ViaMobilidade terá trens expressos entre Barueri e Autódromo com passagens vendidas a R$ 40

Trens expressos e semi-expressos deverão circular na Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda especialmente para o evento The Town. Serviço será exclusivo e terá tarifa diferenciada dos trens convencionais.
ViaMobilidade implantará serviço expresso (Jean Carlos)
ViaMobilidade implantará serviço expresso (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, deverá implantar um novo serviço expresso. A operação, que remonta o antigo Expresso Oeste-Sul, deverá funcionar especialmente para o evento The Town.

O Expresso Oeste-Sul foi concebido originalmente pela CPTM prevendo viagens entre a estação Barueri e Pinheiros, fazendo uma interligação rápida entre as principais estações da linha 8 com a linha 9 sem necessidade de transferência.

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Serviço semi-expresso fará parada em Berrini (Jean Carlos)
Serviço semi-expresso fará parada em Berrini (Jean Carlos)

O projeto da CPTM, porém, seria mais robusto e incluiria obras de grande vulto como a implantação de duas novas vias na linha 9 para possibilitar viagens rápidas entre Barueri e Pinheiros.

O modelo que será adotado pela ViaMobilidade utilizará a estrutura de vias atuais. A concessionária pretende adotar um serviço Expresso é uma modalidade Semi-Expressa. Observe as características de ambos:

Serviço Expresso

  • Atendimento nas estações: Barueri – Pinheiros – Autódromo
  • Tempo de viagem: 48 minutos (Barueri) e 20 minutos (Pinheiros)
  • Intervalo: 60 minutos entre as 12h e 20h
Serviço Expresso (ViaMobilidade)
Serviço Expresso (ViaMobilidade)

Serviço Semi-Expresso

  • Atendimento nas estações: Barueri – Carapicuíba – Osasco – Pinheiros – Vila Olímpia – Berrini – Morumbi – Santo Amaro – Autódromo
  • Tempo de viagem: 52 minutos (Barueri) e 23 minutos (Pinheiros)
  • Intervalo: 30 min das 11h30 até as 19h30 e das 0h às 4h
Serviço Semi-Expresso (ViaMobilidade)
Serviço Semi-Expresso (ViaMobilidade)

Tarifa diferenciada

A operação do trem expresso deverá ser restrita apenas para determinado público. A ViaMobilidade fará um esquema especial de cobrança de tarifa diferenciada, ou seja, o passageiro deverá desembolsar um valor adicional para usar o serviço expresso ou semi expresso.

O valor cobrado na tarifa do serviço expresso será de R$ 40, enquanto a tarifa do serviço semi-expresso será de R$ 15. O passageiro deverá adquirir sua viagem antecipadamente pelo site oficial do evento e escolher o dia e horário da viagem.

Os trens deverão ser exclusivos para esse público, num formato semelhante àquele praticado no Expresso Aeroporto durante os primeiros dias de operação. Bilhetes especiais deverão ser comercializados por meio dos canais oficiais da ViaMobilidade.

Estação Barueri será ponto de partida dos trens (Jean Carlos)
Estação Barueri será ponto de partida dos trens (Jean Carlos)

Factibilidade do serviço expresso

A operação de um serviço em caráter expresso para atender a demanda extra em eventos é uma estratégia interessante. Mas, deve-se analisar também se tal modo de operação é possível diante das características operacionais das linhas 8 e 9.

A primeira análise que faremos é relativa ao tempo de viagem. Será possível cumprir um tempo de viagem tão curto quanto o proposto? Façamos uma comparação com o tempo de viagem.

  • Barueri e Osasco: 19 minutos
  • Osasco e Pinheiros: 16 min
  • Pinheiros e Autódromo: 28 min
  • Percurso total: 63 minutos

O tempo calculado considera valores previamente calculados em 2020 pela CPTM num esquema de operação parador. Algumas considerações precisam ser feitas em relação aos dados.

Tempo de viagem entre Barueri e Osasco (CPTM)
Tempo de viagem entre Barueri e Osasco (CPTM)

O primeiro ponto favorável é de que o tempo entre Barueri e Osasco pode ser significativamente diminuído, pois entre as estações Carapicuíba e Osasco há a presença de uma terceira via, o que permitiria uma passagem direta pelas estações. Não existem dados registrados sobre o tempo de viagem neste modelo.

Outro ponto a se considerar, desta vez contra o tempo de viagem, é o compartilhamento de vias com o serviço regular da Linha 9-Esmeralda entre Osasco e Autódromo. Considerando que o tempo de viagem entre Pinheiros e Autódromo é de 28 minutos, o trem expresso demoraria 8 minutos a mais do que o prometido. Cabe lembrar que não haverá interferência com o serviço parador.

É difícil acreditar que um trem consiga cumprir 48 minutos de viagem até o Autódromo a partir de Barueri, considerando o tempo de 44 minutos no trecho da Linha 9 (Osasco-Autódromo). Para cumprir o tempo de viagem os trens deveriam percorrer uma velocidade de 166 km/h no trecho entre Barueri e Osasco para chegar no período previsto, ou seja, 11km em quatro minutos.

Tempo de viagem na Linha 9-Esmeralda (CPTM)
Tempo de viagem na Linha 9-Esmeralda (CPTM)

Nota-se neste caso que o grande gargalo está na Linha 9-Esmeralda. Para fins de atualização, o site contou com apoio do Canal Nícolas Gordiano para realizar as medições do tempo de viagem no dia 22 de julho de 2023.

As medições realizadas batem com os indicadores da CPTM. O tempo de viagem foi cumprido em 43:51 no trecho entre Osasco e Autódromo. Aqui, porém, há ressalvas.

O tempo de abertura de portas foi irregular em algumas estações. Considerando um tempo de abertura padrão de 20 segundos para todas as estações, teríamos o seguinte tempo de viagem.

Tempo de viagem registrado no sábado 22 (Nicolas Gordiano)
Tempo de viagem registrado no sábado 22 (Nicolas Gordiano)

Entre Osasco e Pinheiros

  • Desconsiderando abertura de portas: 34:43
  • Considerando abertura de 20 segundos em cada estação: 39:43

Entre Pinheiros e Autódromo

  • Desconsiderando abertura de portas: 22:28
  • Considerando abertura de 20 segundos em cada estação: 25:48

Ponderação do trajeto da Linha 8-Diamante: Arredondando o tempo de viagem entre Osasco e Autódromo para 40 minutos, o tempo a ser percorrido entre Barueri e Osasco deverá ser de 8 minutos. Isso é o dobro das medições iniciais, resultando em uma velocidade operacional média de 83 km/h entre Barueri e Osasco para vencer os 11 km de vias.

Via central entre Osasco e Carapicuíba (CPTM)
Via central entre Osasco e Carapicuíba (CPTM)

Ponderação do trajeto da Linha 9-Esmeralda: O tempo de viagem, mesmo desconsiderando as aberturas de porta nas estações, não é o suficiente para cumprir os 20 minutos determinados no tempo de viagem do serviço expresso. Neste caso, pesa a favor o fato de que ainda existem restrições de via que, quando sanadas, podem diminuir tempo de viagem para a meta de 20 minutos do serviço expresso.

Possível soluções

A adoção de um trem expresso nas condições operacionais atuais seria praticamente impossível com base no tempo previsto. Na Linha 9-Esmeralda não existem vias adicionais, com exceção da estação Jurubatuba que possui 3 vias.

Neste caso, para que o serviço seja bem sucedido a ViaMobilidade poderá adotar um esquema de operação em via singela em trechos estratégicos. A alteração permitiria a ultrapassagem de trens e diminuição do tempo de viagem.

Uma das estações que poderia contar com esquema é Jurubatuba, já que possui três vias, permitindo ultrapassagem. Alguma outra estação do ramal também poderia ter o mesmo tipo de serviço para permitir ultrapassagem.

Ultrapassagem na estação Jurubatuba é uma possibilidade (CPTM)
Ultrapassagem na estação Jurubatuba é uma possibilidade (CPTM)

A estratégia a ser adotada pode ser considerada complexa e, ao mesmo tempo, inovadora já que a CPTM nunca adotou esta metodologia ao longo de décadas de operação.

No final, só será possível saber se tal estratégia poderá surtir efeito quando as condições de operação estiverem mais claras. O evento tem previsão para ocorrer em setembro, ou seja, ainda há pouco mais de um mês para a preparação das atividades.

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  1. Essa ViaCalamidade é louca, não está dando nem conta do serviço normal, quanto mais expresso e semi-expresso com tarifas mais caras, espero que não dê nenhuma pane, eu não confio!

    1. ok ok ja sabemos que vc ama a cptm deficitaria… via mobilidade nunca me deixou na mao… 😜

      1. O senhor com certeza não é passageiro da via calamidade, ou tá ganhando alguma coisa para falar isso….hahaha

  2. Via Calamidade perdeu a noção, pagar R$40,00, pra correr risco.
    Não conseguem nem manter a operação normal.
    Fora Via Imobilidade.

  3. agora entendi a marcação de trem expresso que o Google maps já estava mostrando há umas 3 semanas. vamos ver no que dá, pq vindo dessa operadora eu não consigo esperar boas positivas

  4. Que seja o início do expresso oeste-sul!

    Iniciativa louvável; que esse evento seja um teste para a implantação gradativa de um novo serviço ferroviário em São Paulo!

    Poderiam fazer um semi-expresso entre Pinheiros e Barra Funda!

    1. ”Louvável” kkkkkkk
      Seria um retrocesso, porque ela iria priorizar esse serviço expresso, em detrimento das linhas originais. Já dá pra ver a real intenção pelo preço da passagem. Não sei qual a dificuldade dessas ”pessoas diferenciadas” em descer em Osasco e fazer baldiação.

  5. Que ideia de jerico, quem vai pagar isso? Isso é um trem metropolitano que só anda gente de classe baixa, não um trem de longa viagem. Não é mais fácil fazer o que já fazem, pegando outro trem em Osasco? Eu hein

    1. É por conta do festival The Town, esse trem é para os riquinhos de Alphaville, Pinheiros, Morumbi, etc…

      1. O engraçado é que para tal evento estão fazendo estimativa de trem expresso mas o que não estão percebendo é que a via mobilidade está visando só o lucro pois se até os dias atuais as falhas não foram sanadas, viagens de Osasco até Jurubatuba por exemplo, demoram muito mais do que antes quando era operada pela CPTM. Não existe via auxiliar nesse ramal, isso indica que mais uma vez o trabalhador será prejudicado pois priorizarão esse tal expresso devido ao valor “adicional” da passagem.

  6. Privatizam tudo, concessionária faz o que quer…
    Via Calamidade pelo jeito vai dominar o transporte sobre trilhos de SP, vai acabar com a qualidade das linhas de metrô públicas….
    Por mais que seja para “riquinhos” nada justifica um valor desse… é só lembrar da copa 2014 e o serviço expresso da CPTM 👍🏻

  7. Se a concessionária já enfrenta um perrengue após o outro pra prestar o serviço padrão, imaginem se ela acrescentar mais um outro serviço nas mesmas vias.
    Sugestão à Via Mobilidade: Concentre os esforços e os investimentos somente no serviço padrão já existente, pra que ele se torne verdadeiramente confiável e eficiente. Quem quiser ir a eventos, que utilize o serviço padrão mesmo – é assim lá nos EUA e na Europa, que os riquinhos daqui tanto gostam de imitar.

  8. Quem vai pagar 40 reais pra sair de Barueri e ir até a estação Autodromo e de lá ainda ter que ir a pé até os portões de entrada? Junta 3 pessoas raxa um uber e não vai dar 120,00 reais a viagem… Que palhaçada! Só vai servir pra atrapalhar o serviço normal das duas linhas (que já não tá lá essas coisas).

  9. É engraçado essa viagem prevista de 48min, desde que q viamobilidade assumiu não se faz mais a viagem itapevi-barra funda nos 49min de costume da CPTM, imagina fazer 48min atravessando metade da L8 e a L9 inteira, nem nos sonhos deles, vão pagar caro pra demorar o dobro desse tempo, e ainda causando um caos enorme no serviço padrão na L9 pra esse serviço funcionar, simplesmente uma estratégia burra, tudo em nome do dinheiro e a tarifa absurdamente cara

  10. A via mobilidade é uma piada. Mal conseguem atualizar o painel de estações corretamente e querem fazer expresso.

  11. A pessoa que fez essa matéria esqueceu de mencionar que, R$ 40,00 ou os R$ 15,00 é o preço da passagem ida e volta, se esse pessoal fosse de UBER pagariam muito mais caro. Não sei se foi de má fé ou esquecimento mesmo. E tomara que quando o serviço estiver operando também seja feita uma matéria neste mesmo site, apontando se o serviço funcionou ou não, porque criticar sem saber se vai funcionar é fácil. Parabéns para a ViaMobilidade pela iniciativa sim. Tem que inovar e tentar sempre.

    1. Paulo, boa noite!
      Foi uma falha minha não ter colocado que o passaporte vale para ida e volta. Será devidamente acrescentado.
      Quando a cobertura do serviço: Como é de costume deste site pode ter certeza que vamos cobrir e trazer com detalhes as estratégias aplicadas. Tenha certeza que, se tudo ocorrer conforme o planejado, será uma estratégia louvável.

  12. Eita povo amargurado! Só reclamam da vida… vão fazer terapia! Rs.

    Por mais que haja tropeços na caminhada da Viamobilidade, pode ser o início de um serviço a décadas esperado, o Expresso Oeste-Sul. É dever da população cobrar este serviço não somente em dias de eventos, mas que obras se realizadas para o expresso se tornar fixo!

    De repente até uma nova frota de trem poderia fazer parte desse novo serviço.

    1. Exato Felipe. Pode ser a semente e teste para um futuro expresso. E caso de estudo para s executivos da Via. Mickey, não entendeu um ponto crucial, é R$40 ou R$15 incluída a ida e volta, isso torna o serviço mais barato do que de aplicativos, que vão estar saturados (maior demanda, maior preço) por causa do evento.

      1. Ainda assim Daniel, se este expresso estiver cheio de falhas e ainda atrapalhar a operação normal, vai ser um fiasco, fora q em 2014 a CPTM tinha o expresso Copa, custando o mesmo valor da tarifa comum

  13. não se tem um serviço “oeste-sul” justamente porque mais atrapalharia do que beneficiaria a operação. além disso, se fosse ter uma operação plena pelas vias auxiliares (centrais) de Osasco até Barueri ou Carapicuíba, você necessita de maior demanda de energia elétrica. veja que a extensão entre barra funda e luz da linha 11 necessitou de aumentar a capacidade energética, o mesmo aconteceria para uma conexão “oeste-sul”, que na prática é um prolongamento da linha 9 além de Osasco.

    o mais viável é o usuário descer em Osasco ou presidente Altino e fazer transferência.

    1. A linha 8 já possui capacidade energética para o dobro de trens que operam hoje. A última subestação que faltava para a linha era a de Jandira, que já opera. Em tese, a linha 8 pode comportar hoje 16 trens por hora em cada sentido.
      A linha 8 só não opera assim por falta de sinalização moderna.

      A linha 9 sim possui um gargalo de energia por falta de duas subestações planejadas desde os anos 1970 para o trecho Pinheiros – Jurubatuba . A linha 9 tem sinalização moderna para ter intervalos de até 3 minutos.

      1. o trecho entre comandante Sampaio e presidente Altino não aguenta demanda maior de trens. e é onde justamente tem o gargalo.

        1. O trecho entre Presidente Altino e Comandante Sampaio suporta o dobro de trens atual, do ponto de vista energético.

          Ele não suporta mais trens por conta de dois fatores envolvendo a via permanente e de sinalização.

          O primeiro fator é a falta de uma via extra para a Linha 9 na estação de Osasco. A obra foi iniciada pela CPTM e abandonada sem motivo aparente.

          O segundo fator é a entrada do pátio de Presidente Altino, que afeta a operação da Linha 8.

          Com obras de construção da nova plataforma e via em Osasco e adequação da entrada do pátio de Presidente Altino e uma nova sinalização, o gargalo será eliminado.

  14. Em vez de ser um serviço gratuito, para eventos como Lollapalooza, Fórmula 1, The Town para ViaMobilidade ganhar algum tipo de ponto favorável com a sociedade após um começo bem difícil, eles simplesmente fazem tudo ao contrário, chega a ser bizarro esse tipo de atitude e desespero em lucrar em cada oportunidade que aparecer, independente se isso vai afetar ou não a operação das demais linhas. Esse tipo de atitude é lamentável, e ainda mais lamentáveis aqueles que defendem esse tipo de conduta.

  15. na Copa a CPTM fez expressos e não cobrou 1 centavo a mais por isso. Transporte público servindo para tal. sem querer meter a mão no bolso da população. sem visar lucro. é serviço essencial a população e não a empresas que não pensam em prestar serviço de qualidade. somente ganhar de ambos os lados. recebendo do governo e cobrando a mais da população.

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