As obras de ampliação e modernização da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, completaram um ano e os avanços já são bastante visíveis.
Vídeo postado pelo canal iTechdrones mostra a porção oeste da estação já tem uma boa área escavada enquanto o Edifício Técnico Operacional já conta com quatro de seus sete andares.
Segundo o Metrô, o prédio abrigará vários equipamentos técnicos que hoje ocupam espaço no mezanino da estação. Com isso, a área sobre as plataformas poderá ser ampliada para comportar o maior fluxo de passageiros que surgirá com a abertura da Linha 6-Laranja, que será sua vizinha.

Novos equipamentos do edifício técnico, inclusive, acabaram de chegar ao local, entre eles transformadores, geradores e bancos de baterias. A previsão é que a construção fique pronta entre agosto e setembro.
A partir daí o foco será alargar plataformas, instalar novas escadas e elevadores e abrir o mezanino de integração com a Linha 6, com cerca de 60 metros de extensão e que terá parte dele construída em estrutura metálica.
A mudança na estação São Joaquim, que completa 40 anos desde sua inauguração, será enorme. Apenas em área útil serão adicionados 3,23 metros quadrados. A capacidade de atendimento saltará de 30 mil para 200 mil passageiros por dia.

Com o novo acesso oeste, o atual será transformado em saída de emergência e ventilação. Já o acesso leste será ampliado.
A obra tem custo de R$ 358 milhões e está sendo realizada em 10 fases para evitar grandes intervenções no entorno.
A Linha 6-Laranja tem previsão de chegar à estação São Joaquim em outubro de 2027, quando a reforma deverá ter sido concluída.
Passei exatamente ontem, dia 28/03, pelo local. As obras estão a todo vapor. Muitos operários, muita poeira, terra e cascalho, sinal de trabalho sendo realizado. Numa das faixas da rua Vergueiro, em ambos sentidos, há estreitamento de pista e na mesma Vergueiro, calçadas improvisadas nos dois lados. Pelo visto, será uma estação enorme. Usei muito essa estação de metrô quando estudei no Etapa vestibulares. A diferença de profundidade das duas estações São Joaquim será algo curioso, enquanto uma desce um lance de escada, a outra, provavelmente, descerá uns quatro lances, no mínimo.