a 2022, período em que a concessionária iniciou suas operações. Isso representa um aumento de 24,4 milhões de passageiros.

Linha 9-Esmeralda tem aumento do número de passageiros (Jean Carlos)
Linha 9-Esmeralda tem aumento do número de passageiros (Jean Carlos)

A Linha 9-Esmeralda também teve avanços no transporte diário de passageiros. O recorde registrado foi de 514,7 mil pessoas em um único dia.

As principais estações do ramal, Pinheiros e Santo Amaro, tiveram grande índice de utilização. Pinheiros, que faz integração com a Linha 4-Amarela, teve demanda de 115,3 mil passageiros, enquanto Santo Amaro, que se integra com a Linha 5-Lilás, deve demanda de 95,5 mil passageiros.

Estação Santo Amaro (Jean Carlos)
Estação Santo Amaro (Jean Carlos)

Pré-Pandemia

Apesar dos indicadores crescentes da Linha 9-Esmeralda, ainda há muito espaço para que se possa atingir os níveis pré-pandemia.

Durante o mês de novembro de 2019 a demanda média da Linha 9-Esmeralda entre Osasco e Grajaú era de 628 mil passageiros nos dias uteis.

Demanda dia útil (CPTM)
Demanda dia útil (CPTM)

Na escala anual, o fluxo de passageiros também era superior. Em 2019 foram transportados 172,1 milhões de passageiros.

Demanda por ano em 2019 (CPTM)
Demanda por ano em 2019 (CPTM)

Investimentos

A concessionária afirma que já investiu mais de R$ 4 bilhões na modernização das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos. Na prática observa-se a aquisição de novos trens e reformas em algumas estações.

Nos bastidores a concessionária realizou a construção de um novo CCO e de uma grande oficina de reparo de truques ferroviários. Segue em curso investimentos em energia de tração e futuramente a implantação do sistema de sinalização ETCS, que possibilitará a redução dos intervalos.

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