Com ao menos 44 trens previstos para os próximos anos, a Linha 15-Prata do Metrô tem atualmente um pátio de manutenção, o Oratório.
Embora manter tantas composições seja possível com a atual infraestrutura, a companhia está implantando um segundo pátio, o Ragueb Chohfi, próximo à futura estação Jacu Pêssego.
A área será voltada ao estacionamento de parte da frota e a execução de alguns serviços menores. Por essa razão, a concepção do projeto chama a atenção.
O iTechdrones, canal de Youtube que é parceiro do site, sobrevoou a região nesta semana e revelou o grande avanço na obra.
Além disso, o drone trouxe uma boa ideia de como será o pátio, composto por uma área de estacionamento, alguns prédios de apoio e uma curiosa vala em curva de cerca de 180 graus que lembra um trecho de autódromo.
Foi a solução encontrada pelo Metrô para que os trens possam manobrar dentro do terreno, que por ter um leve aclive, proporcionou a solução de vias em um trecho escavado.
O novo pátio já recebeu as primeiras vigas-guia, que foram içadas recentemente. O consórcio responsável pela obra também usa o terreno com fábrica de estruturas em concreto, incluindo vigas maiores.
A área também já conta com pilares e uma estrutura onde será instalado um aparelho de mudança de via.
O Metrô trabalha com a previsão de inaugurar a extensão a leste da Linha 15-Prata em 2027.