A partir da próxima segunda-feira, 20, a ViaMobilidade dará início a mutirões na Linha 8-Diamante com o intuito de melhorar a sensação térmica dos passageiros durante o verão.
A ação, denominada “Verão 2025”, terá foco inicial nas estações Barueri, Palmeiras-Barra Funda e Osasco e prevê checagem de itens de manutenção, como aferição de temperatura de ar-condicionado, verificação de funcionamento de escotilhas e saídas de ar.
Até fevereiro, agentes de atendimento e segurança (AASs) realizarão um check-list relacionado à climatização dos trens, como a verificação de funcionamento das saídas de ar-condicionado.
Os passageiros também receberão dicas dos colaboradores de saúde e bem-estar como a importância de manter-se hidratado, se alimentar bem e usar roupas leves.
A concessionária prometeu ainda um monitoramento constante da temperatura média dos trens. Se a temperatura em algum vagão ultrapassar 25°C, a CCO (Centro de Controle Operacional ) deve ser informada e equipes de manutenção estarão disponíveis para restabelecer a temperatura adequada.
A CCO também evitará que os trens façam paradas prolongadas nas estações, exceto quando for necessário para atendimento da equipe de segurança.
Os trens não podem ter 25 graus como referência de problema! é muito quente! considerando que não há janelas que possam serem abertas nos vagões. 20 graus seria o ideal! mas claro, tem o custo operacional de manter está temperatura. A ViaMobilidade, faz propaganda de que deve ser feito como prática cotidiana.
A temperatura ideal para ar-condicionado é entre 22°C e 24°C (há norma técnica afirmando isto), sendo 23°C a melhor temperatura.
Abaixo de 22°C já fica muito fresco (ou frio até) para a maioria (ainda mais agora no verão que ninguém vai estar com agasalho).
Acima de 24°C começa a ficar abafado/quente.
Contudo, mais importante do que a temperatura real, é a sensação térmica.
Exemplo: se estiver 25 graus, mas com uma velocidade muito baixa do ar nas suas respectivas saídas, e em um trem cheio, facilmente a sensação térmica vai ser superior a 25°, portanto muito abafado!
Outro ponto importante é que não se pode medir a temperatura perto das saídas de ar, pois o ar sai mais gelado para poder se misturar ao ar do ambiente e chegar a uma temperatura ideal. Senão, vai dar uma falsa sensação de que a temperatura dentro do trem está fresca mesmo estando abafado para a maioria.
A viamobilidade é tão incompetente que precisa fazer uma operação pra checar algo básico do funcionamento dos trens, hoje mesmo peguei um trem com 2 portas inoperantes no vagão, e nada aconteceu, melherou muito a questão de vagões sem ar condicionado, mas criar todo um marketing pra algo básico assim é ridículo
Não seria o caso de verificarem os equipamentos meses atrás?
Ué, mas esse sistema já é item de manutenção. O trem já deveria sair de manutenção com o equipamento revisado. A população merece um serviço de qualidade.
é a viamobilidade mais uma vez “inovando”… depois da janelinha aberta, vem aí a medição de temperatura dentro do trem!
ao invés de dar manutenção adequada nos trens , vai colocar vigilante para verificar a temperatura, que todo mundo sabe que é insuportável dentro dos trens.
vai chamar a equipe de manutenção para reestabelecer (????) o ar condicionado caso a temperatura passe de 25 graus, como se atuar em ar condicionado fora da oficina fosse simples. sem contar que já tem sensor de temperatura no próprio equipamento de ar condicionado e que se há falha acusa pro maquinista.
esse tipo de notícia só mostra a incompetência total dessa empresa, porque além de trabalhar mal, ainda divulga ações totalmente descabidas e sem nexo nenhum, mas que no ouvido de leigos e entusiastas que não conhecem trem, parece extraordinário.