A ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela de metrô, firmou em março o segundo termo aditivo para o projeto de expansão do ramal para Taboão da Serra. As obras deverão ser executadas pela concessionária.
Informações obtidas pelo site mostram que a concessionária firmou um contrato para a elaboração dos projetos executivos de obras civis e sistemas que contemplarão as estações Chácara do Jockey, Taboão da Serra, além de VSEs, vias e demais estruturas construtivas.
O contrato foi firmado junto a um consórcio formado pelas empresas Pini Group Brasil Ltda. Metroeng Engenharia Ltda. e a Fernandes Arquitetos Associados. Os valores e prazos das atividades são sigilosos.

Segundo os documentos constantes do Plano Básico Ambiental (PBA), o cronograma de obras será de cinco anos a partir da emissão da Licença de Instalação (LI). Caso seja emitida em 2025, as obras deverão ser efetivamente entregues para a população em 2030.
Cabe citar que a emissão de LI é pré-requisito essencial para o início das obras. Qualquer atividade antes desta não se configura como início de atividades de construção.

A extensão da Linha 4-Amarela deverá contemplar 3,22 km de extensão, duas novas estações, podendo atender 150 mil passageiros por dia. O custo das obras será de 3,2 bilhões e mobilizará 3,6 mil trabalhadores.
Eu realmente não consigo entender porque um prazo tão extenso de 5 anos para realizar apenas 2 estações, se o projeto da linha 19-celeste inteira que vai ter 17,6 km de extensão tem previsão de 6 anos. De duas uma, ou a previsão da linha 19 é otimista de mais ou a da linha amarela está sendo realista, infelizmente acredito ser a segunda opção pelo histórico que temos…
Provavelmente é pra mudanças de projeto caso haja necessidade, de qualquer forma a previsão da L19 é por ser uma obra mto complexa, enquanto a da L4 é só uma mentira, se o projeto executivo foi contratado só agr, as obras não começam antes do meio do ano q vem, aquela cerimônia de início de obras foi apenas uma grande mentira, não se começa obra sem projeto executivo, logo o prazo real de obras deve ser 4 anos ou 3 anos com sorte
A Linha 1 do Metrô foi iniciada sem projeto executivo.
A Linha 2 também.
A Linha 3 também.
Ué?