A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, atingiu a marca de 40% de investimentos concluídos dentro do contrato de concessão.
A empresa tem a obrigação de realizar 71 melhorias operacionais nas linhas 8 e 9. Os investimentos englobam desde a compra de novos trens e reforma de estações, até melhorias em sistemas de sinalização, construção de passarelas e adequações ambientais.

Em 2024, a concessionária concluiu 18 intervenções. Destas, 12 se referem a reformas nas estações e uma envolve a melhoria no sistema de sinalização. Veja a lista das ações abaixo:
Realizações em 2024 – 18 Empreendimentos
- Reforma da Estação Santa Terezinha (E1);
- Reforma/ampliação da Estação Lapa (E8);
- Reforma da Estação Palmeiras – Barra Funda (E16);
- Reforma da Estação Carapicuíba (E18);
- Reforma da Estação Barueri (E19);
- Reforma da Estação Cidade Universitária (E25);
- Reforma da Estação Cidade Jardim (E28);
- Reforma da Estação Vila Olímpia (E29);
- Reforma da Estação Berrini (E30);
- Reforma da Estação Morumbi (E31);
- Reforma da Estação Jurubatuba (E35);
- Reforma da Estação Primavera – Interlagos (E37);
- Complementação do Acesso Norte da Estação Jd. Silveira (E40);
- Implantação de Passarela entre o Parque Villa Lobos / Cândido Portinari e a Ciclovia Rio Pinheiros (E41);
- Readequação da passagem de nível Folha de SP (E42);
- Construção da passarela Avenida Brasil – SESI (E43);
- Pavimentação Estrada do Prado – LINHA 8 – km 42+000 (E49);
- Migração do Domínio 2 da Linha 8 (E54);
- Aquisição e liberação operacional de 34 novos trens da série 8900 (E68);
A concessionária ainda possui 41 empreendimentos em aberto. Entre eles estão a reforma de 22 estações nas linhas 8 e 9. Alguns dos empreendimentos citados na lista já foram concluídos no começo de 2025, como a liberação da composição A36 e a entrega da Estação Ambuitá que foi projetada pela Promon e Tetra.

Empreendimentos a serem realizados – 41 obras
- Reforma da Estação Sagrado Coração (E2);
- Ampliação da Estação Imperatriz Leopoldina (E3);
- Ampliação da Estação General Miguel Costa (E5);
- Reforma da Estação Comandante Sampaio (E6);
- Ampliação da Estação Antônio João (E7);
- Reforma da Estação Amador Bueno (E10);
- Reforma da Estação Santa Rita (E11);
- Reconstrução da Estação Ambuitá (E12);
- Ampliação da Estação Osasco (E13);
- Reforma da Estação Domingos de Moraes (E14);
- Reforma/Restauração da Estação Júlio Prestes (E15);
- Reforma da Estação Presidente Altino (E17);
- Reforma da Estação Jandira (E20);
- Reforma da Estação Engenheiro Cardoso (E21);
- Reforma da Estação Itapevi (E22);
- Reforma da Estação Ceasa (E23);
- Reforma da Estação Villa Lobos – Jaguaré (E24);
- Ampliação da Estação Pinheiros (E26);
- Reforma da Estação Hebraica-Rebouças (E27);
- Reforma da Estação Granja Julieta (E32);
- Reforma da Estação Socorro (E34);
- Reforma da Estação Autódromo (E36);
- Construção da passarela Jardim Portela (E44);
- Construção da passagem inferior Av. Dr. Alves Ribeiro (E45);
- Construção da passarela Jardim Santa Rita (E46);
- Construção da passarela Jardim Sorocaba (E47);
- Erradicação da passagem de nível Estrada do Prado– Linha 8 – km 42+000 e 42+200 (E51);
- Obras na via permanente Estação Osasco (3a plataforma) (E55);
- Intervenções do 1º Grupo (E56);
- Intervenções do 2º Grupo (E57);
- Realocação para Pátio Eng. São Paulo (E58);
- Realocação para Pátio Brás (E59);
- Realocação para Pátio PET Linha 13 (E60);
- Telecomunicações (E61);
- Suprimento de Energia – Subestações e Cabines (E62);
- Telecontrole de energia no CCO (E63);
- Telecomunicações (E64);
- Suprimento de Energia – Subestações e Cabines (E65);
- Telecontrole de energia no CCO (E66);
- Remobilização de 2 trens (E69);
- Máquinas, Equipamentos e Ferramentas de fornecimento da CONCESSIONÁRIA (E70);
Investimentos em curso
A concessionária registrou um montante de infraestrutura em construção da ordem de R$ 1 bilhão. Os valores correspondem a aquisição de trens da Alstom (R$ 667 milhões), revitalização de trens e estações (R$ 222 milhões), energia e sinalização (R$ 150 milhões) e implantação da oficina de trens (R$ 1,9 milhão).

A concessionária atingiu 30 empreendimentos concluídos dos 71 previstos em contrato. A finalização dos investimentos deverá ocorrer até meados de 2028. A partir deste ponto a concessionária será responsável unicamente pela manutenção e gestão dos ativos que serão revertidos ao estado após o término da concessão.
Caraca, quase metade dos investimentos previstos e o serviço continua igual = Ruim