A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, inaugurou em março a sua nova oficina de truques. O local deverá atender, além das linhas 8 e 9, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
A oficina de truques é um espaço cooperativo que deverá atuar em torno da plataforma de mobilidade do Grupo CCR em São Paulo. A grande estrutura recebe investimentos que chegarão a R$ 75 milhões até 2025.
O ambiente pode ser considerado um dos mais modernos e especializados em manutenção de truques ferroviários do Brasil. Foram adquiridas dezenas de novos equipamentos, inclusive itens importados, para a otimização da manutenção.
Ao todo deverão ser atendidos mais de 1.700 truques das diversas séries de trens operados pela ViaMobilidade e ViaQuatro. Os equipamentos são fabricados por Alstom, CAF e Hyundai Rotem.
O local tem capacidade para atender diversos tipos de truques com diferentes bitolas. Sendo o valor mínimo a bitola métrica de 1.000 mm até a bitola larga de 1.600 mm englobando também a bitola internacional de 1.435 mm.
Cerca de 40 empregados deverão atuar diretamente na oficina. Alguns trens, com idade mais avançada, já estão chegando em marcos de revisão elevados, o que necessita intervenções de maior complexidade.
A oficina é montada em um esquema de linha de montagem. O truque antigo é desmontado e passa por diversas revisões. Mecânica, pneumática e elétrica. Pinturas e lubrificações também ocorrem.
O processo de montagem e testes também está disponível através de máquinas de ensaios não destrutivos e testes elétricos de tração.
Com uma grande gama de equipamentos, é possível restaurar um truque ferroviário em todas as suas disciplinas, de forma que os mesmos possam retornar novos para os trens de origem. A estimativa é de que 30 truques sejam atendidos mensalmente, ou seja, um equipamento por dia.
A oficina também focou no aspecto sustentável ao implantar uma oficina de tratamento de água de reuso (ETAR). Toda água utilizada em atividades de lavagem deverá ser tratada e reaproveitada.
Um reservatório com capacidade para 20 mil litros deverá armazenar água das chuvas. A expectativa é de que 160 mil litros de água sejam economizados mensalmente.
Os investimentos realizados não estão contemplados nos contratos de concessão de nenhuma das concessionárias, sendo um investimento próprio do Grupo CCR. Estrategicamente, será mais vantajoso manter as manutenções de alta complexidade dentro do próprio ambiente, eliminando a dependência de serviços externos.
Acho positivo esse tipo de estrutura, além de necessário.
Muito bem pensado. Parabéns.
Estrutura mais do que necessária, não há do que reclamar da concessionária neste ponto