ViaMobilidade diz que irá remover todas as restrições críticas na via até o fim de agosto

Declarações do presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas, ao programa Fantástico da TV Globo ainda apontam que o primeiro novo trem da concessionária deverá iniciar operações no final de maio
Situação da via em alguns pontos requer maior atenção (Jean Carlos)
Situação da via em alguns pontos requer maior atenção (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, deverá realizar a entrega de seu novo trem até o final deste mês. Além disso, surge um novo prazo para que as reduções de velocidade nas linhas possam ser solucionadas.

Motivo de uma reportagen no programa Fantástico da TV Globo neste domingo (14), a ViaMobilidade, através de Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, se defendeu de uma série de fatos adversos que vem ocorrendo nas linhas metropolitanas sob gestão privada.

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Dentre os destaques das falas de Hannas está a confirmação de que o primeiro trem da série 8900 deve iniciar operações até o final deste mês. Este será o primeiro dos 36 novos trens encomendados pela empresa francesa Alstom.

Novo trem da série 8900 deverá ser entregue neste mês (Jean Carlos)
Novo trem da série 8900 deverá ser entregue neste mês (Jean Carlos)

Apesar da constatação positiva, a fabricante dos trens está com o cronograma de entrega bastante atrasado devido a questões como a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia que atrasaram o fornecimento de componentes. Tal problema poderá culminar na retenção de trens emprestados pela CPTM e que deveriam começar a ser devolvidos em maio.

Outra declaração do presidente da CCR Mobilidade é a resolução de 60 pontos críticos nas Linhas 8 e 9 que culminaram na redução de velocidade em diversos trechos, aumentando o tempo de viagem. Segundo ele, os problemas na via serão solucionados até o final de agosto.

Um destes pontos, entre as estações Itapevi e Engenheiro Cardoso, foi solucionado após uma manutenção que resultou na troca de mais de 1,3 km de trilhos.

Restrições de velocidade na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Restrições de velocidade na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

A concessionária ainda afirmou em entrevista à TV Globo que já realizou investimentos da ordem de 1,7 bilhão desde o início da concessão. O Ministério Público pressiona a concessionária para que as melhorias sejam implantadas o quanto antes, sob pena de encerramento da concessão.

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  1. Vai fazer, vai fazer e nunca faz nada. Só sabe mostrar foto. Aliás se tivesse a mesma eficiência que tem em fotografar na prestação do serviço seria excelente. Foto de trem que “atrasa”, parece montado à mão. Foto de equipamento de manutenção que “acabou de receber” pra algumas semanas depois pedir equipamento emprestado da CPTM. Não precisamos de uma empresa que só vai fazer, precisamos de uma empresa que FAÇA.

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