A concessionária ViaMobilidade, responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, antes pertencentes a CPTM, decidiu não assinar o Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público em relação às falhas ocorridas nos primeiros meses de operação da concessão (leia aqui).
Na resposta enviada à Promotoria, a empresa afimrou que a responsabilidade das falhas vem da gestão da CPTM pois, segundo a concessionária, recebeu as linhas em péssimas condições.
“Os incidentes noticiados na mídia de suposta má prestação de serviço derivaram em boa parte de razões de ordem técnica preexistentes, que tem natureza imprevisível ou, quando previsível, causa impacto cuja extensão não se pode estimar com antecedência”, declarou a ViaMobilidade ao Ministério Público.
A concessionária, por outro lado, afirmou que a operação dos dois ramais de trens metropolitanos tem melhorado de forma progressiva desde os incidentes do começo do ano. “É inegável que a situação dos meses iniciais da operação comercial se inverteu e, hoje, é bastante distinta; as falhas nas Linhas 8 e 9 se reduzem de forma perceptível, e sua ocorrência cada dia mais se torna excepcional”.
Com o fim do prazo para que a ViaMobilidade aceitasse as condições propostas, o Ministério Público afirmou ao jornal Folha de São Paulo que haverá uma reunião com a Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões da Secretaria de estado de Transportes Metropolitanos e com a CPTM para decidir sobre um pedido de indenização e até uma eventual rescisão contratual.
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 assumiu a operação dos dois ramais no final de janeiro e tem um contrato de concessão de 30 anos que prevê investimentos bilionários, incluindo a compra de 36 trens novos.
O MP tá de brincadeira de mais não sabe distinguir um a bitola do metrô
Desde a assinatura do contrato de concessão a Via Mobilidade já investiu mais de R$ 1 bilhão na compra de 36 trens novos e na aquisição do novo sistema de sinalização para o trecho Osasco-Domingos de Moraes. Será que R$ 1 bilhão em um ano é pouco investimento?
Em 25 anos de gestão da CPTM, a Linha 8 não recebeu um único trem novo (a série 8000 não é da CPTM e foi meramente alugada da Caf).
8000 foi série nova da Linha 8, independente de ter sido alugada ou não.
Trem alugado pode ser devolvido ou trocado de lugar a qualquer momento. E foi isso o que aconteceu com a série 8000.
E se esse modelo fosse bom, teria sido adotado em toda a CPTM, não apenas para a Linha 8.
a CPTM foi a empresa que mais comprou trens na américa latina na ultima década.
os trens série 8000 ao final do contrato ficam com a CPTM.
Se fosse ruim, já teriam largado fora.
Quem disse que não houve investimentos por parte da CPTM? Lógico que houve muitas deficiências, porém houve uma significativa melhoria nas duas linhas por parte da CPTM. Tanto é que até um período anterior a entrega das linhas para a concessão, as duas linhas eram consideradas as duas melhores da CPTM. Eu mesmo já vivenciei isso antes da Concessionária assumir as duas linhas e posso comprovar que, apesar de algumas deficiências, mas as linhas tinham uma eficiência muito boa até. E depois, quando tive que usar a linha 8 novamente, já nas mãos da concessionária, vi que regrediu um pouco no padrão de eficiência como um todo. Palavras de um usuário não frequente da Linha 8 Diamante.
lá vem o sócio da CCR outra vez.
se o investimento em 30 anos é de 3 bilhoes, entao já investiu 1/3
e os outros 2/3 vão dar contas dos proximos 29 anos?
ou a CCR é a boazinha e vai tirar dinheiro do bolso?
pode ter certeza que pagaremos , enquanto contribuinte, o triplo por cada real investido pela CCR.
Uma dúvida
porque essas caixas só tem visualmente três portas em cada carro?
Tá certo de não assinar nada.
Quero ver processar e tirar a concessão deles
O MP tá fazendo chantagem e blefando.
A ccr pagou o documento com as propostas para concessão. Botou pilha no governo dória/ Garcia para que o estado entregasse logo para eles assumirem o quanto antes. Ficaram 7 meses em transição, sendo que o último mês de operação deles. Fez o auditor independente assinar o documento em 27 de Janeiro dizendo q a ccr estava apta a assumir a concessão. Agora a ccr vem se fazer de santa dizendo que pegou bucha e não sabia nem teve tempo de saber???
A verdade é que acharam q poderiam implantar nas linhas 8 e 9 o padrão viaquatro, de pouco funcionário e pouco investimento. Quando viram que a coisa não dava para ser levada na brincadeira, ligaram o f*. É assim q estão as duas linhas hoje.
O grande temor é que estas malditas concessões mal feitas continuem na gestão do tal Tarcísio. Deveriam ter explorado muito melhor tal concessão, como uma eventual cooperação para implantação dos trens até Sorocaba.
Pode ter certeza que vai, o TIC/L7 está nos planos de governo dele.
essa concessão foi modelada pela própria CCR. ela que “recomendou” ao poder concedente excluir a unificação da estação lapa, as passarelas nas estações da marginal pinheiros, dentre outras coisas. ficou o básico do básico.
a CCR que pressionou o governo para que saísse logo essa concessão.
se a CCR está penando para operar as linhas 8 e 9, quando pegar a linha 7 …. vai puxar trem de carroça. e na linha 7, se cair o padrão de qualidade e começar a ter um monte de falhas, o povo quebra tudo.
vamos entender de uma vez por todas, que serviço público é feito pelo estado e não é uma mercadoria. concessionarias só sugam o erário publico e tem contratualmente sempre retorno financeiro do estado, o chamado reequilíbrio financeiro. se até as rodovias que ganham fortunas , o governo faz repasses , imagina o transporte público?
Você faz afirmações graves aqui que deveriam ser levadas ao MP , se realmente tiver como sustentar o que fala.
Se não puder sustentar , é só calúnia, sujeita a processo no seu lombo pra deixar de ser inconsequente.
Torce pra CCR considerar você um insignificante e não te processar
Certíssima em não assinar, se tivesse assinado estaria assumindo os problemas oriundos da CPTM ,ainda bem que é uma empresa esperta e sabe o que está fazendo,até Pq o MP (MINISTÉRIO PÚBLICO) não sabe nem o que é uma bitola kkkk