A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, irá antecipar investimentos para segurança operacional. A concessionária pretende implantar mais de 4 mil câmeras de monitoramento até 2026.
A empresa mira em três planos: a implantação do Sistema de Monitoramento de Via (SMV), câmeras com placas solares em AMVs e sistemas de sonorização automatizada.
A proposta da concessionária envolve investimentos de R$ 66 milhões, sendo R$ 24 milhões em 2024 e R$ 42 milhões para 2025. O parque de câmeras vai sair de 1.600 equipamentos para mais de 4.000 dispositivos.
SMV – Sistema de Monitoramento de Via
O SMV está previsto no contrato de concessão como investimento obrigatório. A função do sistema é realizar o monitoramento nos trechos entre as estações.
Atualmente o monitoramento é realizado, no máximo, nas bordas das plataformas. Ao estender o sistema para toda a via será possível realizar a visualização do trecho em tempo real evitando ações como vandalismo e auxiliando na segurança do trecho em emergências.
O sistema de CFTV também será melhorado, com adoção de câmeras em áreas operacionais e não operacionais. Todo o sistema será supervisionado pelo CCO de Presidente Altino.
Câmeras com energia solar
Outro investimento que está em etapa de testes é a adoção de câmeras estrategicamente posicionadas próximas aos AMVs. Na estação Júlio Prestes um equipamento foi instalado, com funcionamento através de rede 4G e por alimentação via energia solar.
O objetivo destes equipamentos deverá ir além da verificação do estado da via, como também fornecer informações aos controladores e auxiliar em investigações. O sistema estará em teste até 2025.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Sistema de sonorização centralizado
O novo sistema de sonorização centralizado deverá ser implantado até janeiro de 2027. O principal objetivo da ferramenta é centralizar os alertas aos passageiros em estações de grande movimento através do CCO.
Na Linha 8-Diamante as estações com o sistema são Barra Funda, Carapicuíba, Barueri e Itapevi. Já na Linha 9-Esmeralda foram escolhidas as estações de Osasco, Presidente Altino, Pinheiros, Vila Olímpia, Morumbi, Santo Amaro e Grajaú.
Essa Viamobilidade está de parabéns! Conseguiu deixar um serviço que já era ruim, ainda pior!
O serviço está no mesmo padrão do oferecido pela CPTM.
vc fala isso pq não pega trem.
eles estão investindo bastante na manutenção dos trilhos, coisa que a cptm tem de melhorar bastante, a linha 11 coral é um exemplo de barulheira nos trilhos.