ViaMobilidade está modernizando sistema de sinalização da Linha 8-Diamante

Substituição de componentes da década de 80 por equipamentos modernos faz parte das obrigações do contrato de concessão
Obras de modernização são realizadas na Linha 8-Diamante (Jean Carlos)
Obras de modernização são realizadas na Linha 8-Diamante (Jean Carlos)

Durante o feriado desta quinta-feira (02), a ViaMobilidade interditou a operação da Linha 8-Diamante entre Domingos de Moraes e Comandante Sampaio. O motivo foi a atualização do sistema de sinalização.

As intervenções, segundo a concessionária, foram realizadas durante as primeiras horas da operação comercial. Para permitir o tráfego de passageiros das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ônibus do sistema PAESE foram acionados.

Modernização da sinalização

A atualização do sistema de sinalização está prevista no contrato de concessão. O “Empreendimento 54 – ATC Linha 8” prevê a implantação do intertravamento microprocessado no “Domínio 2”.

Para compreender o que isso significa na prática, é necessário explorar conceitos mais avançados do sistema de sinalização ferroviário.

Melhorias do sistema de sinalização estão sendo implantadas (Jean Carlos)
Melhorias do sistema de sinalização estão sendo implantadas (Jean Carlos)

Os Domínios

Primeiramente, é importante definir o que é o “Domínio 2”. Quando o sistema de controle de trens foi implantado pela FEPASA nos anos 80 os trechos da Linha 8-Diamante, antiga Linha Oeste, foram divididos em cinco regiões, denominadas “dominios”.

Cada domínio é um setor de via que conta com Estações Mestras e postos de controle locais. A modelagem possibilita a continuidade da operação em caso de degradação do sistema de forma global.

Os domínios da Linha 8-Diamante e suas respectivas Estações Mestras são:

  • Domínio 1: Julio Preste- Domingos de Morais (estação mestra em Barra Funda)
  • Domínio 2: Imperatriz Leopoldina – Osasco (estação mestra em Osasco)
  • Domínio 3: Comandante Sampaio – Antônio João (estação mestra em Carapicuíba)
  • Domínio 4: Barueri – Itapevi (estação mestra em Itapevi)
  • Domínio 5: Santa Rita – Amador Bueno (estação mestra em Amador Bueno)
Domínios do sistema de sinalização da Linha 8-Diamante (STM)
Domínios do sistema de sinalização da Linha 8-Diamante (STM)

Histórico tecnológico

O sistema de sinalização implantado pela FEPASA era baseado em intertravamento por relés, equipamentos eletromecânicos, que funcionam de forma orquestrada para sinalizar as ocupações de vias e demais aspectos atrelados ao controle de tráfego.

Com o advento de novos sistemas de controle, a CPTM, quando ainda operava a Linha 8-Diamante, optou por atualizar a sinalização para o CBTC, baseada em sistemas eletrônicos e comunicação via rádio.

Para permitir a operação do CBTC, o sistema antigo deveria ser substituído por uma versão eletrônica com equipamentos microprocessados. Em termos práticos, os grandes equipamentos eletromecânicos seriam trocados por circuitos eletrônicos  e equipamentos portáteis.

Sistema de sinalização antigo na região da estação Osasco (Jean Carlos)
Sistema de sinalização antigo na região da estação Osasco (Jean Carlos)

As placas eletrônicas possibilitam a digitalização e programação das informações, tornando os processos mais rápidos e seguros, aumentando a confiabilidade do sistema de sinalização.

A CPTM executou com sucesso a troca do sistema antigo para o sistema atualizado nos domínios 1, 3 4 e 5. O “Domínio 2” é o único com sistema de sinalização antigo. É possível constatar isso observando itens simples como os sinaleiros.

Os sinais do Domínio 2 são do tipo unifocais, com apenas três aspectos (verde, amarelo e vermelho), que alternam de cores através de um leque interno controlado pelo sistema de sinalização. Todos os sinais dos demais domínios são bifocais com um aspecto (Vermelho superior e amarelo inferior).

Sistema de sinalização novo na região da estação Domingos de Moraes (Jean Carlos)
Sistema de sinalização novo na região da estação Domingos de Moraes (Jean Carlos)

As melhorias realizadas na Linha 8-Diamante visam promover esta atualização. O modelo de sistema microprocessado escolhido é o Westrace MK II de propriedade da Siemens.

A instalação do Westrace permitiria a implantação integral do CBTC, que foi parcialmente instalado na Linha 8, mas que não se constitui como obrigação contratual por parte da concessionária.

Apesar deste fato, existem conversas a respeito de atualizações profundas no sistema de sinalização das linhas 8 e 9 com a adoção de um modelo amplamente utilizado e inédito no Brasil.

Total
1
Shares
Previous Post

Metrô consegue leiloar ‘naming rights’ das estações Anhangabaú e Brigadeiro

Next Post
Trem da Linha 1-Azul (Jean Carlos)

Transporte no Metrô, CPTM e concessionárias de trens será gratuito nos domingos durante o ENEM

Related Posts