A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu neste final de semana o segundo novo trem da Série 8900 no pátio Presidente Altino.
A segunda de 36 composições fabricadas pela empresa francesa Alstom faz parte do plano de investimentos delegados no contrato de concessão que prevê a renovação da frota de trens.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O primeiro trem da nova série começou a operar no começo do mês de junho após longo período de comissionamento, fase onde são realizados os testes de desempenho operacional.
A expectativa é de que o período de comissionamento do segundo trem seja realizado de forma mais rápida, tendo em vista que as principais pendências foram mapeadas no teste do trem “cabeça de série”.
Apesar da chegada da segunda composição, o cronograma de entrega das demais unidades está bastante atrasado. A Alstom, responsável pela fabricação dos novos trens, alega que os impactos da pandemia causaram adversidades na cadeia global de suprimentos, sobretudo na de semicondutores.
Na última semana a composição A01 sofreu uma falha operacional que resultou no desembarque de passageiros na via. Segundo relatos, os reparos foram realizados e o trem já voltou a operar normalmente na Linha 9-Esmeralda.