ViaMobilidade implanta novo painel de controle local na estação Palmeiras-Barra Funda

Equipamento atua em caso de queda do CCO, controlando os equipamento de sinalização localmente
Sistema de sinalização foi aprimorado na estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)
Sistema de sinalização foi aprimorado na estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está realizando de forma gradativa a modernização de seu sistema de sinalização. Desta vez a concessionária instalou um novo painel de controle local em Barra Funda.

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O sistema de sinalização é um dos componentes mais importantes para a operação ferroviária, pois o mesmo garante que os trens possam trafegar com distâncias seguras e intervalos regulados.

Vias na estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)
Vias na estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

O “Painel de Controle Local”, também conhecido pela sigla PCL, é um componente do sistema de sinalização que atua como redundância ao CCO. Caso o centro de controle operacional, por algum motivo, não consiga exercer suas funções, o PCL entra em ação.

Os equipamentos microprocessados e de rede são integrados a uma IHM (Interface Homem Máquina) que pode executar todas as funções do sistema de sinalização localmente. Isto inclui abertura de sinais, movimentação de máquinas de chave, liberação e bloqueio dos circuitos de via.

PCL da estação Palmeiras-Barra Funda (ViaMobilidade)
PCL da estação Palmeiras-Barra Funda (ViaMobilidade)

Para além do PCL, a concessionária realizou em junho a migração do CCO para o pátio Presidente Altino. A modernização do Domínio 2 (Imperatriz Leopoldina-Osasco) do sistema de sinalização da Linha 8-Diamante está em curso permitindo tempos de resposta mais rápidos e possibilidade de melhoria nas viagens.

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2 comments
  1. Então é melhor voltar para o sistema antigo, pq o trageto entre Itapevi e Barra funda, está cada dia mais lento. Os trens estão trafegando com uma velocidade absurdamente lenta, com composições superlotadas e as vezes sem o ar condicionado.

  2. E será que este equipamento também será operado pelos AAS ( Agentes de segurança e atendimento) aquele tipo de profissional que tem que se virá nos 30, todos as vezes que esta empresa mete os pés pelas maos, e que sempre auxiliam os usuários em segurança.., quando acontece qualquer ocorrência, principalmente descarrilhamentos, avaria de trens e afins…

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