Uma antiga promessa do Metrô, as estações com bicicletários na Linha 5-Lilás, enfim virou realidade em sete paradas desde esta terça-feira (2). A ViaMobilidade, concessionária que assumiu o ramal em agosto do ano passado, somente agora liberou os espaços para guarda das bicicletas nas estações Alto da Boa Vista, Borga Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, Hospital São Paulo e Santa Cruz.
Essas paradas já foram construídas prevendo bicicletários, mas que acabaram não sendo ativados com a inaugurações dessas estações. Serão oferecidas 484 vagas entre 6h e 22h diariamente. Segundo a ViaMobilidade, a guarda das bicicletas é de responsabilidade do proprietário que deve providenciar cadeado e corrente. Elas podem ficar no local por até quatro dias quando então serão levadas para um depósito onde permanecerão por dois meses – a concessionária não diz o que fará após esse período. Para utilizar os bicicletários, os usuários deverão assinar um termo e levar um documento com foto.
Até então, algumas estações da Linha 5 ofereciam apenas paraciclos, alguns deles expostos ao tempo. Tanto o Metrô quanto a CPTM oferecem poucos bicicletários em suas linhas, alguns deles até desativados enquanto outros são gerenciados por terceiros que cobram pelo serviço. Segundo o site do Metrô, apenas quatro estações possuem infraestrutura do tipo, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Sé e Carrão. A ViaQuatro, por sua vez, tem o serviço nas estações Pinheiros, Fradique Coutinho e Butantã.
A CPTM é, de longe, a companhia que mais possui bicicletários em suas estações, com 32 paradas equipadas com o serviço além de três operadas por terceiros. A linha que mais oferece o serviço é a 9-Esmeralda, com nove estações.
Veja onde estão os bicicletários da Linha 5 e quantas vagas oferecem:
Alto da Boa Vista: 100
Borga Gato: 84
Brooklin: 30
Eucaliptos: 92
Moema: 68
Hospital São Paulo: 30
Santa Cruz: 80