ViaMobilidade fará ‘mutirões’ para melhorar sensação térmica de passageiros da Linha 8-Diamante

Denominada de “Verão 2025”, iniciativa prevê ações operacionais focadas na verificação de aparelhos de ar-condicionado e dicas de saúde e bem-estar aos passageiros
Linha 8-Diamante deverá ganhar sistema de sinalização ATO (Jean Carlos)
Linha 8-Diamante deverá ganhar sistema de sinalização ATO (Jean Carlos)

A partir da próxima segunda-feira, 20, a ViaMobilidade dará início a mutirões na Linha 8-Diamante com o intuito de melhorar a sensação térmica dos passageiros durante o verão.

A ação, denominada “Verão 2025”, terá foco inicial nas estações Barueri, Palmeiras-Barra Funda e Osasco e prevê checagem de itens de manutenção, como aferição de temperatura de ar-condicionado, verificação de funcionamento de escotilhas e saídas de ar.

Até fevereiro, agentes de atendimento e segurança (AASs) realizarão um check-list relacionado à climatização dos trens, como a verificação de funcionamento das saídas de ar-condicionado.

Os passageiros também receberão dicas dos colaboradores de saúde e bem-estar como a importância de manter-se hidratado, se alimentar bem e usar roupas leves.

Salão Série 8900/Série A
Salão Série 8900/Série A (Jean Carlos)

A concessionária prometeu ainda um monitoramento constante da temperatura média dos trens. Se a temperatura em algum vagão ultrapassar 25°C, a CCO (Centro de Controle Operacional ) deve ser informada e equipes de manutenção estarão disponíveis para restabelecer a temperatura adequada.

A CCO também evitará que os trens façam paradas prolongadas nas estações, exceto quando for necessário para atendimento da equipe de segurança.

Total
0
Shares
6 comments
  1. Os trens não podem ter 25 graus como referência de problema! é muito quente! considerando que não há janelas que possam serem abertas nos vagões. 20 graus seria o ideal! mas claro, tem o custo operacional de manter está temperatura. A ViaMobilidade, faz propaganda de que deve ser feito como prática cotidiana.

  2. A temperatura ideal para ar-condicionado é entre 22°C e 24°C (há norma técnica afirmando isto), sendo 23°C a melhor temperatura.
    Abaixo de 22°C já fica muito fresco (ou frio até) para a maioria (ainda mais agora no verão que ninguém vai estar com agasalho).
    Acima de 24°C começa a ficar abafado/quente.

    Contudo, mais importante do que a temperatura real, é a sensação térmica.
    Exemplo: se estiver 25 graus, mas com uma velocidade muito baixa do ar nas suas respectivas saídas, e em um trem cheio, facilmente a sensação térmica vai ser superior a 25°, portanto muito abafado!

    Outro ponto importante é que não se pode medir a temperatura perto das saídas de ar, pois o ar sai mais gelado para poder se misturar ao ar do ambiente e chegar a uma temperatura ideal. Senão, vai dar uma falsa sensação de que a temperatura dentro do trem está fresca mesmo estando abafado para a maioria.

  3. A viamobilidade é tão incompetente que precisa fazer uma operação pra checar algo básico do funcionamento dos trens, hoje mesmo peguei um trem com 2 portas inoperantes no vagão, e nada aconteceu, melherou muito a questão de vagões sem ar condicionado, mas criar todo um marketing pra algo básico assim é ridículo

  4. Ué, mas esse sistema já é item de manutenção. O trem já deveria sair de manutenção com o equipamento revisado. A população merece um serviço de qualidade.

  5. é a viamobilidade mais uma vez “inovando”… depois da janelinha aberta, vem aí a medição de temperatura dentro do trem!

    ao invés de dar manutenção adequada nos trens , vai colocar vigilante para verificar a temperatura, que todo mundo sabe que é insuportável dentro dos trens.

    vai chamar a equipe de manutenção para reestabelecer (????) o ar condicionado caso a temperatura passe de 25 graus, como se atuar em ar condicionado fora da oficina fosse simples. sem contar que já tem sensor de temperatura no próprio equipamento de ar condicionado e que se há falha acusa pro maquinista.

    esse tipo de notícia só mostra a incompetência total dessa empresa, porque além de trabalhar mal, ainda divulga ações totalmente descabidas e sem nexo nenhum, mas que no ouvido de leigos e entusiastas que não conhecem trem, parece extraordinário.

Comments are closed.

Previous Post
Expresso Aeroporto terá o intervalo reduzido (Jean Carlos)

Expresso Aeroporto e Serviço 710 terão alterações operacionais neste fim de semana

Next Post
O People Mover do Aeroporto de Guarulhos

Após errar previsão, Tarcísio arrisca People Mover operando em março

Related Posts