A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, recebeu recentemente uma nova locomotiva para o serviços de manutenção. Trata-se da primeira locomotiva própria da concessionária que ainda receberá outros veículos especiais para manutenção.
A locomotiva, segundo a concessionária, é do modelo G8 e foi adquirida para atuar como veículo auxiliar na manutenção das Linhas 8 e 9. Sua principal função será tracionar equipamentos de maior peso.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Dentre estes equipamentos estão os vagões de rede aérea que também foram adquiridos pela concessionária e chegaram ao pátio de Presidente Altino. Ao todo são quatro vagões que permitirão a inspeção de até 100 metros de rede aérea numa altura ideial.
Os veículos trarão maior rendimento para as atividades de manutenção, seja na Linha 8-Diamante ou na Linha 9-Esmeralda.
Dentre as principais características técnicas da nova locomotiva, citamos:
- Potência Bruta: 1650 HP
- Peso Total (abastecida): 80.000 kg
- Velocidade Máxima: 68 km/h
- Cap. Tanque de Combustível: 4.000 L
- Comprimento entre Engates: 14.376 mm
- Largura: 2.819 mm
- Altura: 4.000 mm
- Bitola: 1,00 m / 1,60 m
Motor Diesel - Modelo: 645-E
- N° de Cilindros: 12
- Disposição dos Cilindros: 45° “V”
- Princípio de Funcionamento: 2 Tempos
Truque - Classes dos Truques: B-B
Motor de Tração - Modelo: D-29 / D-31
- Tipo: C.C.
A ViaMobilidade ainda pretende adquirir uma segunda locomotiva própria para compor seu parque de veículos de manutenção. Desta forma será possível garantir maior flexibilidade nas atividades das duas linhas que opera
Essas locomotivas são dos anos 50 e são mantidas funcionando até hoje.
fonte?
É só fazer uma pesquisa básica no google sobre as locomotivas EMD G/8.
Embora antiga, é uma excelente locomotiva com mecânica simples, durável e com baixo custo de manutenção.
Mesmo que já não sirva para tracionar pesados trens de carga, será muito útil para Viamobilidade realizar os serviços de manutenção.