A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, concluiu o comissionamento do sistema de sinalização do “Y” de Barra Funda, uma nova área de manobra que deverá otimizar a operação na região.
O comissionamento é de responsabilidade da empresa Siemens que foi responsável pela migração do CCO para Presidente Altino e também da implantação do intertravamento microprocessado para o Domínio 2 da Linha 8-Diamante.

O processo de comissionamento consiste nos testes necessários para a validação do controle de tráfego ferroviário. Entre as ações podem ser destacadas:
- Controle de equipamentos em campo como sinais e chaves
- Detecção de ocupação de via pelo trem
- Execução de rotas de forma adequada
- Validação do intertravamento e adequação de segurança
Dentre as melhorias realizadas no plano de via sinalizado estão a inclusão de quatro sinais (2, 6, 8 e 22), dois travessões (1 e 13) e 10 circuitos de via na região (1E05 2E04 2E05, 2E04TA 3E01 3E02) conforme consta na imagem abaixo.

A estratégia de manobra consiste no deslocamento do trem da plataforma sentido Júlio Prestes para a via 3 (central). Com a rota aberta pelo CCO o trem se desloca da via central para a plataforma sentido Itapevi.
A proposta da ViaMobilidade é de diminuir os intervalos da Linha 8-Diamante para até quatro minutos no horário de pico, aumentando a oferta de trens no trecho crítico. A estratégia também deverá evitar a superlotação da plataforma 1 e 2, bastante restrita em termos de espaço físico.