O Metrô iniciou na noite desta segunda-feira (21) a operação das portas de plataforma na estação Pedro II da Linha 3-Vermelha. O ramal já conta com quatro estações com o dispositivo de segurança operacional.
O site esteve na estação para conferir o funcionamento dos novos equipamentos que prometem aumentar a segurança dos passageiros e diminuir as interferências com a via.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As portas de plataforma foram implantadas através de um processo modular, ou seja, foram pré-construídas e “encaixadas” na plataforma que foram previamente preparadas para recebê-las.
No final de junho a estrutura física das portas estava completamente montada. Após a montagem elétrica e realização de testes, as fachadas passaram a operar na operação comercial.
Neste primeiro momento as portas de plataforma operam mediante acionamento de sensores. Estes itens detectam a abertura das portas dos trens, realizando o acionamento alguns poucos segundos depois. O mesmo processo ocorre no fechamento.
Após a operação do sistema de sinalização CBTC, espera-se que a abertura dos equipamentos possa ocorrer de forma sincronizada, ou seja, assim que o trem chegar na plataforma as fachadas poderão ser acionadas, sem necessariamente esperar um comando do trem.
Com Pedro II, a Linha 3-Vermelha já conta com quatro estações com portas de plataforma operacionais. As demais são Vila Matilde, Belém e Bresser-Mooca. As estações Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda estão apenas com as fachadas instaladas fisicamente aguardando processo de operacionalização.