ViaMobilidade concluiu 40% dos empreendimentos da concessão das linhas 8 e 9

Concessionária fechou o ano de 2024 com 30 dos 71 projetos finalizados. Empresa ainda vai reformar 22 estações em ambos os ramais
Estação Santa Terezinha após reformas (Jean Carlos)
Estação Santa Terezinha após reformas (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, atingiu a marca de 40% de investimentos concluídos dentro do contrato de concessão.

A empresa tem a obrigação de realizar 71 melhorias operacionais nas linhas 8 e 9. Os investimentos englobam desde a compra de novos trens e reforma de estações, até melhorias em sistemas de sinalização, construção de passarelas e adequações ambientais.

Estação Júlio Prestes em obras (Jean Carlos)
Estação Júlio Prestes em obras (Jean Carlos)

Em 2024, a concessionária concluiu 18 intervenções. Destas, 12 se referem a reformas nas estações e uma envolve a melhoria no sistema de sinalização. Veja a lista das ações abaixo:

Realizações em 2024 – 18 Empreendimentos

  • Reforma da Estação Santa Terezinha (E1);
  • Reforma/ampliação da Estação Lapa (E8);
  • Reforma da Estação Palmeiras – Barra Funda (E16);
  • Reforma da Estação Carapicuíba (E18);
  • Reforma da Estação Barueri (E19);
  • Reforma da Estação Cidade Universitária (E25);
  • Reforma da Estação Cidade Jardim (E28);
  • Reforma da Estação Vila Olímpia (E29);
  • Reforma da Estação Berrini (E30);
  • Reforma da Estação Morumbi (E31);
  • Reforma da Estação Jurubatuba (E35);
  • Reforma da Estação Primavera – Interlagos (E37);
  • Complementação do Acesso Norte da Estação Jd. Silveira (E40);
  • Implantação de Passarela entre o Parque Villa Lobos / Cândido Portinari e a Ciclovia Rio Pinheiros (E41);
  • Readequação da passagem de nível Folha de SP (E42);
  • Construção da passarela Avenida Brasil – SESI (E43);
  • Pavimentação Estrada do Prado – LINHA 8 – km 42+000 (E49);
  • Migração do Domínio 2 da Linha 8 (E54);
  • Aquisição e liberação operacional de 34 novos trens da série 8900 (E68);

A concessionária ainda possui 41 empreendimentos em aberto. Entre eles estão a reforma de 22 estações nas linhas 8 e 9. Alguns dos empreendimentos citados na lista já foram concluídos no começo de 2025, como a liberação da composição A36 e a entrega da Estação Ambuitá que foi projetada pela Promon e Tetra.

36 trens da Série 8900 entregues (Jean Carlos)
36 trens da Série 8900 entregues (Jean Carlos)

Empreendimentos a serem realizados – 41 obras

  • Reforma da Estação Sagrado Coração (E2);
  • Ampliação da Estação Imperatriz Leopoldina (E3);
  • Ampliação da Estação General Miguel Costa (E5);
  • Reforma da Estação Comandante Sampaio (E6);
  • Ampliação da Estação Antônio João (E7);
  • Reforma da Estação Amador Bueno (E10);
  • Reforma da Estação Santa Rita (E11);
  • Reconstrução da Estação Ambuitá (E12);
  • Ampliação da Estação Osasco (E13);
  • Reforma da Estação Domingos de Moraes (E14);
  • Reforma/Restauração da Estação Júlio Prestes (E15);
  • Reforma da Estação Presidente Altino (E17);
  • Reforma da Estação Jandira (E20);
  • Reforma da Estação Engenheiro Cardoso (E21);
  • Reforma da Estação Itapevi (E22);
  • Reforma da Estação Ceasa (E23);
  • Reforma da Estação Villa Lobos – Jaguaré (E24);
  • Ampliação da Estação Pinheiros (E26);
  • Reforma da Estação Hebraica-Rebouças (E27);
  • Reforma da Estação Granja Julieta (E32);
  • Reforma da Estação Socorro (E34);
  • Reforma da Estação Autódromo (E36);
  • Construção da passarela Jardim Portela (E44);
  • Construção da passagem inferior Av. Dr. Alves Ribeiro (E45);
  • Construção da passarela Jardim Santa Rita (E46);
  • Construção da passarela Jardim Sorocaba (E47);
  • Erradicação da passagem de nível Estrada do Prado– Linha 8 – km 42+000 e 42+200 (E51);
  • Obras na via permanente Estação Osasco (3a plataforma) (E55);
  • Intervenções do 1º Grupo (E56);
  • Intervenções do 2º Grupo (E57);
  • Realocação para Pátio Eng. São Paulo (E58);
  • Realocação para Pátio Brás (E59);
  • Realocação para Pátio PET Linha 13 (E60);
  • Telecomunicações (E61);
  • Suprimento de Energia – Subestações e Cabines (E62);
  • Telecontrole de energia no CCO (E63);
  • Telecomunicações (E64);
  • Suprimento de Energia – Subestações e Cabines (E65);
  • Telecontrole de energia no CCO (E66);
  • Remobilização de 2 trens (E69);
  • Máquinas, Equipamentos e Ferramentas de fornecimento da CONCESSIONÁRIA (E70);

Investimentos em curso

A concessionária registrou um montante de infraestrutura em construção da ordem de R$ 1 bilhão. Os valores correspondem a aquisição de trens da Alstom (R$ 667 milhões), revitalização de trens e estações (R$ 222 milhões), energia e sinalização (R$ 150 milhões) e implantação da oficina de trens (R$ 1,9 milhão).

Investimentos em curso nas Linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)
Investimentos em curso nas Linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)

A concessionária atingiu 30 empreendimentos concluídos dos 71 previstos em contrato. A finalização dos investimentos deverá ocorrer até meados de 2028. A partir deste ponto a concessionária será responsável unicamente pela manutenção e gestão dos ativos que serão revertidos ao estado após o término da concessão.

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