ViaMobilidade começa a implantar sistema de monitoramento de via nas linhas 8 e 9

Conjunto de câmeras terá função de monitorar pontos importantes da via férrea e equipamentos para a operação dos ramais. Mais de 4 mil câmeras serão implantadas até 2026
Telas de monitoramento da ViaMobilidade no CCO de Altino
Telas de monitoramento da ViaMobilidade no CCO de Altino (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, irá antecipar investimentos para segurança operacional. A concessionária pretende implantar mais de 4 mil câmeras de monitoramento até 2026.

A empresa mira em três planos: a implantação do Sistema de Monitoramento de Via (SMV), câmeras com placas solares em AMVs e sistemas de sonorização automatizada.

A proposta da concessionária envolve investimentos de R$ 66 milhões, sendo R$ 24 milhões em 2024 e R$ 42 milhões para 2025. O parque de câmeras vai sair de 1.600 equipamentos para mais de 4.000 dispositivos.

SMV - Sistema de Monitoramento de Via tem controle direto do CCO (ViaMobilidade)
SMV – Sistema de Monitoramento de Via tem controle direto do CCO (ViaMobilidade)

SMV – Sistema de Monitoramento de Via

O SMV está previsto no contrato de concessão como investimento obrigatório. A função do sistema é realizar o monitoramento nos trechos entre as estações.

Atualmente o monitoramento é realizado, no máximo, nas bordas das plataformas. Ao estender o sistema para toda a via será possível realizar a visualização do trecho em tempo real evitando ações como vandalismo e auxiliando na segurança do trecho em emergências.

Câmeras monitoram trechos importantes como AMVs (ViaMobilidade)
Câmeras monitoram trechos importantes como AMVs (ViaMobilidade)

O sistema de CFTV também será melhorado, com adoção de câmeras em áreas operacionais e não operacionais. Todo o sistema será supervisionado pelo CCO de Presidente Altino.

Câmeras com energia solar

Outro investimento que está em etapa de testes é a adoção de câmeras estrategicamente posicionadas próximas aos AMVs. Na estação Júlio Prestes um equipamento foi instalado, com funcionamento através de rede 4G e por alimentação via energia solar.

O objetivo destes equipamentos deverá ir além da verificação do estado da via, como também fornecer informações aos controladores e auxiliar em investigações. O sistema estará em teste até 2025.

Câmeras que se alimentam com energia solar foram implantadas (ViaMobilidade)
Câmeras que se alimentam com energia solar foram implantadas (ViaMobilidade)

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Sistema de sonorização centralizado

O novo sistema de sonorização centralizado deverá ser implantado até janeiro de 2027. O principal objetivo da ferramenta é centralizar os alertas aos passageiros em estações de grande movimento através do CCO.

Sistema de sonorização com controle centralizado (ViaMobilidade)
Sistema de sonorização com controle centralizado (ViaMobilidade)

Na Linha 8-Diamante as estações com o sistema são Barra Funda, Carapicuíba, Barueri e Itapevi. Já na Linha 9-Esmeralda foram escolhidas as estações de Osasco, Presidente Altino, Pinheiros, Vila Olímpia, Morumbi, Santo Amaro e Grajaú.

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4 comments
  1. Essa Viamobilidade está de parabéns! Conseguiu deixar um serviço que já era ruim, ainda pior!

  2. eles estão investindo bastante na manutenção dos trilhos, coisa que a cptm tem de melhorar bastante, a linha 11 coral é um exemplo de barulheira nos trilhos.

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