O Metrô de São Paulo está avançando com a expansão do monotrilho da Linha 15-Prata. Estão sendo construídas duas novas estações na região leste: Boa Esperança e Jacu Pêssego.
O canal iTechdrones realizou registros aéreos da região onde estão ocorrendo as obras mostrando os avanços dos empreendimentos.
A primeira parada do monotrilho após o Jardim Colonial será a Estação Boa Esperança. Nas imagens aéreas é possível ver trabalhos de perfuração das fundações da estação.
Em um dos acessos foi realizada uma escavação, entretanto nenhuma estrutura foi erguida no local. Ainda é possível ver ferragens do que pode ser a estrutura da armadura das fundações.
Adiante está a avenida Ragueb Chohfi. O sistema viário precisa ser alargado para permitir a implantação das vigas-trilhos que são assentadas em pilares no canteiro central. Uma contrato neste sentido foi recentemente assinado.
Na altura da Avenida Jacu Pêssego começam a surgir os primeiros pilares. Alguns deles já em fase final de concretagem.
A Estação Jacú Pêssego está em estágio mais avançado. Algumas regiões do canteiro foram escavadas. Na parte principal da estação é possível ver vergalhões aflorando, mostrando que as fundações da estação já foram estabelecidas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No sentido do Pátio Ragueb Chohfi foram implantados alguns aparelhos de manobra, os track switches. A laje destes equipamentos já está completamente montada e já receberam algumas viga-trilhos.
O posicionamento dos equipamentos permitirá não só a manobra após a Estação Jacu Pêssego como também o acesso ao pátio que está em fase de implantação. O governo pretende entregar as obras de extensão em duas etapas. A primeira em setembro de 2026 (Estação Boa Esperança) e a segunda em setembro de 2027 (Estação Jacu Pêssego).
Quando pronto (Se ficar) irei pegar na Jacu pêssego, o pátio e essas vigas de sustenção que é construído por uma empresa chamada CEML estão até que rápidas, você sempre vê evolução. Agora as 2 estações, nossa, tem quase 8 meses que moro nesse lugar, e nunca vejo evolução alguma, essas são feitas pela Alya, que construtora lerda. e o pior que eles irão realizar o alargamento da avenida, então pode colocar aí pelo menos tudo pronto em 2050. o pátio não dou 2 anos pra ficar pronto.
Se o canteiro de obras da Estação Jacu – Pêssego já está mais avançado do que o da Estação Boa Esperança e se as obras de alargamento da avenida começarem em breve porque o problema de contratação da construtora foi resolvido, então seria possível entregar as duas estações juntas num mesmo ano, agilizando um pouquinho em 2026, com uma certa lerdeza em 2027. Esperamos que as obras sejam agilizadas e 2026 passa a ser um prazo possível para as duas estações porque o maior gargalo é o alargamento da avenida e isso não precisa ser tão demorado assim num trecho não muito longo!
Vale observar que muitos imóveis tem sido desocupados e lacrados com muro, bem como a Igreja Universal e a Caixa, na altura do número 3787 na avenida Ragueb Chohfi estão recuando sua construção para abrir espaço para o alargamento da avenida.
Todo dia quando passo lá ficava procurando as vigas trilhos que disseram que foram instaladas. Nunca as via, agora que descobri que são as do track switch.