As obras de expansão da Estação Santo Amaro deverão atrasar novamente. Diante de tal situação, o governo do estado, por meio da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), deverá aplicar penalidades à concessionária ViaMobilidade.
O principal investimento da concessão da Linha 5-Lilás era a ampliação da Estação Santo Amaro. A obra visa trazer mais conforto aos passageiros, sobretudo na transferência com a Linha 9-Esmeralda.
A expansão deveria ter sido entregue em outubro de 2021. Quando já era claro que o trabalho estava atrasado em agosto daquele ano, ocorreu o desabamento da estrutura metálica no rio Pinheiros.
Em 2023, a concessionária realizou a contratação de uma nova empresa, a EGTC Infra, para refazer a obra. O prazo previsto para conclusão era até o final de 2024, ou seja, houve descumprimento da previsão pela própria concessionária.
Diante deste cenário a CMCP, através da deliberação 03-130/2024 reconheceu o evento de desequilíbrio relacionado ao atraso do empreendimento. O valor atualizado em novembro de 2024 é de R$ 48,9 milhões em favor do poder concedente.
O governo ainda deverá definir de que forma o reequilíbrio se dará. Cabe citar que as penalidades podem ser realizadas por meio de pagamentos diretos ou com descontos em remunerações futuras.
Quanto às obras de ampliação. O mais provável é que elas possam ser entregues durante o ano de 2025.
ah, deixa eu ver se eu adivinho, daqui uns dias o governo, vai informar a empresa que ela não precisará mais pagar a multa pois ela poderá usar o dinheiro para fazer investimentos, tipo terminar esta mesma obra, que devido a ” excelencia” na execução desta obras, a mesma não ficou pronta em tempo, que coisa ehem…
Poderá em 2025, ou será em 2025 ??? É sempre assim: poderá, deverá, ou seja: certeza nenhuma !!! Ah, eu me esqueci: aqui não é a CHINA !!!