A ViaMobilidade, operadora das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, está realizando a implantação de novas estruturas operacionais na estação Palmeiras Barra Funda da Linha 8-Diamante.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As novas áreas estão sendo implantadas em ambas as extremidades das plataformas 1 e 2. Atualmente este par de plataformas atende aos trens sentido Júlio Prestes, mas no futuro deverão também atender os trens com destino a Itapevi.
Em ambos os espaços já é possível ver que a estruturação dos novos ambientes está em estágio avançado. Segundo a ViaMobilidade, as novas áreas deverão comportar uma nova Sala de Supervisão Operacional (SSO) além de salas operacionais.
Ao centralizar o corpo de seguranças dentro das áreas da concessão será possível reduzir o tempo de deslocamento e atendimento aos passageiros.
Atualmente, a ViaMobilidade utiliza espaços operacionais da CPTM para alocar parte do pessoal responsável pela operação de trens, além de setores como a supervisão de maquinistas.
Os novos espaços, além de promover maior comodidade aos funcionários, que contarão com estruturas novas, permitirão que a CPTM retome suas áreas dentro da estação Barra Funda. A ViaMobilidade também visa obter a renovação da documentação para a operação deste trecho da estação.
A expectativa é de que as intervenções e melhorias possam ser entregues efetivamente no primeiro trimestre de 2024.
Só precisam aumentar o número de escadas rolantes nessa plataforma ou mudar a configuração fixa delas, porque hoje elas estão todas configuradas pra subir agilizando o fluxo da manhã, é necessário mudar a comunicação visual pra recomendar essas mesmas escadas para descida no pico da tarde já que a demanda inverte
O embarque será feito na plataforma 3, que já possui escadas rolantes.
eu acho a melhor coisa para os ot dos trens terem o descanso aí . Do que Júlio Prestes que não tem nada perto