ViaMobilidade suspeita de ações de sabotagem nas linhas 8 e 9

Declaração ocorreu depois de rompimento de cabos de fibra ótica no sábado (08). Argumento já foi utilizado pelo ex-governador Rodrigo Garcia para justificar problemas nas linhas concedidas
Sistema de sinalização foi afetado pelo vandalismo (Jean Carlos)
Sistema de sinalização foi afetado pelo vandalismo (Jean Carlos)

No sábado (08), a Linha 9-Esmeralda operada pela ViaMobilidade teve problemas de operação em decorrência de falhas no sistema de sinalização. Diante da adversidade, a empresa alegou que os problemas podem envolver sabotagem.

Não é a primeira vez que o termo “sabotagem” é utilizado para se referir aos problemas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. No ano passado, o ex-governador Rodrigo Garcia mencionou que funcionários da CPTM poderiam ter provocado falhas. Apesar disso, não houve nenhuma confirmação nesse sentido até hoje.

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No caso mais recente, ocorrido neste sábado, as falhas que envolveram problemas no sistema de sinalização estão atreladas ao rompimento de cabos de fibra óptica. Esse sistema é fundamental para a comunicação de dados entre o CCO e os trechos.

Pátio Presidente Altino (Jean Carlos)
Pátio Presidente Altino (Jean Carlos)

Segundo a concessionária, a ação de vandalismo ocorreu no pátio Presidente Altino. Os cabos foram cortados, mas não foram necessariamente removidos.

Além desta ocorrência, a concessionária alega ter registrado mais três ações da mesma natureza na região de Mendes-Vila Natal, Engenheiro Cardoso e pátio de Presidente Altino. Todas elas possuem as mesmas características, corte de cabos sem furto.

Em comunicado, a ViaMobilidade informou que realizou o boletim de ocorrência e diz entender que as ações são deliberadas e intencionais.

“A concessionária registrou boletim de ocorrência. Além deste, outros três fatos recentes, com as mesmas características, foram constatados, o que levou a empresa a entender que se trata de ação deliberada que, pelo modus operandi, indica interesse ou tem como objetivo prejudicar a operação, seus clientes e a segurança do sistema.”

A concessionária utilizou também o termo “sabotagem” para se referir aos problemas no sistema de sinalização envolvendo danos ao sistema de transmissão de dados.

Locais com segurança precária

Cabe citar que todos os locais referidos possuem problemas em relação a segurança pública e pontos de vulnerabilidade por onde é possível acessar a faixa de domínio. Em algumas estações pessoas acessam as vias com pouco ou nenhum equipamento de segurança.

Não era raro até pouco tempo ver “gatos” de energia próximos a linha férrea onde cabos energizados passam sob as vias gerando ocupação falsa de trechos.

O furto de cabos em algumas destas regiões não é novidade e nem uma exclusividade da concessionária. A CPTM, empresa que operou a Linha 8 e 9 até o começo de 2022, também lidava com estas questões.

"Passageiro" acessou a via sem qualquer supervisão ou equipamento de segurança (Jean Carlos)
“Passageiro” acessou a via sem qualquer supervisão ou equipamento de segurança na estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

Nas demais linhas  da CPTM e no Metrô, especialmente na Linha 3-Vermelha, os casos de furto de cabos de fibra óptica também ocorrem. Geralmente estes cabos são confundidos com cabos de cobre que possuem maior valor.

Anos atrás, a CPTM abriu chamamento público para buscar soluções contra o furto de cabos, fato que também faz com que os trens operam em velocidades menores por segurança.

Além disso, segundo apurou o site, ações de natureza peculiar têm ocorrido nas linhas 8 e 9 gerando falhas que não seriam ocasionadas de “forma natural”.

Sistema de sinalização é afetado por problemas nos cabos óticos (Jean Carlos)
Sistema de sinalização pode ser afetado por problemas nos cabos óticos (Jean Carlos)

Ações de segurança

A concessionária informou que tomará providências quanto à segurança por meio da Secretaria de Segurança Pública e também acionará a Secretaria de Parcerias em Investimentos uma vez que os danos causados e seus impactos na operação são passíveis de multas.

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  1. Uma questão: quem vai querer sabotar algo que vem se sabotando desde quando começou? Desde o primeiro momento só se fala em “sabotagem”, nunca no pouco tempo de migração, na redução de equipe de manutenção, etc…

    Falando bem sério: o que menos tanto entes como a CPTM quanto a população em si quer é problemas com sistemas de transporte público. Tanto que lembro bem que a CPTM se prontificou a ajudar a concessionária, senão nem trem teria na mão.

    A questão dos furtos de cabo já se explica no texto. Me lembro que quando o Avelleda controlou a CPTM, ele projetou para que toda a linha ganhasse muros para inibir acidentes e furtos, deixando as áreas próximas as estações com gradis por segurança (para facilitar a visualização de quem tenta entrar sem pagar por exemplo).

    O interessante seria a própria ViaMobilidade criar um mapa de risco (na verdade até já deve ter) com todos os pontos onde há riscos de furtos de cabos. Isso pode ser somado a investigação de pontos de compra de sucatas nas proximidades, com isso podendo identificar receptadores dos cabos furtados. Itapevi por exemplo é uma área que facilmente ladrões de cabos (que não são diferentes de eleitores do salnorabo e apoiadores do capitalismo selvagem – onde vale quem rouba mais, porque capitalismo é roubar de um para fazer o conforto do outro) conseguem trocar o produto do furto em pontos de coletas localizados (e tolerados) pela cidade.

  2. Cara…Essa questão da sabotagem está tendo algumas provas mais concretas. Mas se há sabotagem é algo que a própria empresa deve tratar internamente, pois um conflito desses está afetando milhares de pessoas quase diariamente…Está na hora da Viamobilidade mostrar de fato que a gestão privada é mais eficiente que a pública, pois isso me parece cada vez mais problema de gestão do que a transição do serviço!

  3. O nome disso é roubo de cabo para vender cobre. Ladrão não sabe o diferenciar por fora o que é cada coisa no sistema. Se ele cortou o cabo e não achou cobre, ele vai largar pra lá e procurar outro alvo.

    A ccr sabia exatamente o que ia pegar, pois lembro muito bem que isso foi um dos questionamentos do consórcio . Quem tiver dúvidas só consultar os inúmeros documentos de rodadas de perguntas e respostas.

    Aliás, foi a ccr quem recriou a mip das linhas 8 9 (depois do fracasso da triunfo) e fez pressão no governo dória para que o edital e o leilão fosse para a praça o quanto antes. O resto é desculpa. Quem te não conhece, que te compre

  4. Obviamente que existe sabotagem nas linhas da CPTM e Via Mobilidade e obvio que sindicalistas estão envolvidos. alem disto tem a questão CRIMINOSA de furtos de cabos ! Como colocaram aqui, a concessionaria deve fazer um mapa de risco e trabalhar com sua area de segurança e os areas de segurança publica do estado de SÃO PAULO para resolver os problemas !

    1. Você deveria apresentar suas provas a polícia, já que tem certeza de quem são os autores da “sabotagem”.

      Só podia explicar também como esses roubos de cabos ocorrem já há tempos no pátio de presidente altono, e também ocorrem em outras linhas da empresa. Tem também roubo de cabos da telefônica e da Enel. Bandidos também entram em escolas e creches para furtar cabos e outros pertences. Ah, e também roubam tampas de bueiro, devem ser sabotagem do sindicato da Sabesp …..

  5. se tem sabotagem, é alguem (ou “alguéns”) que não querem saber nada de concessão. Não espero nada de pessoas ligadas a movimentos politicos

    1. Inclusive de movimentos políticos ultra liberais., que amam essa destruição desenfreada do patrimônio público, que não vão admitir nunca que essa concessão está sendo catastrófica e baseada em apenas interesses políticos sujos.

  6. Furto de cabos tratados como sabotagem ? Cara, é de uma falta de caráter alguém do governo do Estado mencionar está possibilidade.

  7. Eu já tô há falado sobre isto num post de falhas anteriormente. A bola da vez agora é o endosso do ex vice governador. A linha 4 para mim ainda é exemplo de excelência na prestação de serviço bem como modo geral de operação ( eu me sinto em um país de primeiro mundo nesta linha, pois até os passageiros são mais educados, ou se fazem de mais educados vindos de outras linhas do sistema…) Porém é interessante pontuar que a CPTM também não está muito atrás nisso: hoje a diferença é que a estatal esconde as falhas. Teve um domingo, o dia do primeiro exame do Enem, que eu presenciei entre as estações Suzano e Jundiapeba, na linha 11 coral, bem abaixo do viaduto do ferroanel leste, uma baldeação entre trens entre as portas do primeiro carro, perto das 5 da manhã, e procurei ver a notícia que não saiu em lugar algum, fora outras que os usuários postam e neste site mesmo a empresa só reconhece a falha mas não informa e canais oficiais… Mas sinceramente eu acredito que privatizar será a melhor opção já que igual a gestão tucana para melhorar o serviço vai ser difícil de se haver novamente. Triste mas eu não vejo mais pelo menos em transporte, o estado gerindo de forma eficaz….

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