A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está se preparando para realizar a devolução dos primeiros trens da Série 7500 à CPTM.
Imagens obtidas pelo site mostram que uma das composições está recebendo os adesivos da CPTM, além de ter sua máscara refeita com as cores vermelhas após circular com visual da concessionária.
Especificamente em relação aos trens da Série 7500, a devolução das composições é condicionada a um processo de revisão pesada denominada RF, realizada a cada 1,2 milhão de km rodados.
Cronograma atrasado
A devolução dos trens da CPTM cedidos para a ViaMobilidade estão em evidente atraso, mesmo com a entrada em operação de mais da metade das composições. Neste sentido o cronograma tornou-se meramente um enfeite no contrato.
A crítica é corroborada pelo novo prazo de devolução dos trens, previsto para o primeiro trimestre de 2025, conforme afirmação do diretor da plataforma de mobilidade da CCR, Francisco Pierrini. O primeiro trem deveria ter sido devolvido em maio de 2023, mas o repasse se efetivou apenas em janeiro de 2024.
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A devolução de todos os trens deveria ser efetivada até abril de 2024. Com sorte, as composições deverão ser reintegradas à frota da CPTM com quase um ano de atraso.
Até tempos atrás, apenas seis dos oito Série 8500 haviam sido devolvidos para a companhia de trens metropolitanos. Graças a isso, a CPTM pode aposentar definitivamente os velhos trens espanhois.
isso comprova a “eficiência” das concessionárias de serviços públicos, que se sevem das benesses dos governos privativista. Lucro garantido, serviço ruim, salários miseráveis. Parabéns para quem apoio esse modelo de “eficiência”.
Eis a Linha 8 (Itapevi-Julio Prestes)
Frota
Gestão CPTM (1996-2020): nenhum trem novo adquirido;
Gestão privada (2021): frota adquirida para a linha (Série 8900)
Sinalização
Gestão CPTM (1996-2020): troca de 3/4 da sinalização ATC em dez anos, com contrato abandonado;
Gestão privada (2021): troca da sinalização restante ATC em 3 anos;
Estações (Itapevi-Julio Prestes)
Gestão CPTM (1996-2020): 9 das 19 estações reformadas. Obras abandonadas em outras 2;
Gestão privada (2021): 5 estações em obras atualmente. Outras 5 devem ter obras concluídas até 2027
Eficiência por eficiência, na Linha 8 a CPTM não tem nada para se gabar.
Para de mentir ivo, os série 8000 n existiram pra vc? Sem contar q pouco faz sentido contabilizar frota pras linhas exclusivas sendo q a cptm sempre rotacionou sua frota entre todas as linhas, n adianta culpar a cptm como empresa se todo investimento dela depende do governo do estado, sua ineficiência é culpa do órgão público e n da autonomia da própria empresa
Renato, trens alugados em um contrato lesivo para o estado não são frota própria.
Ou seja, nunca houve interesse da CPTM em adquirir trens novos para a Linha 8.
KKKKKKKKKKKKKKKKKK linha 8 rodou com frota padronizada de 8000, de 2012 até o fim de 2021, e não interessa se eram ”alugados”. Se não fosse a belíssima privatização, teria ficado com eles até o fim do contrato. Agora o que você chama de ”novos” pra ela são 1 ou 2 trens 8900 e o resto de 7000 caindo aos pedaços que já rodaram em todas as outras linhas e que a VM nem uma reforma decide fazer. Pintura de banco e lataria não é reformar.
Espero que seriam devolvidos com os mapas atualizados.
@ivo – gestão CPTM (1996 – 2020) nenhum trem novo? então quer dizer que os trens que estão emprestados para a via mobilidade, são fabricados antes de 1996???? é isso?, que comentário maldoso!!!