As obras de construção da Linha 6-Laranja de metrô avançam de forma consistente. No Pátio Morro Grande, principal base de manutenção da LinhaUni, as vias de estacionamento já estão sendo montadas. A obra está sendo construída pela empresa espanhola Acciona.
Imagens aéreas registradas pelo canal iTechdrones mostram mais detalhes da evolução das obras nesta região que deverá alocar os trens e o Centro de Controle Operacional (CCO).
O primeiro grande destaque são as vias que farão parte do estacionamento de trens. As imagens mostram que 16 delas já estão praticamente montadas, ou seja, com trilhos e dormentes instalados.
Existem ainda algumas vias laterais, incluindo um trecho externo que possivelmente fará parte da área de testes do pátio.
O segundo destaque é o novo prédio administrativo que deverá abrigar o Centro de Controle Operacional da Linha 6-Laranja. A estrutura obteve grandes avanços. Aparentemente a estrutura deverá ter dois pavimentos. As caixas d’agua estão sendo montadas ao lado deste prédio.
Na entrada do abrigo de manutenção pode-se ver que algumas estruturas relativas às vias internas estão sendo montadas. Em algumas destas vias haverá necessidade de construção de valas para manutenção dos equipamentos abaixo dos trens.
Por fim, outro destaque importante é a grande quantidade de novos trilhos que estão dentro do Pátio Morro Grande localizados ao lado do futuro CCO. Pela grande quantidade, pode-se deduzir que parte destas barras serão utilizadas para a montagem das vias nos trechos principais.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A previsão para a abertura da Linha 6-Laranja é o ano de 2026. O funcionamento ocorrerá no trecho prioritário entre as estações Brasilândia e Água Branca e talvez até SESC-Pompeia.