ViaMobilidade inicia obras na estação Santa Terezinha, da Linha 8-Diamante

Reforma inclui novos banheiros na estação, implantação de cobertura na passarela de acesso, além de melhorias de acessibilidade
Implantação da passarela da estação (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmralada de trens metropolitanos, iniciou no final de 2022 as obras de melhorias da estação Santa Terezinha. Localizada na Linha 8-Diamante, a parada é atualmente a de menor movimentação do trecho.

As intervenções estão previstas no contrato de concessão e visam revitalizar o ambiente e prover melhores condições de conforto e segurança aos passageiros. O site esteve presente na estação Santa Terezinha e pôde observar o avanço de algumas atividades.

Dentre as principais estão a implantação da cobertura na passarela que dá acesso à estação. Até então o local era descoberto expondo os passageiros a intempéries. Juntamente com a cobertura, a iluminação está sendo revitalizada.

Também foi possível visualizar ações sendo realizadas no mezanino da estação e nas escadas fixas. O contrato previa a implantação de um elevador, mas o mesmo já foi instalado pela CPTM antes da concessão.

Além disso, estão previstas outras atividades na estação como a regularização da altura e das plataformas, instalação de canaletas nas escadas para bicicletas, portões nas extremidades das plataformas, novos sanitários e nova SSO.

Na área externa da estação serão realizadas obras para permitir integração e acessibilidade da estação com os pontos de ônibus na Avenida Deputado Emílio Carlos que também contará com paraciclos. Áreas para embarque e desembarque de veículos também serão implantadas.

Confira na íntegra a nota da concessionária:

“A ViaMobilidade realiza melhorias nas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Em 2022 foram realizadas, em todas as estações das linhas, revitalização dos banheiros e pinturas, inclusive nas passarelas. Além disto, foram iniciadas as intervenções na estação Santa Terezinha, previstas na concessão. Estas intervenções englobam atividades como complementação para diminuir o vão e a altura entre o trem e a plataforma, portões para o fechamento da estação nas duas extremidades, canaletas para acessibilidade de bicicletas nas escadas fixas de acesso à plataforma e cobertura metálica da passarela de acesso ao saguão de bilheteria, com nova iluminação e itens de acessibilidade, como piso tátil direcional, construção de novos sanitários, instalação de nova SSO (Sala de Supervisão Operacional), entre outras melhorias.

O Acesso Sul da Estação Santa Terezinha passará por requalificação, contemplando a integração com os pontos de ônibus na Avenida Deputado Emílio Carlos, com acessibilidade e paraciclos. Na Avenida Deputado Emílio Carlos está prevista a adequação da travessia de pedestres junto à passarela da estação. Também serão implementadas áreas de embarque e desembarque preferencial nos dois lados da avenida.”

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Antônio João tem que ser totalmente reconstruída, a prefeitura de Barueri e as empresas do entorno deveriam se associarem com a ViaMobilidade para isso e a concessionária tem que mostrar mais serviço nesse sentido para não continuar a ter o risco da concessão cassada!

Comments are closed.

Previous Post

Estação Adolfo Pinheiro tem comunicação visual renovada

Next Post

Estação Penha da Linha 2-Verde começou a ter a vala de fundo concretada

Related Posts