ViaMobilidade obtém ‘apoio financeiro’ de R$ 4,6 bilhões do BNDES

Concessionária que opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos receberá o montante para realizar investimentos da concessão
Trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou nesta segunda-feira, 9, que aprovou um “apoio financeiro” no valor de R$ 4,6 bilhões para a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável por operar as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que antes estava nas mãos da CPTM.

Os recursos serão usados no plano de investimento da empresa, que detém a concessão por 30 anos dos dois ramais. Como parte do contrato firmado junto ao governo do estado, a ViaMobilidade deverá aportar R$ 6,5 bilhões em melhorias nas linhas até 2027, incluindo a compra de 36 novos trens, fechada com a Alstom.

Segundo o banco de fomento, R$ 2,5 bilhões do pacote serão fornecidos “via debêntures sustentáveis, R$ 850 milhões como BNDES FINEM e R$ 1,25 bilhão na forma de um subcrédito backstop (garantia para cobrir financiamentos futuros)”.

Projeção mostra como será o trem da ViaMobilidade (Alstom)

A operação de crédito é semelhante a que foi estruturada para a Linha Universidade, que irá operar a Linha 6-Laranja, ou seja, na modalidade project finance, cujas garantias são provenientes da própria concessão, o que alivia o caixa da empresa.

“Trata-se da maior emissão de debêntures de infraestrutura verdes ocorrida no mercado de capitais brasileiro até o momento. O subcrédito backstop consiste em mecanismo de estímulo para que haja a entrada de novos credores no projeto, permitindo a sindicalização dos riscos na estrutura do financiamento, ao mesmo tempo em que assegura que todo o funding do projeto já esteja equacionado”, explicou o BNDES.

Primeiro ano de gestão da ViaMobilidade cheio de problemas (Reprodução/Youtube)

Melhoria no serviço

O próprio banco explicou em seu comunicado algumas melhorias previstas na concessão. Segundo informado pela ViaMobilidade, o objetivo é aumentar a velocidade média dos trens de 39 km/h para 43 km/h e de 41 km/h para 43 km/h para as linhas 8 e 9, respectivamente. Já a meta de redução do intervalo entre trens é de 5 minutos para 4 minutos e de 5 minutos para 3 nas linhas 8 e 9, respectivamente. Graças a isso será pssível ampliar a capacidade de transporte em 25% na Linha 8 e em 67% na Linha 9. Já sobre a entrega dos primeiros trens da Alstom, a previsão é que isso ocorrerá ainda no começo de 2023.

O anúncio ocorre perto do primeiro aniversário de operação plena pela ViaMobilidade, que ocorrerá no dia 27 de janeiro. No período, no entanto, a concessionária passou por vários problemas, com falhas frequentes, acidentes e até o falecimento de um funcionário de manutenção. A insatisfação dos passageiros cresceu a ponto de o Ministério Público ter iniciado um processo no qual pretende convencer o governo do estado a anular a concessão, o que não era intenção da gestão anterior.

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3 comments
  1. Cadê os trens novos da via mobilidade e a devolução dos trens para a CPTM? Não era em janeiro de 23 que tudo ia acontecer??

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