A ViaMobilidade, concessionária que realiza a operação e manutenção das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, completou na sexta-feira (27) o seu primeiro ano de operação.
Segundo a concessionária, foram investidos mais de R$ 1 bilhão de reais para a revitalização das estações e da infraestrutura das linhas. Algumas melhorias podem ser vistas pelos passageiros.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A revitalização de todos os banheiros foi uma destas ações. A reforma consistiu de pintura, melhorias no sistema hidráulico e reparos pontuais. As ações geralmente são acompanhadas de zeladoria diária por parte das equipes de limpeza.
Algumas estações também receberam uma repintura em suas edificações, numa ação de revitalização dos ambientes que há muito tempo não recebiam cuidados. Outras intervenções estão sendo realizadas, como as melhorias na estação Santa Terezinha.
No que diz respeito aos trens, a concessionária iniciou o processo de caracterização das composições que ficarão em sua posse. A comunicação visual vermelha da CPTM está sendo substituída por uma versão cinza e verde que representa as duas linhas – já os trens que serão devolvidos à CPTM não receberão o novo visual por conta do curto tempo de operação com a ViaMobilidade.
A compra de 36 novos trens traz consigo a expectativa de melhorar sobremaneira a qualidade da operação. Alguns destes trens já estão prontos e em fase de teste na fábrica da Alstom em Taubaté.
Segundo a concessionária, foram realizadas ações de manutenção nos trens. A revisão de 848 equipamentos de ar condicionado, manutenção das caixas redutoras, troca de rolamentos dos trens e substituição de 660 discos de freios.
A concessionária também afirma que realizou inspeções no conjunto de vias e de rede aérea que são indispensáveis para o bom funcionamento e segurança dos passageiros.
Foram realizadas a inspeção de todo o conjunto de rede aérea, incluindo pátios e vias auxiliares. Nos trilhos, 18,4 km de correções foram realizadas.
Além disso, novos equipamentos para a manutenção estão sendo adquiridos, sendo 22 em operação. A expectativa é de que mais 17 veículos possam compor a frota de manutenção da ViaMobilidade.
Projetos mais robustos, e pouco comentados, são aqueles que vão de fato atacar questões estruturais nas duas linhas. A modernização do sistema de energia e a atualização do sistema de sinalização são alvos de contratos assumidos pela Siemens no ano passado.
O objetivo de tais melhorias será propiciar uma eventual redução no intervalo dos trens. No caso da Linha 8-Diamante o intervalo poderá ser reduzido para até 4 minutos e na Linha 9-Esmeralda para até 3 minutos.
Em declarações recentes, o presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas, afirmou que os índices de falhas e de reclamações estão caindo. Existe a possibilidade deste número diminuir ainda mais com a chegada de novos equipamentos e trens, segundo o executivo.
E um novo CCO alguma novidade?
Trocar a sinalização para ATO ou CBTC, além de novas subestações de energia e mais segurança para coibir atos de vandalismo e furto de fios poderão fazer uma grande diferença.
para isso, precisa contratar mais guardas para vigiar as vias. Se for economizar, de nada adiantará todos esses investimentos para vir um FDP roubar fios e detonar com a operação . . .
É falado em tantos investimentos e não vemos nada acontecendo, tirando a reforma dos banheiros e compra de novos trens todo o resto da operação está um caos, limpeza de trens e vias, trens descarrilhando, sistema de energia em chamas literalmente, aonde estão esses investimentos em? Estão usando a compra de trens novos como muleta e sucateando os atuais pra validar o discurso, o mesmo modus operante de uma estatal com falta de verbas, e tudo isso pra botar a culpa na antiga operadora, investir em treinamento e supervisão dos sistemas já existentes não fazem que é o que vai manter as linhss funcionando como deveria, e enquanto isso a população sofre com uma operação desastrosa a troco do lucro garantido no bolso desses acionistas, somos muitos trouxas mesmo viu