A ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela de metrô, obteve um elevado pindice de aprovação por parte dos passageiros. Segundo a pesquisa de opinião realizada no segundo semestre de 2024, a operadora obteve 95% de aprovação dos usuários.
A pesquisa de opinião é realizada semestralmente e tem como foco avaliar sete itens operacionais. Diferentemente das pesquisas realizadas na concessão das linhas 8 e 9, aqui os passageiros avaliam os quesitos de forma global, sendo que os resultados dos subitens não influenciam no resultado final.
As notas dos indicadores vão de 0 até 100 pontos. A média ponderada das notas é reflexo do grau de importância que os passageiros dão a cada um dos itens e é um retrato fiel à qualidade operacional da linha.

Confiabilidade
No quesito confiabilidade, a nota final alcançada foi de 95,6 pontos. Os itens de maior destaque são a quantidade de paradas que os trens sofreram durante as viagens e a manutenção das composições que obtiveram aprovações de 95% e 94% respectivamente.
Conforto
Em termos de conforto, a nota final alcançada foi de 92,1 pontos. Destacam-se a iluminação das estações e as condições de embarque e desembarque com 96% e 93% de aprovação.
Segurança Pública
O item segurança pública obteve 84,9 pontos como nota final. Os itens com melhor avaliação são a ação na prevenção de furtos e a ação através de câmeras de vigilância. A aprovação foi de 81% e 80% respectivamente.
Segurança Operacional
No indicador de segurança operacional, a pontuação atingida foi de 91,7 pontos, sendo destaques os itens referentes a ação para prevenção de acidentes nos trens e a disponibilidade de equipamentos para emergências com aprovação de 90% e 89% respectivamente.
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Rapidez
O indicador de rapidez foi o melhor avaliado durante a pesquisa com 97,2 pontos de aprovação. O melhor item avaliado é o tempo de viagem dentro do trem com 96% de avaliação positiva.
Atendimento ao Usuário
O atendimento ao usuário recebeu 94,4 pontos. Os itens com maior destaque são a presença de empregados para atender aos passageiros e o preparo/cortesia dos funcionários. As pontuações foram 82% e 78% de avaliações positivas.
Informação ao Usuário
Em termos de informação ao usuário a pontuação atingida foi de 91,6 pontos. Os itens de maior destaque foram a disponibilidade de informações sobre o metrô e compreensão de placas e cartazes com aprovação de 92% e 90%

Destaque positivo
Para os passageiros, as viagens na Linha 4-Amarela são mais rápidas. Isso pode ser visto tanto pelas notas no quesito rapidez, mas também no fator confiabilidade que aponta a preocupação do passageiro quanto a qualidade de seu percurso.
O quesito rapidez foi o que obteve maior importância para o passageiro, representando 20,5% da nota total atribuída pelos passageiros.
O indicador com maior crescimento foi o atendimento dos funcionários, que subiu 2,5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Destaque negativo
Durante a pesquisa foi possível identificar dois pontos de sensibilidade em relação à operação. O primeiro deles é a quantidade de pessoas dentro dos trens que teve 54 pontos.
Outro item que também teve avaliação abaixo do ideal foi a disponibilidade de canais de relacionamento entre empresa e usuário com apenas 50 pontos, sendo desta a nota mais baixa de toda a pesquisa.
O indicador com maior queda foi o de segurança pública, que teve queda de 6,5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Resultado geral
Em termos contratuais, a média ponderada dos sete indicadores citados resultou em um Índice Geral de Satisfação (IGS) de 92,5 pontos. Neste caso, o Índice de Satisfação do Usuário (ISU) atingiu a nota máxima de 1.
No que se refere às avaliações positivas da Linha 4-Amarela, é feita a mediação por CSAT (não contratual). Em geral 95% dos passageiros avaliam a operação do ramal como bom ou muito bom.

A pesquisa foi realizada com 1002 pessoas no período em outubro de 2024. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.
Enquanto isso a viacalamidade a mesma administrada pela CCR não consegue prestar um serviço aquém da linha 4, e a linha 5 nem é tão antiga assim.
Isso que eu acho o mais engraçado da CCR, consegue administrar muito bem a linha 4 e 5, mas não consegue administrar a Linha 8 e 9. O mais provável que a CCR não está querendo gastar mais nas linha 8 e 9 para manter pessoal, já que os problemas das duas são infinitesimalmente maior que as linhas 4 e 5.
O problema n é o quanto eles querem gastar e sim a remuneração e o perfil das linhas, L4 é a linha mais fácil da malha, a mais curta, a única com perfil de demanda distribuído, a única totalmente isolada no subterrâneo, além da maior remuneração por passageiro da malha, n é difícil ser a melhor com todas essas facilitações, nenhum desses pontos se aplicam as outras linhas, logo nunca haverão linhas com a qualidade da L4 pq nenhuma das novas terão essas facilidade, talvez somente a L20 no primeiro trecho e olhe lá
é simples mas ninguem diz: l8 e 9 eram pessimas..e agora com as mexidas esta aparecendo a heranca maldita.
Mas quem defende mais Estado nao fala a real.
parabens a privatizacao.
quanto mais provatizarmos mais gera emprego, reinveste o lucro em melhorias e a longo prazo melhora.
Cara, o seu argumento não faz nenhum sentido. Estatal é ruim, mas operava muito bem as linhas ruins que você diz.
Já o privado é bom, mas opera de maneira pessima as mesmas linhas ? hahahahaha
Qualquer insulto, seria um elogio
Rodrigo, acho que você está sendo enganado! Quem disse que a privatização gera mais empregos? Sendo que eles diminuem ao máximo o número de funcionários e ainda sobrecarregam os que ficam para fazer mais funções do que deveriam, pode pesquisar, a rotatividade é alta, eles pagam pouco e exploram os funcionários, já conversei com alguns, eles trabalham no limite. A empresa economiza em tudo, até na manutenção. E o lucro você acha que eles “reinvestem em melhorias?”, nada disso, você está muito enganado. O lucro vai todo para os acionistas. E a empresa investe o mínimo possível em relação ao contrato com o governo. É assim que eles trabalham, só querem saber de lucro para os acionistas! Abra o olho e pesquise, não se deixe ser enganado!!