A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, conseguiu cumprir sua meta anual de manutenção de vias. A empresa finalizou a troca de 30 quilômetros de trilhos e 15 mil dormentes apenas em 2023.
A manutenção de vias é um procedimento essencial para a preservação da segurança e desempenho operacional. Isso se reflete diretamente em viagens mais rápidas. Recentemente boa parte das restrições, impostas por motivo de segurança, foi removida.
A empresa tem metas semelhantes para os próximos anos. A ideia é realizar a troca de mais 30 quilômetros de trilhos e outros 18 mil dormentes em 2024. As linhas 8 e 9 possuem 315 quilômetros de vias e cerca de 400 mil dormentes.
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Destes, cerca de 100 mil são de concreto. O foco da concessionária é realizar a substituição integral de todas as peças em madeira ao longo da concessão, mantendo um ritmo de 10 mil peças por ano a partir de 2025.
O processo de troca de trilho é complexo e exige a adoção de equipamentos especiais e insumos específicos. A empresa hoje conta com equipamentos de manutenção adequados para a realização de ações preventivas e corretivas.
Não menos importante, os funcionários responsáveis pela manutenção devem possuir experiência, já que a operação exige precisão. A concessionária chegou a triplicar a quantidade de pessoal para acelerar as melhorias.
A ViaMobilidade afirma que já investiu R$ 2,5 bilhões dos R$ 4 bilhões previstos para a melhoria nas linhas 8 e 9 que contemplam compra de novos trens, modernização de rede aérea, obras nas estações, dentre outros.
Não sou usuário recorrente das linhas 8 e 9, mas fico curioso pra saber se a qualidade da operação para o passageiro tem melhorado. Pelos relatos de manutenções e melhorias que a concessionária tem feito, acho que o caminho é na direção da evolução do serviço
acho interessante a via mobilidade extender a linha 8 até São Roque pelo menos, para lançar o seu expresso turístico, igual a CPTM faz na linha 7 que é muito rentável.
até são roque seria extender em torno 15km após última estação que é Amador Bueno.
Vem melhorando aos poucos, ainda acontece restrições de velocidade pelo menos uma vez por semana na linha 9 e hoje teve vários 7000 que não estava com o ar-condicionado funcionando na linha 9.
30 km de trilhos são 15 km de linha.
Como consta na reportagem somente as linhas 8 e 9 possuem 315 km de vias. Portanto são aprox. 5% de substituições de trilho nas linhas ao ano. Em assim sendo somente em 2043 estarão concluídos os serviços.
Acho que não estarei mais aqui para comemorar…
a cptm em todos esses anos não fez nada disso
não, imagina …
a diferença é que não fica fazendo propaganda. qualquer serviço que eles fazem só falta anunciar na times square.
Trilhos são trocados periodicamente, com o passar do tempo vão se desgastando e antes ou depois q quebrem são trocados, é impossível a CPTM nunca ter trocado nenhum.
Olá! Como estão todos? Espero que bem na medida do possível…bom, diferente de muitas pessoas que nunca vieram, ou que não utilizam todo dia, eu uso segunda a sexta, e posso dizer que SIM. Melhorou muito, a Linha 9 está quase com todos os trechos de volta a 90km, a Linha 8 está com um intervalo bom também, mas quanto a questão do Ar Condicionado, bom, eu sempre pego trens bem regulados, mas entendo que em breve tudo estará de volta, as condições normais…
Bom dia a todos! Eu pego as 2 linhas de segunda a sabado ,tenho visto de Carapicuiba até Quitauna e de Osasco a Presidente Altino, vários trabalhadores na via e os dormentes de concreto ao lado do trilho, sim vem melhorando aos poucos ,Posso dizer que no horário que pego tem dias rápidos e dias lentos ,quanto ao ar condicionado alguns 7000 os customizados pela Viamobilidade tão funcionando já os que provavelmente serão devolvidos não funcionam direito.
É fundamental que se descriminasse os trechos onde estão localizados, como estes 15 mil dormentes de concreto implantados 18 mil a serem substituídos, e 30 quilômetros de trilhos, caso contrário fica questionável!
As atuais Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda que são remanescentes da antiga Sorocabana na época ainda utilizavam a bitola métrica, foram entregues totalmente atualizadas em bitola padrão nacional para trens Metropolitanos de 1,6m a maioria já com dormentes de concreto que possui vida útil de ~50 se forem utilizados com sela, não possuindo trens cargueiros e nem TIC em suas linhas, diferente ao que acontece com as da CPTM, esta grande facilidade não está sendo bem aproveitada pela concessionária, se mostrando totalmente despreparada para assumir outras linhas mais complexas como a atual Linha Metropolitana Integradora-710 .
Lembrando que a CCR empresa que administra inúmeras concessões no Brasil com Itausa, Votorantim com participações da Andrade Gutierrez, Camargo Côrrea, CR Almeida, possuindo ações na Bolsa, renumera muitíssimo bem a maioria de seus diretores oriundos da CPTM e Metrô, o mesmo não se pode dizer relação aos seus novos técnicos e operadores que embora receberam treinamentos com operação assistida insuficientes e inadequados, tem como objetivo maior gerar lucro a seus acionistas, e não o bem-estar, qualidade e mobilidade dos usuários de serviços, gastando milhões em publicidade ilusória em matérias pagas em jornais, revistas especializadas em rádio, e TV, e investindo pouco na sua expansão e melhorias, e concessões da CPTM que passaram a ter o padrão SUPERVIA com problemas inclusive no ar condicionado.
mentira! a cptm não entregou as linhas 8 e 9 com a maior parte em dormentes de concreto! se fosse assim, a viamobilidade não estaria fazendo esse serviço descrito na materia!
Não vi tbm vc cobrando essa transparencia na epoca da cptm, quando ela realizava os serviços porcos na rede.
Existe uma questão de lógica simples, e não precisa ser um expert em física e do ramo e possuir alguma razão para concluir que dormentes para bitola métrica não poderiam ser utilizados em bitola larga 1,6 m por conta do dimensional menor, e que aconteceu foi que TODOS dormentes foram trocados obrigatoriamente, e que para que esta tarefa fosse executada sem grandes transtornos sem paralisações das linhas, inicialmente foram planejadas e programadas as substituições dos antigos dormentes que só permitiam o assentamento em bitola de 1,0 m por outros em bitola mista, (1,0 + 1,6 m) a maioria em concreto SIM, visto que a fragilidade aumenta muito em madeira nesta configuração dupla e que tem durabilidade muito superior ~50 anos, principalmente os que possuem selas, para após realizar a mudança, observando que para bitola de 1,6 m o raio mínimo de curvatura dos trilhos é maior.
Qual é o problema em solicitar descriminar e mapear os trechos onde estão localizadas estas melhorias, isto deveria ser uma obrigação, tanto para efeito de fiscalização e comprovação.
Quaisquer empresas idôneas publicariam estas informações sem pestanejar.
Como um antigo e assíduo usuário da linha 8 posso garantir a vocês uma coisa. A Via Mobilidade já é melhor do que foi a CPTM em seus últimos anos aqui na linha e digo o porquê.
Hoje temos falhas e trens cheios? Sim, sem sombra de dúvida. O meu ponto é, hj elas ocorrem no mesmo ritmo que rolava com a CPTM (eu sei pois pego ela todo dia a anos).
Se considerar que mesmo a privatização sendo feita de maneira porca e apressada pelo governo Dória e com fim eleitoreiro, nesses 2 anos já chegamos onde estávamos em operação.
Agora como essa notícia que nos trouxe até aqui, temos um bastidor melhor. Manutenção na linha aérea e nos trilhos e dormentes num ritmo previsto e, claro, bem mais barato que feito por concursados. Isso interessa muito a população.
A CPTM canibalizou a linha que ia até Sorocaba, canibalizou os trens vermelhos (sim, entre P. Altino e Leopoldina dá para ver pelo menos uns 10 vagões depenados). Manter rodando é a meta diária, mas a longo prazo, ela tava carcomendo todo o sistema.
Meu ponto que vale a reflexão para melhoria é eles fazerem grandes obras como a plataforma abandonada da estação Osasco (uma das principais) “inaugurada” por Alckmin e que nunca recebeu ngm (aquela perto do terminal rodoviário), e unificar as estações LAPA (8 e 7). Estão fazendo reformas que são importantes sim, mas em estações pouco relevantes.
Outro ponto que esqueci de citar. Nos fins de semanas e feriados a operação está excelente. Diferentemente da CPTM que fazia manutenções, acionava o PAESE e era aquele caos.
Muita demora, muita gnt andando de graça.
Nesse ponto Viamobilidade voa
Pode ter certeza que estão… Aliás tavam demorando pra fazer isso esses canalhas
sabemos dos problemas dessas linhas porém andei nessa linha sentido osasco e senti mais conforto e menos trepidação nos trilhos e bem silencioso,algo que a cptm tem dificuldade de manter.