A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está avançando com a construção de uma nova estação na extensão operacional da linha 8 entre Itapevi e Amador Bueno.
Trata-se da Estação Ambuitá que se localiza entre as estações de Amador Bueno e Santa Rita. A parada foi desativada pela CPTM durante as obras de remodelação do trecho que operava em bitola métrica e que teve seus trilhos alargados.
A construção da estação Ambuitá faz parte das obrigações previstas no contrato de concessão. Segundo publicações em redes sociais as fundações da estação já estão concluídas.
A partir das fundações será possível realizar a etapa de edificação do prédio da estação com total segurança e estabilidade. A nova parada deverá ter plataformas laterais e será totalmente acessível.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O investimento na nova estação será de R$ 23 milhões e deverá atender a população de bairros locais. Após a abertura da estação será instituída a cobrança de tarifa no trecho.
Ambuitá tem muitas empresas (destaque para Cacau Show e Eurofarma) e essa conclusão vai aumentar opções para o transporte de trabalhadores e os galpões disponíveis ali recomeçarem a ser locado por empresas.
Então existe a possibilidade de suprimirem e necessidade de troca de trem em Itapevi? Para termos viagens de Júlio Prestes a Amador Bueno?
Tava pensando a mesma coisa se teria como incluir essas estações no trecho principal, por ser estações mais simples e se as plataformas comportam um trem de 8 carros
Teriam que ampliar todas elas, incluindo a nova Ambuitá que está sendo feita pra carros menores.
Fora que há a passagem de nível em Santa Rita, o que prejudicaria o intervalo da principal.
A demanda dessas estações é muito pequena para justificar sua inclusão no trecho principal, fora que iria prejudicar a operação do trecho principal.
Que bom seria se expandissem a linha 8 até Mairinque, passando por São Roque.