Durante o último domingo (30), a ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás, realizou uma grande troca de trilhos entre as estações Giovanni Gronchi e Vila das Belezas. A operação contou com grande número de funcionários e foi a maior de troca de trilhos realizada na Linha 5-Lilás.
A troca de trilhos é uma atividade de manutenção que garante a substituição de barras desgastadas por novas com o perfil adequado para que os trens rodem com segurança.
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No caso do trecho alvo de manutenção, inserido em uma grande curva, os desgastes ocorrem na lateral do trilho. Isso ocorre principalmente por conta da inclinação do trem na curva (superelevação) e das forças atuantes no contato roda trilho.
A atividade compreendeu a troca de 680 metros de trilhos que foram divididos em pedaços menores para soldagem em campo. A atividade requereu mais tempos do que as 3 horas geralmente disponíveis para as atividades de manutenção.
Além do posicionamento dos trilhos, existe o controle tecnológico de cada solda a ser realizada, o que garante que os serviços sejam bem executados e evita retrabalhos.
Para além desta questão, o trecho também precisava de cuidados especiais já que existem equipamentos associados aos trilhos que precisam ser bem conectados. Podemos citar alguns como bobinas de impedância, engraxadeiras e contadores de eixo do sistema de sinalização.
Portanto, apesar de ser apenas uma troca simples, a atividade envolveu mais de 50 funcionários que atuaram, além dos serviços de via, em atividades especiais para que os equipamentos de apoio pudessem funcionar normalmente.
A atividade foi finalizada às 13h03 do domingo. Ainda estão previstas trocas futuras de trilho na mesma região. O trilho que foi trocado é original da operação da Linha 5-Lilás e durou cerca de 20 anos até ser substituído por um novo modelo.
ué, não vão criticar?
que milagre
Nem criticar nem elogiar, montaram um circo pra uma atividade rotineira
ah se fosse o metrô…
uau, porque o metrô estatal que é tão prudente e responsável não tinha feito isso antes??
Pois não era necessário na época, só lembrando que faz 4 anos que a linha 5 foi cedida, tempo suficiente para problemas como este só virem a tona após a concessão. Que comentário mais sem embasamento