ViaMobilidade e ViaQuatro abrem vagas para aprendiz de manutenção exclusivas para mulheres

Seleção será feita em conjunto com o SENAI para preencher 20 posições em quatro ramais de trens operados pelas concessionárias
Vagas exclusivas para mulheres devem aumentar a participação feminina na concessionária (Jean Carlos)

A participação da mulher no setor metroferroviário é ainda um grande desafio. Em um ambiente majoritariamente masculino, a ViaMobilidade e a ViaQuatro decidiram incentivar a participação feminina em seus quadros.

Para isso as empresas abriram, juntamente ao SENAI Mariano Ferraz, novas vagas para aprendiz exclusiva para mulheres. As jovens, que deverão ter entre 18 e 21 anos, deverão receber um curso em Mecatrônica e atuar diretamente na manutenção da ViaMobilidade e da ViaQuatro.

As posiçõs abertas envolvem três operadoras, sendo cinco vagas na ViaQuatro, cinco vagas na ViaMobilidade 5 e 17 e dez vagas na ViaMobilidade 8 e 9.

O objetivo é prover conhecimento teórico e prático sobre os processos de manutenção e segurança garantindo uma formação profissional completa. O período de aprendizagem será de dois anos sob o acompanhamento de gestores da operadora.

Campanha “mobilidade é coisa de mulher” incentiva a maior participação feminina nos quadros (Jean Carlos)

Os pré-requisitos para se inscrever na vaga são:

  • Ter entre 18 e 21 anos
  • Ensino médio completo
  • Conhecimento básico do pacote office
  • Disponibilidade de horário para jornada de 06 horas diárias na empresa e 2 dias na semana de 8h horas diárias no SENAI Leopoldina, em São Paulo.  

As inscrições ficarão abertas até o dia 24/11 no portal de vagas da ViaMobilidade

De forma simultânea a concessionária também disponibiliza vagas para Agente de Atendimento e Segurança para mulheres. As profissionais atuam nas estações auxiliando na prestação do serviço e atuando na segurança e preservação dos ambientes.

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5 comments
  1. Lembrando que a CCR (VIAMOBILIDADE-VIAQUATRO) é a única empresa de transporte em SP que dá preferência de vagas de trabalho para mulheres ,parabéns a eles ,Cadê a CMSP e a CPTM fazendo isso ??? ,ah lembrei a estatal é machista né

  2. O Metrô é uma empresa tradicionalmente machista. A empresa levou “apenas” doze anos para permitir que mulheres pudessem participar do processo de seleção interna e treinamento para maquinistas.

    Hoje, por exemplo, não existe uma única mulher na diretoria do Metrô.

    Se existem concursos com cotas raciais, qual o problema de ter cota de gênero?

  3. respondendo ao Sérgio, da matéria “ViaMobilidade se recusa a assinar termo de compromisso proposto pelo Ministério Público”, já que lá o espaço para resposta foi fechado:

    os estudos para a modelagem do projeto foi feito pela CCR, custou R$ 1.280.562,50 e depois foi ressarcida. isso é fato público.

    sobre a pressa em assumir a concessão, há noticias de época em vários sites sobre isso. inclusive no mês de operação semi-integral , de 27/12/21 à 26/01/22, onde a CCR assumiu o controle das linha sob supervisão da CPTM, houve diversos problemas, e tanto CCR quanto auditor independente se adiantaram em responder que tudo estava ok e dentro da normalidade.

    o resto é notório, conversando com pessoas de dentro e vendo como o sistema funciona, dá para saber.

    sobre levar manifestação ao MP e à outros órgãos, pode ter certeza que sabemos tudo como fazer. não se preocupe com relação a isso.

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