ViaMobilidade é punida em R$ 160 mil por erros de manutenção e operação na Linha 5-Lilás

Comissão que monitora as concessões aplicou duas multas à concessionária por problemas em escada rolante e descumprimentos de procedimentos de operação
ViaMobilidade é punida por erro de manutenção e operação (Jean Carlos)
ViaMobilidade é punida por erro de manutenção e operação (Jean Carlos)

A concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação da Linha 5-Lilás, sofreu duas penalizações por descumprimento de cláusulas contratuais relacionadas a operação e manutenção do ramal.

As informações constam das deliberações 04-130/2024 e 05-130/2024 da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) divulgadas nesta quinta-feira, 26.

Punições por falhas de operação e manutenção (SPI)
Punições por falhas de operação e manutenção (SPI)

A primeira punição ocorreu devido ao descumprimento do roteiro de manutenção preventiva da escada rolante 08 da Estação Alto da Boa Vista. O descumprimento resultará em punição de R$ 40 mil para a concessionária.

A segunda penalidade é relacionada a descumprimento de procedimentos operacionais, cuja concessionária já é reincidente. A deliberação aponta que operadores da ViaMobilidade realizaram a troca  indevida do modo de condução do trem.

Além disso, há a acusação de parada longa, quando o trem fica a frente avança além do limite da estação. Nestas incongruências a penalidade aplicada será de R$ 120 mil.

Trem da Frota P da Linha 5 (Jean Carlos)
Trem da Frota P da Linha 5 (Jean Carlos)

Em ambos os comunicados, a CMCP ressalta que a concessionária poderá interpor recurso administrativo em até 15 dias, garantindo o direito de defesa da empresa.

A aprovação da deliberação ocorreu por unanimidade dos membros da comissão.

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  1. Bom Dia! Alguns questionamentos:

    “A primeira punição ocorreu devido ao descumprimento do roteiro de manutenção preventiva da escada rolante 08 da Estação Alto da Boa Vista.” (As escadas fixas e rolantes da estatal também tem cronograma?)

    “A deliberação aponta que operadores da ViaMobilidade realizaram a troca indevida do modo de condução do trem.” (O que seria isso?)

    “Além disso, há a acusação de parada longa, quando o trem fica a frente avança além do limite da estação.” (No METRÔ acontece direto, não alinham corretamente, ou avançam a próxima estação pela porta não abrir, e qual a punição?)

    OBS: Todo dia, percebo alguma porta com falha, isolada, e acontece algo ao metrô?

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