Cerca de uma semana após romper a parede da estação João Paulo I, o Tatuzão Norte da Linha 6-Laranja já está sendo arrastado para o emboque onde dará sequências às escavações no sentido de Brasilândia.
A imagem acima, postada nas redes sociais, mostra a parte dianteria da tuneladora já fora do túnel sul das futuras plataformas enquanto um funcionário parece inspecionar a roda de corte.
Como o site mostrou recentemente, o Tatuzão Norte conseguiu imprimir um ritmo diário de avanço de 5 metros por dia desde a partir de Freguesia do Ó.
Trata-se de uma média que inclui vários dias em que a máquina ficou parada enquanto a Acciona, construtora que o opera, sanava problemas na superfície causados por sua passagem.
O trecho nas redondezas da Avenida Miguel Conejo foi bastante crítico, exigindo a injeção de argamassa para estabilizar o solo, segundo relatos não oficiais.
É justamente esse trecho que o canal Linha 6 Amarela mostrou em imagens feitas de dentro do tatuzão (veja abaixo). O vídeo mostra o equipamento de escavação em funcionamento antes de chegar à estação João Paulo I, no dia 30 de agosto.
O Tatuzão Norte tem ainda que instalar as aduelas de concreto pelo trajeto que passa pelas estações Itaberaba, Vila Cardoso e Brasilândia, parte dele com subsolo rochoso, especialidade da máquina.
A Linha 6-Laranja deve ser entregue em 2026 e ligar a região Noroeste da capital à estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, cruzando pelo seu caminho com outros ramais como as linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 4-Amarela.