ViaMobilidade recebe nova locomotiva e vagões para manutenção de rede aérea

Uma locomotiva do modelo G8 e quatro vagões adaptados para serviços de rede aérea irão atuar na manutenção da ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9
Nova locomotiva G12 da ViaMobilidade (ViaMobilidade)
Nova locomotiva G12 da ViaMobilidade (ViaMobilidade)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, recebeu recentemente uma nova locomotiva para o serviços de manutenção. Trata-se da primeira locomotiva própria da concessionária que ainda receberá outros veículos especiais para manutenção.

A locomotiva, segundo a concessionária, é do modelo G8 e foi adquirida para atuar como veículo auxiliar na manutenção das Linhas 8 e 9. Sua principal função será tracionar equipamentos de maior peso.

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Dentre estes equipamentos estão os vagões de rede aérea que também foram adquiridos pela concessionária e chegaram ao pátio de Presidente Altino. Ao todo são quatro vagões que permitirão a inspeção de até 100 metros de rede aérea numa altura ideial.

Os veículos trarão maior rendimento para as atividades de manutenção, seja na Linha 8-Diamante ou na Linha 9-Esmeralda.

Dentre as principais características técnicas da nova locomotiva, citamos:

  • Potência Bruta: 1650 HP
  • Peso Total (abastecida): 80.000 kg
  • Velocidade Máxima: 68 km/h
  • Cap. Tanque de Combustível: 4.000 L
  • Comprimento entre Engates: 14.376 mm
  • Largura: 2.819 mm
  • Altura: 4.000 mm
  • Bitola: 1,00 m / 1,60 m
    Motor Diesel
  • Modelo: 645-E
  • N° de Cilindros: 12
  • Disposição dos Cilindros: 45° “V”
  • Princípio de Funcionamento: 2 Tempos
    Truque
  • Classes dos Truques: B-B
    Motor de Tração
  • Modelo: D-29 / D-31
  • Tipo: C.C.

A ViaMobilidade ainda pretende adquirir uma segunda locomotiva própria para compor seu parque de veículos de manutenção. Desta forma será possível garantir maior flexibilidade nas atividades das duas linhas que opera

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3 comments
  1. É só fazer uma pesquisa básica no google sobre as locomotivas EMD G/8.

    Embora antiga, é uma excelente locomotiva com mecânica simples, durável e com baixo custo de manutenção.

    Mesmo que já não sirva para tracionar pesados trens de carga, será muito útil para Viamobilidade realizar os serviços de manutenção.

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