ViaMobilidade revela ter substituído 20 km de trilhos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Meta da empresa é implantar mais 40 quilômetros de novos trilhos até o final de 2024. Dormentes de madeira serão gradativamente substituídos por versões em concreto, mais resistentes
ViaMobilidade trocou 20 quilômetros de trilho (Jean Carlos)
ViaMobilidade trocou 20 quilômetros de trilho (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, executou desde o início da concessão, em janeiro de 2022, a troca de 20 quilômetros de trilhos antigos por novos, informou a empresa.

O processo de modernização na via permanente é uma das premissas da concessão que terá duração de 30 anos. A troca mais recente foi realizada entre as estações Jurubatuba e Autódromo, onde foram substituídos cerca de dois quilômetros de trilhos.

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A meta da empresa é realizar ainda em 2023 a substituição de mais 10 quilômetros de trilhos antigos por novos, atingindo a marca de 30 quilômetros. Para 2024 a meta é trocar mais 30 quilômetros.

Solda de trilhos na estação Autódromo (ViaMobilidade)
Solda de trilhos na estação Autódromo (ViaMobilidade)

Para além da troca de trilhos, os dormentes, elementos que fazem a sustentação e distribuição dos esforços da via para o lastro, também estão sendo trocados.

Atualmente as linhas 8 e 9  possuem cerca de 400 mil dormentes, sendo que 100 mil deles são de concreto. Os demais deverão ser substituídos gradualmente, sendo programados 15 mil novos dormentes em 2023, 18 mil em 2024 e a partir de 2025 serão 10 mil por ano.

Dormentes de madeira serão substituídos por concreto (Jean Carlos)
Dormentes de madeira serão substituídos por concreto (Jean Carlos)

Desde o início dos trabalhos já foram substituídos 4,7 mil dormentes de madeira por concreto. A vantagem em se adotar este modelo é o menor desgaste ao longo do tempo e a melhoria da estabilidade da via.

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2 comments
  1. e a recuperacao de pontos de falha/lentidao? pararam de divulgar?
    deveria servir de exmplo pras outras linhas..liberando assim a velocidade de tartaruga dos nossos trens

    e pensar que em 1980 julio prestes -interlagos era feito em 40 mins

    como pode isso ter mudado pra pior ?

    1. Nunca um trem fez em 40 minutos em 1980, pois a linha sul (Osasco-Jurubatuba) estava fechada para obras nessa época.

      Em 1961 o trem fazia esse percurso em 40 minutos pois quase não haviam estações para o trem parar e o número de trens em circulação era muito menor. Quanto menor o intervalo entre trens, maior será a circulação e o tempo de viagem.

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