ViaMobilidade volta a receber nota zero no índice de satisfação do passageiro

Concessionária recebeu a nota mínima pelo terceiro período consecutivo. Pesquisa é feita com passageiros a cada seis meses
Avaliação da ViaMobilidade ainda precisa melhorar (Jean Carlos)
Avaliação da ViaMobilidade ainda precisa melhorar (Jean Carlos)

A pesquisa de avaliação da ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9 para o primeiro semestre de 2023 foi divulgada e os resultados continuam a decepcionar. A concessionária, pelo terceiro período consecutivo, não conseguiu pontuar no índice IGS, obtendo nota zero.

Nesta matéria nos dedicamos a fazer uma análise dos itens avaliados e os principais destaques para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

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Serão utilizadas comparações entre o período anterior (segundo semestre de 2022) e o período atual. Cabe citar que os percentuais mencionados são relativos a pontuação de bom e ótimo.

Rapidez de viagem

Na Linha 8-Diamante houve queda de 52,8% para 44,0% entre o período anterior e o atual. Foram registradas quedas em todos os indicadores com ênfase no tempo gasto para viagem que caiu de 54% para 39% de avaliação positiva.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda de 44,8% para 44,2%, praticamente mantendo a estabilidade. Houve melhoria como o tempo gasto nas transferências (+2%) e piora como no tempo de abertura das portas do trem (-5%)

Conforto da viagem

Na Linha 8-Diamante houve queda de 51,8% para 48,0%. A limpeza nas estações e trens foram destaques positivos. A lotação nos trens e plataformas foram os pontos mais críticos com 16% de avaliação positiva.

Na Linha 9-Esmeralda houve melhoria de 49,4% para 53,8%. O destaque positivo vai para a iluminação nas estações e limpeza de trens e estações. O ponto negativo são a lotação de plataformas e trens com apenas 13% de avaliação positiva.

Confiabilidade

Na Linha 8-Diamante houve queda de 49,5% para 42,1%. Todos os indicadores tiveram queda. Um dos mais críticos é o cumprimento das viagens que teve queda de 12%, saindo de 58% para 46%.

Na Linha 9-Esmeralda houve aumento de 46,4% para 47,0%. Uma parte dos indicadores teve alta como o funcionamento das bilheterias. Itens como a agilidade para colocar o trem em operação em caso de paradas teve avaliação positiva de 23%.

Segurança contra acidentes

Na Linha 8-Diamante houve queda considerável de 46,9% para 34,9%. Todos os indicadores tiveram queda, com destaque negativo para as ações da concessionária para evitar acidentes. A queda de 26% jogou o indicador de 56% para 30% de avaliação positiva.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda de 42,8% para 40,9%. A maioria dos indicadores teve queda. Mantém-se a tendência de forte queda quando o assunto é descarrilamento. Apenas 33% dos passageiros apontam este item como bom ou ótimo.

Segurança Pública

Na Linha 8-Diamante houve queda de 41,5% para 37,4%. Todos os indicadores tiveram queda, sendo o mais crítico as ações da concessionária para evitar ambulantes e pedintes com 25% de avaliação positiva.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda de 42,0% para 41,1%. Alguns itens tiveram melhorias, como as ações para evitar importunação sexual (aumento de 36% para 45%). Ações para evitar ambulantes foi o pior indicador.

Atendimento ao passageiro

Na Linha 8-Diamante houve queda de 63,1% para 58%. Todos os indicadores tiveram queda, com destaque preocupante para a atuação dos maquinistas. O indicador, o melhor da Linha 8-Diamante, caiu de 79% para 63%.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda de 66,3% para 61,5%. Todos os indicadores tiveram queda, com destaque igualmente preocupante para a atuação dos maquinistas. A queda no atendimento destes profissionais caiu de 81% para 65%.

Informação ao passageiro

Na Linha 8-Diamante houve queda de 61,6% para 53,3%. Quase todos os itens sofreram queda de avaliação positiva sendo os mais notáveis a qualidade das mensagens nos trens e estações com quedas de 13% e 12%, respectivamente.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda tímida de 58% para 57,4%. Houveram melhorias na compreensão de cartazes e placas com 73% de avaliação positiva. A quantidade dos avisos, sejam em placas ou sonoros, também teve melhoria na avaliação.

Acessibilidade

Na Linha 8-Diamante houve queda de 42,5% para 39,1%. Os indicadores mais preocupantes são a disponibilidade de equipamentos como elevadores e a facilidade para embarque de passageiros preferenciais com avaliações de 30% e 33%, respectivamente.

Na Linha 9-Esmeralda houve aumento de 43,8% para 44,4% nas avaliações positivas. Os destaques positivos estão na facilidade de uso das linhas com pessoas com deficiência que atingiu 50% de avaliação positiva. A atenção dos empregados também teve aumento.

Conclusão

O índice geral de satisfação da Linha 8-Diamante caiu de 51,0% para 44,6% enquanto na Linha 9-Esmeralda houve ligeiro aumento de 48,8% para 49,0%

O destaque positivo em ambas as linhas foram o atendimento ao passageiro que receberam as maiores notas (58% na Linha 8 e 61,5% na Linha 9)

O destaque negativo em ambas as linhas foi a segurança contra acidentes com 34,9% de avaliação positiva na Linha 8 e 40,9% na Linha 9.

As notas, porém, são no geral muito baixas. Apesar de aumentos tímidos em alguns indicadores, não é possível dizer que houve melhoria no serviço, segundo os passageiros.

Segundo o contrato de concessão, para pontuar no parâmetro Índice de Satisfação do Passageiro (ISP) a concessionária precisa obter nota superior á 70% na Linha 8-Diamante e 57% na Linha 9-Esmeralda.

Como os indicadores não foram atingidos a ViaMobilidade recebeu, pelo terceiro período consecutivo,  nota zero na avaliação dos passageiros. Isso demonstra que a concessionária ainda não pode comemorar e deve continuar trabalhando para a melhoria efetiva do serviço das Linhas 8 e 9.

Confira também:

O site pediu um posicionamento da ViaMobilidade quanto a esta questão e obteve a seguinte resposta:

“A ViaMobilidade aplicou em abril de 2023 a pesquisa contratual seguindo os indicadores exigidos e validados pelo Verificador Independente e CMCP (Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões).

Já aplicamos R$ 1,7 bilhão, e a infraestrutura para os atuais e os novos trens está passando por uma intensa modernização. O plano de investimentos prevê R$ 3,8 bilhões somente nos três primeiros anos de concessão. Temos confiança de que, em breve, os indicadores de percepção serão mais favoráveis.

Entre as principais ações que contribuíram para a melhora dos indicadores está o foco no constante aperfeiçoamento e treinamento das equipes de atendimento, manutenção e operação, fato que foi enfatizado pelos passageiros na pesquisa.

Também se destacam os investimentos estruturais, como a chegada de dois novos trens – um já em operação comercial -, as manutenções noturnas e as programadas durante o dia, a troca de trilhos e dormentes, a inspeção contínua da rede aérea, limpeza e manutenção preventiva de aparelhos de ar-condicionado, além da reforma em banheiros de 28 estações.”

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  1. A ViaCalamidade continua com as suas aventuras sobre trilhos com diversas armadilhas para os passageiros, não adianta reclamar de heranças da CPTM, tem que fazer as linhas funcionarem bem, senão os riscos de vida de passagem e funcionários só aumentam! Eu acho que os trens continuam ensebados, encardidos e com as cores opacas por dentro e por fora, a imagem do desleixo e abandono e nisso a CPTM cuida melhor, fora a bagunça de ambulantes escandalosos, tem que acabar com isso também!

  2. Quando houve a privatização, esperava-se que o serviço mantreria-se no mesmo nível, que já não era bom, e depois melhoraria. Os trens que vieram de outras linhas são velhos, tem lentidão e lotação, o serviço piorou.
    Deve demorar anos para igualar à CPTM, que já não era bom, e talvez, algum dia, melhore em relação ao que havia antes. A privatização não deu certo.

  3. meus parabéns pela nota para a melhor operadora de transportes ferroviarios do planeta que venhas mais notas como esta, estão no caminho certo…, parabéns para vcs e para todos aqueles que são fãs das privatizações em especial este governo atual.

  4. As 2 linhas estão péssimas mesmo, especialmente a linha 8. Trens sujos, falhando, atrasados, sem segurança, etc, mas vai ter gente aqui como em outros lugares que vai achar que a pesquisa foi ”comprada pelo sindicato”, para não enxergar a realidade.
    Essa foi a pior concessão já feita nos últimos anos e agora ninguém quer saber de resolver essa bomba. É de extrema importância que deixem de ver como ”privado x público” e analisem apenas a situação em que as linhas se encontram, para que esse caso seja resolvido.

  5. Isso não faz diferença nenhuma. O governador advoga a favor da empresa deixando claro que ele não está nem aí pra população, assim como o Doria ele entrou só pra fazer negócios, é um tucano cover. O Ministério Público finge que faz, sempre aceita acordos que nada tem a ver com a qualidade do serviço. Ou seja: o serviço não vai melhorar, pois pra empresa com fins lucrativos, sem concorrência e com contratão de blindagem (além da blindagem do próprio governo) não faz diferença. Não vai acontecer nada mesmo se não pagar as multas. Ninguém tira eles.

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