ViaQuatro pede autorização à Cetesb para iniciar obras da Linha 4 até Taboão

Solicitação se refere à Licença Ambiental de Instalação (LAI), necessária para que extensão até Taboão da Serra comece a sair do papel
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela (PMTS)

Como o governo havia antecipado, a Cetesb, entidade responsável pela gestão ambiental no estado, recebeu o pedido de Licença Ambiental de Instalação (LAI) para as obras da extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.

A solicitação, no entanto, foi feita pela ViaQuatro, concessionária que opera a mantém o ramal metroviário. A Cetesb não revelou quando o pedido foi feito, no entanto.

Semanas atrás, a companhia ambiental havia concedido a Licença Ambiental Prévia (LAP) para que o projeto seguisse em frente. A LAI, no entanto, é necessária porque autoriza formalmente a implantação dos canteiros de obras.

Extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra (CMSP)
Extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra (CMSP)

A extensão da Linha 4-Amarela entre Vila Sônia e Taboão da Serra terá duas estações e 3,3 km de extensão – além de Taboão, haverá a estação Chácara do Jockey.

A promessa é antiga, mas deve ser viabilizada por meio de um aditivo contratual com a ViaQuatro, que assumirá a tarefa de implantar o trecho mediante ressarcimentos.

O valor da obra, no entanto, ainda não é conhecido. O governo estima que as duas novas estações serão entregues em 2028.

Taboão da Serra disputa com Guarulhos o título de primeiro município fora da capital a ter uma linha de metrô.

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1 comment
  1. Olá Ricardo e amigos presentes
    São fases normais até agora, quando um dia eu ler aqui que saiu o projeto de desapropriação e os moradores envolvidos notificados como aconteceu na estação V. Sônia, ai sim começo acreditar nessa obra, porém sempre tem que não concorda com os valores pagos e ai vai para a TJSP decidir a questão. Uma outra constatação que eu vejo como motorista e a seguinte, a saída da estação em TS vai ficar apertada em função do trafego intenso de veículos que entram a direita na rua Pedro Mari, eu mesmo em alguns horários tenho desviado pela rua Armando Andrade, pois saindo da Caetano Barrela, não se consegue entrar a esquerda na BR, uma outra coisa que não tem uma lógica eleitoral e essa suposta inauguração para 2028, lembram da estação V. Sônia que era para ser antes das eleições 2020, ficou para o fim de 2021 e totalmente entregue em só em maio de 2022, a Estação Varginha era para ser entregue este ano e ficou para quando?, final de 2025 e porque? Trata-se de obras do estado, vamos esperar para ver os próximos capítulos dessa obra.

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