O canal de vídeos Itechdrones publicou nesta semana um novo vídeo que mostra avanços nas obras da estação Washington Luiz e do Pátio Água Espraiada, da Linha 17-Ouro.
Na estação Washington Luiz, uma das mais atrasadas do novo ramal, uma novidade importante. A empresa Agis iniciou a instalação da estrutura de cobertura das plataformas.
Há muito tempo não se viam operários atuando nesta parada, uma das que permanecia com várias áreas a céu aberto. No vídeo é possível ver as estruturas de sustentação da cobertura sendo içadas e algumas já instaladas.
Uma das próximas etapas desta obra será o içamento da passarela metálica sobre a Avenida Roberto Marinho. Comparada com as demais estações, esta passarela deve ser a maior em tamanho de extensão.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Já as obras do Pátio Água Espraiada seguem em ritmo avançado. Trata-se do foco maior de toda a Linha 17-Ouro neste momento visto que o primeiro trem de monotrilho, da BYD Sky Rail, deve sair da China em direção ao Brasil nos próximos dias.
Neste momento, pela visualização das imagens, não há como o pátio ainda receber um trem. É possível notar maquinários maiores na obra, há muito não vistos no local.
Em umas das cenas também são avistados funcionários retomando a instalação das claraboias do Bloco A, o prédio principal de manutenção da Linha 17. Era outro ponto abandonado pelo Consórcio Monotrilho Ouro, que teve o contrato rescindido há um ano.
De acordo com o Metrô, atualmente, há cerca de 1.000 trabalhadores atuando nas obras da Linha 17-Ouro. A previsão é que este primeiro trecho, ligando o Aeroporto de Congonhas a estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, comece a operar em 2026.
pra mim esse pátio tá igual a no começo do ano, tu vê um número considerável de operário mas a situação não muda, tá igual, nem o teto do estacionamento dos trens os caras terminam, falta só colocar os vidros e tá assim desde o começo do ano
Por que a linha 15 foi construída mais rápido que a linha 17? Além disto não seria melhor a linha 17 usar os mesmos veículos que a linha 15 para ter uma padronização?
Só Deus sabe. Já aconteceu tanta coisa na linha 17, que é melhor aceitar o que conseguirem entregar em 2026 e depois brigar para fazerem as extensões da linha 17 para não virar um elefante branco ainda maior.